Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...

Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...
(Teorilang)

Com falta de argumentos para se defender a presidente diz que é inocente.
Vamos fazer aqui algumas suposições, apenas para tentarmos entender um pouco a veracidade desta sua defesa com tanta veemência, ao ataque à sua “honra”.
Supondo-se que todos os juristas graduados, professores, catedráticos, doutores no assunto e conhecidos até fora do país por sua competência, estivessem dizendo mentiras, o que já seria inteiramente improvável, e que as tais “pedaladas fiscais” não fossem crimes de sua responsabilidade. Indo mais longe, vamos continuar supondo. Se ela não tivesse conhecimento das falcatruas da Petrobrás, a maior estatal do país que "ela dirige”, se ela não tivesse conhecimento nenhum da compra superfaturada da usina de Pasadena, nos EUA. Também, supondo-se que ela não tivesse nenhum conhecimento de todas as operações que deram origem ao nome de “Lava jato”, onde seus grandes amigos estão envolvidos. Suponhamos também que ela nada sabia das dezenas de obras superfaturadas por empreiteiras para beneficiar até sua própria campanha para ser eleita, entre outras acusações mais. Supondo-se também que ela achava que não estava mentindo em seus discursos para ser eleita. Que agora realmente ela acredita que ela é vítima e não ré quando usa em sua defesa a palavra “golpe”, sendo que golpe é o que a grande maioria do país acredita, e com todos os fundamentos possíveis, que foi o que ela deu no país.
Normalmente, quando tantas suposições ao mesmo tempo se fazem, por qualquer motivo polêmico, raramente as respostas poderiam ser totalmente negativas, dando, desta maneira, total razão ao motivo delas existirem.
Porém se tantas indagações surgiram dirigidas a uma só fonte ou pessoa, em questão a presidente, e magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente tal resposta tenha sido TOTALMENTE favorável a ela, que ela realmente nunca soube de nada, como já dizia seu antecessor, nunca participou de nada daquilo de que fora "suspeita" e que sua inocência realmente esta sendo ultrajada, então, PELO AMOR DE DEUS, esta funcionaria maior do Brasil é de uma incompetência monstruosa, e pessoas assim tornam-se um perigo àqueles que dela depende, tanto é que ela ao exercer um cargo tão vultuoso, levada à esta incompetência absurda, esta quebrando nosso país.
Será que tem alguém, a favor ou contra ela que duvida do fato de estarmos vivendo tantas crises e tanta recessão causada pelo próprio governo? Vai ter alguém para dizer que quem quebrou o Brasil não foi ela, mas sim seus assessores, como os ministros, os responsáveis por todas as pastas existentes. Ai só responderei com outra pergunta.
_ Quem foi que escolheu, de maneira conveniente pelas barganhas feitas, tais representantes para seu governo?
Esta ai mais um motivo que, seguindo o raciocínio acima, nos levará à simples percepção de sua má intenção ou à sua inimaginável inocência, o que a levará novamente ao patamar de incompetente mor.
Trocando todas estas divagações por fatos mais conhecidos e corriqueiros, eu pergunto para quem esta lendo esta mensagem de desabafo.
_Quando algum funcionário, mesmo reconhecidamente honesto, de uma grande empresa, começa a agir de maneira, pouco inteligente, e desta forma os lucros da empresa começa a cair cada vez mais, qual é a resposta do patrão à beira da falência para este funcionário?
_Com certeza sua demissão, ou até coisa pior.
E no caso da presidente do país, que esta quebrando, o que fazer com ela?
Então mesmo que, repetindo, “magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente ela seja inocente, porque mantê-la para ela acabar de vez com o resto que sobra do Brasil?
Uma ultima ressalva para não ser mal interpretado: Realmente acho que sua saída seja imprescindível, mas pelos severos motivos acima e nunca por acreditar em seu sucessor que, não deixa de ser “farinha do mesmo saco”
E deixo bem claro aqui minha posição: Sou totalmente favorável a uma nova eleição, mas com candidatos “fixa limpa” e competentes, de preferência de fora desta política viciada e imunda...
E deixo aqui, bem claro, para terminar:
_Ou ela realmente é umas da piores rés que nosso país já teve, ou absurdamente incompetente.
Isto dito, tanto para uma situação como para a outra, a única saída realmente é a concretização de seu impeachment, e de preferência a exoneração de toda aquela
cúpula bandida de Brasília...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TEXTOS DIVERSOS PARA REFLEXÃO: DE ILUSÃO ATÉ PAI

ILUSÃO
ILUSÃO
 (Ivan Teorilang)

Ilusão é a interpretação enganosa da mente ou dos sentidos, ela nos faz equivocar com falsas aparências, porem sem elas nossas vidas seria um fardo grande demais para ser suportado. Mais vale termos uma grande fé ilusória, do que muitas verdades nuas e cruas escancaradas. Aquela ilusão que vive ao nosso lado desde sempre, e outras criadas por nossa alma a cada necessidade do espírito, se transformam na essência que irá reger o prazer, a felicidade e a beleza de uma vida plena. O maior obstáculo de uma vida em sua plenitude é a falta de ilusão, sem ela apenas nos contentaríamos em existir, contando avidamente os intermináveis dias que nos restam. A ilusão é tão necessária quanto à própria vida, aliás, ninguém sabe onde começa uma e onde termina a outra, só se sabe que se faltar uma, a outra também sucumbirá. Que a ilusão é tudo aquilo que move, inspira e dá vida ao ser humano, já sabemos, porem, como todo exagero, para mais ou para menos é prejudicial em qualquer hipótese ou circunstância, o mesmo acontece com a ilusão. Iludir-se com um amor que nos braços de outro se foi, ou com um jogo que já se perdeu, ou a morte prematura de algum ante querido que já nos deixou, é sofrer alem do necessário por algo irreversível. Se nem mesmo a natureza que já passou por tantos cataclismas em sua existência, conseguiu ser exterminada, por que não mantermos viva a ilusão, mesmo frente à vendavais e toda fúria da natureza, talvez em revolta com a falta de respeito de seus moradores, que tudo isto continue sendo passageiro?  Nada melhor que uma grande chuva, ou uma queimada, para que a natureza reaja e faça de novo verdejante, aquela bela floresta, mais uma vez.
Estaria eu sendo muito materialista e desumano ao acreditar que mesmo as grandes hecatombes naturais que tantas vidas ceifaram, nada mais seria que um controle natural da expansão demográfica? Porque imaginar apenas que tudo isto seja obra do acaso e de grande atraso para a humanidade?
É nesta hora e em outras ocasiões parecidas que se deve prevalecer a ilusão com toda sua força redobrada para que a vida siga seu curso da maneira mais suave possível.




  “As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro."
 (Victor Hugo)

 “Mais vale termos uma grande fé ilusória, do que muitas verdades inconvenientemente escancaradas”.
 (Teorilang)

 “Aquela ilusão que vive ao nosso lado desde sempre, e outras criadas por nossa alma a cada necessidade do espírito, se transformam na essência que irá reger o prazer, a felicidade e a beleza de uma vida plena.”
 (Teorilang)

 “A ilusão é tão necessária quanto a própria vida, aliás, ninguém sabe onde começa uma e onde termina a outra, só se sabe que, se faltar uma a outra também sucumbirá”.
 (Teorilang)

 IMAGINAÇÃO
 (Ivan Teorilang)

 Imaginação é a capacidade do espírito de processar imagens ou fantasias, muitas vezes de forma tão nítidas como se fossem reais. A raça humana tem na imaginação um de seus maiores legados, pois sem ela a vida deixaria de ter aquela relevância que lhe é peculiar. A riqueza de um homem, deveria ser medida pelo grau e a intensidade de sua imaginação, pois mesmo com muito dinheiro, se a imaginação for reprimida por valores materiais, ele será limitado e logo poderá acabar num manicômio. A imaginação é ilimitada, pois para ela não existe barreira, tudo passa a ser possível. Mesmo dentro de uma prisão de segurança máxima, sua imaginação poderá criar asas e se transportar para os mais paradisíacos lugares que sua mente criar. Ela poderá dar-lhe o poder da absolvição e da felicidade, criar um oásis em pleno deserto escaldante. A imaginação se torna mais fértil imperando naqueles que mais sabem cultiva-la, como os romancistas os grandes inventores e cientistas. O maior consolo para os menos privilegiados, é sua rica imaginação, pois alem da aceitação plena de suas reduzidas condições, ainda fazem chacota de si mesmo por aquilo que não conseguem ser ou ter. A imaginação tem a capacidade niveladora que tornam iguais, aquele possuidor de uma grande sabedoria adquirida nos bancos escolares, mas pouca imaginação, com a simplicidade do mais humilde, e até analfabeto, pois é neste, onde ela se faz mais evidente. Se não te achas senhor de tua própria imaginação, não te preocupes, pois é a partir deste raciocínio assumido que ela irá te revelar em sua plenitude, pois ela cresce com a prática do exercício e tomará vulto em pouco tempo. Você poderá estar fisicamente frente às grandes belezas da natureza, em lugares majestosos, cinematográficos e atraentes, mas só poderá valorizar tudo isto verdadeiramente se sua falta de imaginação não o cegar para os verdadeiros sentidos e importância de tais lugares. Porem, nem só de beleza e encantamentos sua imaginação é tomada, pois como podes imaginar o belo com todo seu esplendor, poderás também ter uma imaginação negativista, o que irá levar-te ao inferno em vida. Você é o único navegador nesta jornada que tens que cumprir, cabe a ti desviar-te dos maus pensamentos, cultivando seu otimismo, que seu rumo te levará ao porto mais seguro.

“É a imaginação que nivela em igualdades, aquele com grande sabedoria adquirida nos bancos escolares, mas pouca imaginação, com a simplicidade do mais humilde, pois é neste, onde ela se faz mais evidente pela necessidade”.
(Ivan Teorilang)

“A raça humana tem na imaginação um de seus maiores legados, pois sem ela a vida deixaria de ter aquela relevância que lhe é peculiar”.
 (Ivan Teorilang)

IMPACIÊNCIA
(Ivan Teorilang)

Como a pressa é inimiga da perfeição, a impaciência é arquiinimiga, pois a pressa é gerada e acelerada pela impaciência. O impaciente sempre é acometido por sentimentos como o desespero, o inconformismo, a inquietação, e a impertinência. Já seus malefícios à saúde, são observados num ataque de nervos, ou do coração. Os equívocos que nos levam ao neurologista, em sua grande maioria, advêm de uma impaciência ilimitada. Nossa impaciência para alcançarmos nossos objetivos, acaba por afastá-los cada vez mais. Para que tal objetivo seja conquistado, o mais importante é contarmos com a serenidade e o discernimento necessário para evitarmos a precipitação, a partir daí o rumo procurado acaba surgindo à nossa frente espontaneamente. A impaciência sem limites, tem como propriedades, destruir a esperança, sufocar a alma a razão e a fé, aborrecer o amor pretendido, manchar a dignidade e inchar o egoísmo. O maior mal do impaciente, é que ele não é o único prejudicado, mas todos à sua volta, como a ação de uma metralhadora destravada numa queda ao solo. Ele esta sempre estressando os outros com suas vontades ou necessidades invariavelmente urgentes. Sua antipatia no afã de conseguir tudo no desespero, o leva à solidão e muitas vezes até ao manicômio. Se seu coração agüentar tanta pressão e seus neurônios não fundirem, com certeza não irá escapar do infortúnio escravista de seus próprios princípios insanos.

"A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte."
(Immanuel Kant)

“Como a pressa é inimiga da perfeição, a impaciência é arquiinimiga, pois a pressa é gerada e acelerada pela impaciência”.
(Ivan Teorilang)

“A impaciência sem limites, tem como propriedades, destruir a esperança, sufocar a alma a razão e a fé, aborrecer o amor pretendido, manchar a dignidade e inchar o egoísmo”.
 (Ivan Teorilang)

IMPUNIDADE
(Ivan Teorilang)

À falta de punição ou falta de castigos por delitos cometidos, obviamente damos o nome de impunidade. Ela se faz tão latente na raça humana, que acabou virando uma cultura muito praticada por aqueles, cuja desonestidade, sobrepuja a dignidade a ética e o caráter. A impunidade esta para os infratores, assim como a inspiração para os poetas, ela, alem de incitar ao crime, ainda faz dela motivo único. A contravenção deve à seu crescimento catastrófico, a prática inconseqüente e progressiva da impunidade. Este câncer da sociedade esta mais propenso ao crescimento do que à extinção, ainda levando com ela os resquícios virtuosos da alma. A impunidade corre solta porque, infelizmente os subornos oferecidos aos políticos e a policia, são mais interessantes do que qualquer ato virtuoso de se escandalizar diante tal oferta, já que todos os envolvidos são comprados. A certeza da impunidade deixa os infratores cada vez mais ousados e à vontade frente a cada delito. Há que se tomar medidas drásticas por parte das autoridades competentes, isto é, autoridades ainda não corrompidas, para que esta prática maléfica seja contida, pois se for tolerada como tem sido, nada mais claro seria se pressupor a cumplicidade destes. O que se esperar da justiça, quando aqueles que lá estão para fazê-la, são cada vez mais envolvidos, afundados até o pescoço neste mar de lama, que se tem notícia?

 "A impunidade não salva da pena e castigo merecido; retarda-o para fazê-lo mais grave pela reincidência e agravação das culpas e crimes subseqüentes."
 (Marquês de Maricá)

“A impunidade se faz tão latente na raça humana, que acabou virando uma cultura muito praticada por aqueles, cuja audácia, sobrepuja a dignidade a ética e o caráter”.
 (Ivan Teorilang)

“Este câncer da sociedade, a impunidade, esta mais propenso ao crescimento do que à extinção, ainda levando com ela os resquícios virtuosos da alma”.
(Ivan Teorilang)

“A impunidade é o incentivo contundente para a prática do crime”
 (Ivan Teorilang)

INFERNO
(Ivan Teorilang)

 Diz-se do inferno, lugar de sofrimento e condenação, para aqueles que não mereceram o céu. Porem esta palavra pode designar, tudo aquilo que de ruim, vivemos aqui mesmo. Há até quem diga que este nosso mundo pode ser o inferno de um outro planeta. Que inferno maior poderia se conhecer, do que certas regiões neste nosso mesmo planeta, onde a prosmicuidade o medo e o terror imperam? Onde perspectivas mesmo que básicas, não se tem do dia seguinte. Ou se, ao sair de casa pela manhã e se despedir dos que ficam, passa a ser uma cerimônia de quase adeus, por não se saber se terá uma volta? E o que se dizer do famigerado inferno da solidão, mesmo com uma multidão à sua volta? Ou quando vítima de injustiças se é por muitos execrado sem piedade, por falta da devida compreensão da verdade? As amarguras do inferno poderão ser percebidas também, pelo simples fato de teu reconhecimento de perda da capacidade de amar, ou ser amado. Porem a dúvida da melhor opção será tua, pois se teu amor te levar ao ciúme desmedido, poderá ser melhor ficar sem ele. Se te achas em situação deplorável nesta vida, como se estivesse atravessando o inferno, não pare, vá em frente, pois toda travessia é só um condição passageira, logo estarás do outro lado para novas oportunidades. Se te achas o mais injustiçado e sofredor dos homens, lembre-se que até Deus em Tua infinita bondade, tem seu inferno, que é o seu amor infinito pelo homem, mesmo frente a tanta ingratidão. Não te equivoque, quando um majestoso caminho se apresentar à sua frente, ele se mostrará tão convidativo que dificilmente o recusará, e isto poderá te levar às profundezas do inferno, juntamente com todas as facilidades oferecidas. Para se descer ao inferno não precisaras nem suar sua camisa, um suor abrasivo e eterno apenas te acometerá quando lá chegar. O caminho mais difícil de enfrentar é o do paraíso, pois ele é íngreme, e terá que ser conquistado, se desviando dos espinhos das maldades e ilusões, dos buracos do desespero e da discórdia, e da lama profunda das hipocrisias, ingratidões e invejas. Tanto o céu quanto o inferno, poderão ser criados á nosso bel prazer, pois ele se originará apenas, daquilo que escolhermos ser. Poderemos, muitas vezes, fazermos do céu um inferno ou do inferno o paraíso, basta para isto fazermos uso de nosso livre arbítrio, com certa dose de masoquismo ou não.

 "Não há outro inferno para o homem além da estupidez ou da maldade dos seus semelhantes."
 (Marquês de Sade)

“Para se descer ao inferno, encontrarás inúmeros caminhos e facilidades, não precisaras nem suar a camisa, antes de lá chegar, mas depois o fogo será apenas o menor mal.”.
 (Ivan Teorilang)

“O caminho do paraíso, ao contrário do inferno, é íngreme, e terá que ser conquistado, se desviando dos espinhos das maldades e ilusões, dos buracos das arrogâncias e das discórdias, e da lama profunda das hipocrisias, ingratidões e invejas”.
 (Ivan Teorilang)

 “Tanto o céu quanto o inferno, poderão ser criados á nosso bel prazer, pois eles se originam apenas, daquilo que escolhermos ser”.
(Ivan Teorilang)

INGRATIDÃO
 (Ivan Teorilang)

Falta de reconhecimento, de gratidão; qualidade do que é ingrato. A ação de não se reconhecer os benefícios que lhe fora concedido. Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade. A ingratidão se faz presente, quando frente ao desinteresse e a insensibilidade de se reconhecer tal favor recebido. Normalmente, o desejo do não comprometimento com uma troca de favores, faz com que a ingratidão seja imperante. Apesar de ser um direito pessoal, o de se optar pela ingratidão, ou pelo reconhecimento de um benefício recebido, este é um direito apenas superficial, cuja conduta humana poderá aprovar ou não. Mas em se tratando de virtudes como o caráter, a dignidade, e a compreensão, este ato passa a ser visto com admiração, e agirá como estímulo para que este benemérito continue com sua ação invejável de cidadania. Caso contrário, este cidadão, sendo vítima de mais uma ingratidão, poderá deixar seu posto de benfeitor para ocupar, o já abarrotado, grupo dos avaros e egoístas, que cada dia cresce mais. Se fores daqueles que, fraternalmente cultiva a bondade por desprendimento, sem nenhum motivo para se preocupar com reconhecimentos, ajudando outrem de maneira anônima, pode esperar que sentirá logo em seguida o peso da ingratidão, praticado pelos oportunistas de plantão.

"A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos."
 (Goethe)

“Todos aqueles, cuja alma é sufocada pela soberba e a arrogância, sempre estão fazendo se identificar também pela ingratidão, um dos mais baixos sentimentos que assolam a humanidade”.
(Ivan Teorilang)

 “Normalmente, o desejo do não comprometimento com uma troca de favores, faz com que a ingratidão seja imperante naquele cuja alma já se corrompeu”.
(Ivan Teorilang)

 INIMIGOS
 (Ivan teorilang)

 Observando nossa conduta na evolução de nossa raça, infelizmente percebemos que esta evolução está tomando um rumo inverso, pois esta animosidade resultante de uma vida competitiva e materialista nos habilita mais para novos inimigos do que novos amigos. Sábio é aquele que acaba com seus inimigos fazendo deles seus amigos, pois alem de novos amigos, ainda poderá contar com um pouco mais de liberdade e segurança. Ao avaliarmos o grau de periculosidade de nossos inimigos, acabamos por nos surpreender, pois descobrimos em nós mesmo, nosso maior inimigo. Nossas atitudes impensadas, nossa ira por fatos irrelevantes, nosso individualismo e nossas críticas injustas, nos deixam expostos a uma represália resultante, que nos levará à perda de um bom amigo e à conquista de um grande inimigo. Seria uma grande estupidez fazermos de nosso amigo um inimigo, pois este conhece todos os nossos defeitos e segredos, podendo usá-los contra nós. Quando começamos por selecionar nossos amigos, deveríamos nos limitar apenas a isto, mas o que acontece é que acabamos por eleger os demais como inimigos. Poderemos nos arrepender amargamente deste procedimento, pois mais tarde, quando descobrirmos que fizemos a escolha errada, poderá ser tarde demais. As pessoas fora de nosso ciclo de amizade, poderão se tornarem nossos maiores amigos, basta para isto nos darmos esta chance, ao invés de os declararmos inimigos, por nossos atos discriminatórios, apenas por serem desconhecidos. Nos dias de hoje, dificilmente deixaremos de ter inimigos, porem o mais importante é fazermos tudo para não sermos inimigos de ninguém, pois isto, só dependerá de nós mesmos. A inimizade tem muito poder, pois se bem analisarmos, ela sempre estará presente onde existir um grupo de mais de três pessoas. Já que isto é uma realidade, poderemos muito bem tirar proveito disto. Se quiser fazer que tua boa ação se valorize duplamente, basta faze-la a seu inimigo, pois serão dois contemplados, ele pelo benefício e você por uma nova amizade. A melhor defesa frente a qualquer inimigo, não é a valentia, mas sim exercer-se a sabedoria do discernimento, pois só assim poderá manter sua integridade física, e a moral ilibada. A sabedoria de qualquer insultado ou desafiado, ao defender-se sem grandes consequências à sua integridade, já foi reconhecida há algum tempo por Freud, o pai da psicanálise, ao deixar, como herança uma de suas famosas frases: “O primeiro humano que xingou a seu inimigo em vez de atirar-lhe uma pedra foi o fundador da civilização”. O seu pior inimigo poderá ser aquele que lisonjeia demais, pois nunca estaremos preparados para dele nos defendermos. Ele age sorrateiramente e quando menos esperar, nos dará o bote fatal. Não se iluda, por mais fraco que considerar seu inimigo, nunca deixe de temê-lo, pois quem apanha nunca esquece, apenas aguarda a oportunidade da vingança.

"Causar um dano coloca você abaixo do inimigo, vingar-se faz com que você se iguale a ele, perdoá-lo coloca você acima dele."
 (Benjamin Franklin)

 “Nossas atitudes impensadas, nossa ira por fatos irrelevantes, nosso individualismo e nossas críticas injustas, nos deixam expostos a uma represália resultante, que nos levará à perda de um bom amigo e à conquista de um grande inimigo”.
 (Ivan Teorilang)

 “A melhor defesa frente a qualquer inimigo, é usarmos a inteligência e sabermos que não é a valentia, mas sim a humildade, pois só ela poderá manter-lhe a integridade física, a moral terás tempo suficiente para restaurar”.
(Ivan Teorilang)

“Se queres fazer que tua boa ação se valorize duplamente, basta fazê-la a seu inimigo, pois serão dois contemplados, ele pelo benefício e vocês por um novo amigo”.
 (Ivan Teorilang )

INJUSTIÇA
 (Ivan Teorilang)

A injustiça se faz presente, quando a justiça não é respeitada, o que é óbvio, mas o que não se poderia contar, e com tanta evidência, é que a injustiça se agrava mais ainda com a impunidade daqueles que ocupam o cargo que deveria combater esta prática, fazendo com que a justiça perca toda sua verdadeira razão de existir. A morosidade da justiça já é por si só uma grande injustiça, pois muitas vezes, ela corre o risco de cair no esquecimento. Se for vítima de uma injustiça, te resta o consolo de saber que, pior que ser injustiçado é ser o próprio algoz da justiça, pois se torna muito mais infeliz quem a pratica do que quem a sofre. Infelizmente a injustiça esta quase sempre, desencadeando outra injustiça, como a violência ao gerar outra violência. Não te engane com sua falta de comprometimento frente aquela injustiça que esta acontecendo ao seu lado, pois queira ou não, ela respingará sobre você, fazendo-o tão responsável quanto aquele injusto, por sua omissão de socorro. A prática da injustiça acobertada pela impunidade, é tão nefasta que destrói aquele alento do fundo da alma, para o trabalho honesto, o exercício do bem, promovendo com isto a inspiração maléfica, para a delinqüência a contravenção e a corrupção. Se já fostes injusto com alguém, resigne-se ao ser injustiçado por outros, pois neste caso a injustiça contra você deixa de ser injusta para ser uma punição. A violência tem suas raízes na injustiça, pois é a injustiça a mãe prolífera da maioria dos males aos quais estamos expostos.

"A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta."
(Rui Barbosa)

“Se já fostes injusto com alguém, resigne-se ao ser injustiçado por outros, pois neste caso a injustiça contra você deixa de ser injusta para ser punição”.
(Ivan Teorilang)

“A prática da injustiça acobertada pela impunidade, é tão nefasta que destrói aquele alento do fundo da alma, para o trabalho honesto, o exercício do bem, promovendo com isto a inspiração maléfica para a delinqüência a contravenção e a corrupção”.
(Ivan Teorilang)

INSANIDADE
(Ivan Teorilang)

Vagando pelo universo de nossa individualidade, tudo perde a razão de ser, ter ou querer. Como é terrível esta consciência, nos momentos que a ela nos entregamos. Por mais que acreditemos gostar ou conviver com uma ou mais pessoas, nesta ou naquela situação de prazer ou não, continuamos nesta solidão sufocante. Neste estagio caem por terra toda nossa vaidade assim como nossa luta incessante de conquistas e fuga do anonimato. A extinção de nossa auto estima é tão sufocante e insuportável que o sentimento de morte passa a ser visto como único paliativo para tamanha opressão resultante.
Diante tal situação qualquer tentativa de conselho ouvido é entendida como uma grande falsidade ou deboche, o que só poderá aumentar o peso do fardo que hora carregamos.
Se para um tratamento terapêutico ter efeito precisamos nele acreditar então estaremos fadado à morte eminente.
Nesta situação, no limiar de nossa consciência, à beira da insanidade, só nos restará a ela aliarmos e assim continuarmos a existir mesmo que sem o mesmo sentido de vida.  
Isto assumido, e isento das peculiaridades de uma vida como a conhecemos, inacreditavelmente uma nova face da felicidade se mostrará em toda sua plenitude.
Como poderemos chamar isto senão o sagrado sopro divino a nos alentar frente ao desconhecido?

“No limiar de nossa consciência, à beira da insanidade, só nos restara a ela nos aliarmos, pois isentos das peculiaridades de uma vida como a conhecemos, inacreditavelmente uma nova face da felicidade se mostrará em toda sua plenitude.”
(Ivan Teorilang)


INSTINTO
(Ivan Teorilang)

"Instinto é uma palavra usada para descrever disposições inatas em relação a ações particulares. Instintos geralmente são padrões herdados de respostas ou reações a certos tipos de situações ou características de determinadas espécies". (Wikipedia) Instintos normalmente servem para fazer funcionar mecanismos que estimula um organismo a agir. É uma propriedade que se observa também entre os animais, porem, acredita-se que não de maneira consciente, este instinto seria como um tipo de inteligência sem possibilidade de progressos. Nos homens, o instinto perde suas forças apenas para dar lugar à razão quando esta se torna mais evidente e desenvolvida. A diferença entre o instinto e a vontade, é que a primeira é mais explosiva ao passo que a segunda é mais serena. Um é inconsciente e a outra é determinada. O homem que não controlar seus instintos passa a ser refém daqueles cuja perspicácia acaba por induzi-lo à sua vontade, sobrepujando assim sua própria vontade. Aquele que conseguir se apegar de forma consistente ao seu instinto, terá o mundo à sua mercê. O instinto é possessivo e quer ser satisfeito acima de tudo, caso seja relevado a segundo plano, ele sede seu lugar à razão, e é ai onde nós nos perdemos, pois a razão é sega para as coisas que poderão existir alem dela. O ideal seria termos o discernimento suficiente, para conseguirmos um equilíbrio entre a razão e o instinto, pois um iria fortalecer o outro, o que nos fariam melhores.

"Todos os homens têm o seu instinto; e o instinto do homem, fortalecido pela razão, leva-o à sociedade, como à comida e à bebida."
 (Voltaire)

 “O instinto é uma propriedade que se observa nos homens e nos outros animais, a diferença é que os outros não progridem, quanto que ao homem, lhe é dado todas as condições para isto, apesar de muitos as ignorarem”.
(Ivan Teorilang)

 INTELIGÊNCIA
 (Ivan Teorilang)

 Inteligência é a capacidade mental de raciocínio e a facilidade de compreensão, mas o que difere os inteligentes e os fazem merecedor desta virtude é a ação de suas idéias para torná-la produtiva. Ao colocarmos em prática nossas idéias estaremos exercitando e dando mais vulto ás nossa inteligência, se não tivermos nenhuma outra virtude além da inteligência, ela de nada nos valerá. Não basta termos visões espetaculares sobre qualquer área se, alem de não sermos empreendedores ainda termos como nosso inimigo a inércia de nosso comodismo. Precisamos aprimorar nossa inteligência nos entregando às pesquisas necessárias á conclusão daquela idéia. Se nossa mente for dispersa, isto é, se não pensarmos com objetividade, estaremos desperdiçando a chance de vitória, pois sem a atenção necessária nunca chegaremos á qualquer conclusão. A atenção é tão importante quanto à concepção da idéia. O que leva á maioria ao insucesso é a certeza de que já dominam o assunto sem nem um questionamento para aprimorá-lo. Aqueles mais dotados de inteligência trazem consigo uma característica incomum que muitos chamam de loucura, pois eles têm a capacidade de mesclar um bom conhecimento com ousadia, o que resulta na melhor fórmula a definir inteligência. Muitas vezes aqueles dotados de uma inteligência maior não deixam isto transparecer, pois sabem estes que saber ouvir é muito mais importante que falar desnecessariamente. Estão bem menos longe da perfeição aqueles que, de uso de sua inteligência, tem o controle de suas limitações. Aqueles que se julgam muito acima dos outros normalmente são os que menos deveriam se vangloriar, pois os verdadeiros sábios trazem consigo a conclusão de que quando mais se acha tudo saber, percebe-se que na realidade nada se sabe dentro deste universo infinito que vivemos. Devemos ter consciência que a própria vida já é um grande enigma a ser desvendado e é a partir daí que tudo que achávamos tão certo passa a merecer uma atenção maior. Os grandes sábios chegaram á conclusão que sempre dever-se-ia duvidar de si próprios, para que a partir daí se tornasse necessário um aprofundamento maior para uma conclusão mais acertada. Não confundir inteligência com astúcia, pois astúcia sempre tem uma conotação de ilegalidade, onde menor se torna o prevalecimento da inteligência. Quando temos a capacidade de conhecer os outros ao analisarmos suas atitudes, isto é um sinal de inteligência, quando conseguimos nos conhecer, passamos a ser sábios. Nossa inteligência se enfraquece e aos poucos perde seu valor, a partir do momento que não sabemos lidar com ela. Devemos entender que um lago pode ter muitos peixes, mas para os termos, temos que saber pescá-los. Percebe-se também um bom grau de inteligência quando diante de um fracasso. É chegada ai a hora dela ser exercitada, pois estamos diante de uma grande oportunidade de começar tudo outra vez, e desta vez com mais ânimo, pois já contamos com a experiência adquirida com os erros das oportunidades anteriores. Os verdadeiros sábios, teen luz própria, e sempre ficam à margem para poder observar melhor. Quanto que outros querem brilhar a todo custo, pisando sobre os mais simples, sempre querendo levar vantagem sobre todos. Tais elementos desconhecem a fonte da inteligência, a qual se origina de uma combinação de conhecimentos com experiência de vida, se tivessem este domínio saberiam que o auge da inteligência é a humildade. Outro ato de inteligência que se é observado em nosso cotidiano é o simples fato de aceitarmos e lidarmos o melhor possível com as adversidades sempre presentes, sem delas nos desviarmos.

“O mistério não é um muro onde a inteligência esbarra, mas um oceano onde ela mergulha.”
(Gustav Thibon).

 “Para nossa inteligência ser eminente, teremos que associar a idéia com pesquisa e conclusão”.
 (Ivan Teorilang)

“Aqueles mais dotados de inteligência trazem consigo uma característica incomum que muitos chamam de loucura, pois eles têm a capacidade de mesclar um bom conhecimento com ousadia, o que resulta na melhor fórmula a definir inteligência”.
(Ivan Teorilang)

 INVEJA
 (Ivan Teorilang)

 A inveja é o desejo constante e mórbido, de se possuir ou de se usufruir daquilo, que a outra pessoa pertence. A inveja é um veneno que se alastra pela alma adentro, exterminando as virtudes como o caráter, a personalidade, e a criatividade, ao mesmo tempo em que fazem brotar os males como, a incompetência, a mediocridade e o ciúme. A inveja serena é a pior das invejas, pois além de tudo ela é traiçoeira, dissimulada e rica em falsidades. Se tiveres sendo muito adulado, cuidado, isto poderá não ser um bom sinal, algum interesse obscuro esta se materializando ao seu lado. Se queres reconhecer com facilidade o invejoso, observe seu grau de aceitação e de desenvoltura frente às adversidades, se ele ficar só na revolta e na indignação, já estará, espontaneamente, assinado seu perfil. O invejoso, como é desprovido de recursos próprios, vive a odiar aqueles seus opostos, cuja capacidade levou-os aos êxitos e vitórias. O invejoso além de lhe faltar vida própria, ainda sofre com a felicidade alheia, deixando evidente sua maldosa mesquinhez. Apesar do risco do negativismo causado pelos invejosos, deveríamos nos preocupar mais para sermos invejados do que para invejar, pois se invejados formos é porque, logicamente já somos vencedores. Existem três palavras, equivocadamente iguais, o ciúme a cobiça e a inveja, porem suas características apesar de parecidas são diferentes. O ciúme é o desejo de posse que leva ao temor de se perder o que se tem, ou o que se acha ter; Cobiça é desejar-se o que não se tem; Agora a inveja, este sentimento mesquinho e doentio, se caracteriza pelo desejo de que o outro nada tenha. A única inveja saudável deveria ser a inveja de quem não tem inveja, pois para estes, a felicidade sempre será mais robusta.

 "A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia."
(Cícero)

“A inveja é um veneno que se alastra pela alma adentro, exterminando as virtudes como o caráter, a personalidade, e a criatividade, ao mesmo tempo em que fazem brotar os males como, a incompetência, a mediocridade e o ciúme”.
(Ivan Teorilang)

“Se queres reconhecer com facilidade o invejoso, observe seu grau de aceitação e de desenvoltura frente às adversidades, se ele se limitar à revolta e a indignação, já estará, espontaneamente, assinando sua confissão”.
 (Ivan Teorilang)

“A inveja serena é a pior das invejas, pois além de tudo ela é traiçoeira, dissimulada e rica em falsidades”. (Ivan Teorilang)

“O sucesso e a vitória dos competentes geram sempre a inveja e a maledicência dos incompetentes”
 (Ivan Teorilang)

INVENÇÃO
(Ivan Teorilang)

Ao resultado da criação de algo novo ou idéia inédita, damos o nome de invenção. Como também, invenção poderá ser uma expressão usada para definir alguma mentira sobre alguém ou á divulgação de um fato inexistente qualquer. O verdadeiro inventor é aquele que ao olhar à sua volta e não se satisfazer com o que vê, tenta modificar ou criar algo diferente que à seus olhos dê maior harmonia, ou praticidade, e colocar seu empenho incansável à esta causa. Aquele que se julga esperto por alguma idéia nova, divulgando-a sem colocá-la em prática, não passa de um simples curioso, pois sem a ação, esta idéia se apaga como uma vela ao vento. A ação de um trabalho, muitas vezes teimoso, é tão valiosa ou mais do que a própria idéia em si. Normalmente a maioria das idéias surge com a sorte de um simples acaso, onde uma percepção aguçada aliada à ação, dá o acabamento final. Das grandes invenções, o fator dúvida é o principio, a idéia o conteúdo e a ação o combustível, quanto que o acaso, só precisará da ação. Não confundir inventar com redescobrir, inventar é conceber o inédito, quanto que redescobrir, apesar de sua grande importância, é apenas o aperfeiçoamento, ou a readaptação do já pré concebido.

"Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender."
(Santos Dumont)

“Aquele que se julga esperto por alguma idéia nova, divulgando-a sem a colocar em prática, não passa de um simples curioso, pois sem a ação, esta idéia se apaga como uma vela ao vento”.
(Ivan Teorilang)

 “Das grandes invenções, o fator dúvida é o principio, a idéia o conteúdo e a ação o combustível, quanto que para o acaso, basta a ação”.
(Ivan Teorilang)

 JUSTIÇA
 (Ivan Teorilang)

Justiça é o termo que se usa para fazer valer a igualdade entre todos, sem descriminar raça ou posição social, pois, somos todos iguais perante a lei. A lei é uma das raras exceções para se ignorar a piedade, ela tem que ser exercida sem nenhuma paixão, porém ela não pode deixar de se adaptar às mudanças sociais que acontecem ao longo de nossa história. O bom juiz jamais pune alguém sem ouvir a outra parte envolvida isto não seria justo, mesmo que aparentemente se tenha feito justiça. Em nossa rotina devemos nos atentar pelo menos para um conceito simples, objetivo e cristalino, ou seja, nunca sermos injustos com os outros, pois nunca desejaríamos isto para nós. As leis não foram feitas para as pessoas corretas, estas por si só se policiam, porem para os poderosos e corruptos, elas perdem o efeito, pois estes para ganhar um processo preferem perder um carro importado e ganhar uma carroça, se isto de alguma forma lhe trouxer algum beneficio no futuro. Infelizmente nós os cidadãos comuns, não temos este carro importado para perder. A justiça se faz com o cumprimento das leis, isto, com certeza tem muito mais importância do que a criação delas. Não temos tanta necessidade de criar novas leis, basta fazer com que se cumpram as existentes. As boas leis originalmente não foram criadas sem nenhum critério, levou-se em consideração a ameaça aos bons costumes de um povo. Muita gente critica a morosidade da justiça, mas se pensarem bem acabarão por aceitar como o melhor que se tem para fazer, pois para se condenar alguém não pode pairar nenhuma sombra de dúvida, no pior das hipóteses é melhor absolver um culpado do que castigar um inocente. Se decidirmos por julgar e condenar alguém ás pressas, corremos o risco de cometermos grandes injustiças, e estas muitas vezes serão irreparáveis. As aparências nunca deverão fazer parte de uma decisão, seria como julgar um filme apenas pelos bonitos e coloridos cartazes. Quando reconhecemos nossos erros e nos desculpamos com as vítimas, com certeza estaremos fazendo valer a mais bela das justiças. Nunca devemos nos omitir lavando as mãos diante fatos dos quais não estamos envolvidos, se assim procedermos estaremos concordando com aquilo, praticamente como se fossemos cúmplices. Devemos aprender o valor da justiça desde pequenos, ao sermos educados com a prática da verdade, pois a mentira é o caminho mais estreito para a delinqüência. Devemos ser imparcial sempre que nos for pedido uma opinião, mas para que isto seja feito de maneira correta, devemos fazê-lo de maneira ponderada. É melhor sofrermos uma injustiça do que pratica-la, pois sendo justo, o tempo se encarregará de trazer à tona a verdade. Não temos muitas dificuldades em sermos bons, porem para sermos justos as dificuldades se multiplicam. Neste mundo materialista onde tudo gira em torno de interesses favoráveis a qualquer custo, temos que estar sempre precavidos, ao assinar qualquer documento. Não devemos fazê-lo sem antes ler detalhadamente todo o seu conteúdo, atenção para as letras menores, pois “é aí que mora o perigo”, quando as maiores nos mostram as vantagens as menores nos tiram. Não se maravilhe diante tantas vantagens. Se tiveres vantagens é porque tens obrigações para merecê-las, se tens direito é porque tens algum dever para cumprir, salvo raríssimas exceções, ninguém faz nada para perder. Entre estas raríssimas exceções existe aquele teimoso por natureza cujo pessimismo incurável, á frente de duas más opções, preferem ficar com as duas, pois o que faz a diferença entre um gênio e um estúpido é que o gênio tem suas limitações, agora o estúpido...
"Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente".
(Sócrates).

“As leis não foram feitas para as pessoas corretas, estas por si só se policiam.”
 (Ivan Teorilang)

 “É melhor sofrermos uma injustiça do que praticá-la, pois sendo justo, o tempo se encarregará de reparar tal erro, porém se injustos, teremos como algoz, nossa própria consciência”.
(Ivan Teorilang)

 LIBERDADE
(Ivan Teorilang)

 Liberdade, muitos a procuram, mas quando a encontra não sabe o que fazer com ela. A maioria não sabe o verdadeiro significado desta palavra, se a pronunciam é por estar sempre na mídia, dado sua relevância de caráter filosófico. Não nos equivoquemos quanto à extensão da liberdade, pois ela jamais poderá ser total, dado o fato do ser humano nunca conseguir viver sem limites. Estamos sempre nos equivocando com o verdadeiro significado desta apalavra, se analisarmo-nos friamente chegamos a uma conclusão, no mínimo, interessante, pois acabamos descobrindo que sempre que somos subordinados a alguém, dado a algum fator hierárquico, este alguém normalmente é visto por nós como um ditador, agora quando somos nós a ditar as regras, chamamo-nos de democratas. Não deveremos nos esquecer que mesmo a liberdade tem suas normas, ela não deve ser proliferada ao acaso desordenadamente, pois desta forma ela passará a ter uma conotação próxima à rebeldia e marginalidade. Não confundir liberdade natural de religião, política ou social, com liberdade a qualquer custo, quando em caso de uma fuga da prisão, por exemplo, esta aparente liberdade jamais o deixará tranqüilo, pois sabes de sua dívida e sabes também que estão em teu encalço. Liberdade é uma questão de consciência, pois podemos nos sentir livres até atrás das grades, ao mesmo tempo em que podemos nos sentir detidos fora dela. Podemos sonhar onde quer que estejamos e termos liberdade de espírito, porem somente fora das grades e com muito trabalho para obtermos algum êxito, seremos livres verdadeiramente. Apesar da eterna luta travada para termos liberdade, há quem seja contra, estes chegam a tremer só em pensar nela, pois desprovidos de tudo que se possa parecer com responsabilidade própria, e espontaneidade, preferem levar uma vida subordinada, deixando aos patrões esta responsabilidade de gerir suas vidas, mesmo sendo explorados. Nunca devemos copiar os outros a quem nos invejamos, salvo raras exceções, pois desta forma, deixando de ser nós mesmos, como poderíamos nos considerar livre? O simples ato da espontaneidade exercida sem restrição e sem qualquer constrangimento já passa a dar uma idéia mais clara de liberdade. Por outro lado, quem exagera em querer sempre mais e de maneira obsessiva, passa a ser escravo de si mesmo. O sentimento da própria escravatura porem, em alguns casos, não deixaria de ser também uma forma de liberdade, mesmo que em padrões inversos, pois estarás vivendo aquilo que se resignou a ser, de maneira sofrida ou não. Nossa liberdade, conseguida com dificuldades, pode ser perdida facilmente pela simples união de um casamento, onde o equívoco nos faz pensar que nosso parceiro ou parceira, tem que agir, sentir ou fazer, tudo aquilo que achamos o certo. Ai estaremos nos esquecendo do principal fundamento desta união, o amor, quem ama, dá liberdade, não escravidão, e quem a liberdade tira, jamais será merecedor dela.

"Prefiro morrer de pé a viver sempre ajoelhado".
(Ernesto "Che" Guevara)

“Não deveremos nos esquecer que mesmo a liberdade tem suas normas, ela não deve ser proliferada ao acaso desordenadamente, pois desta forma passará a ter uma conotação próxima ao caos.”
 (Ivan Teorilang)

 “Liberdade é uma questão de estado de espírito, pois podemos nos sentir livres atrás das grades, ao mesmo tempo em que podemos nos sentir detidos fora dela”.
 (Ivan Teorilang)

LOUCURA
 (Ivan Teorilang)

Os sintomas da loucura nos dias de hoje, está em contínua mutação, pois aquilo que considerávamos loucura á algum tempo atrás seria uma condição de saúde mental causada por algum distúrbio psíquico que alienava o indivíduo, e isto acontecia de forma pouco freqüente. Porem nos dias de hoje, loucura na maioria dos casos, passou a ter uma conotação diferente. Ela, se bem estudada, muitas vezes não apresenta nenhum sintoma tradicionalmente conhecido, pois quando se ocorre algum quadro parecido, chega-se à conclusão que a causa mais evidente desta suposta doença, chama-se conveniência. Conveniência para se ter a pena de algum delito abrandada, ou conveniência para se conseguir ser cuidado pelo estado, acelerando assim a antecipação de sua aposentadoria, quando já se desistiu de tudo que se tentava na vida. Acontece até com alguma freqüência o fato daquele que simplesmente adota a loucura, quando se identifica com ela, deixando de aceitar tudo que se lhe impõem para um convívio social achando-o um absurdo nos moldes reais. Não satisfeitos com isto ainda criticam estes padrões dizendo que o normal passa a ser efêmero, quando na realidade o que lhes faltam, são forças para enfrentar os percalços inevitáveis da vida. Muitos passam a vida toda procurando explicação para tantos enigmas que a vida lhes apresentam, que se esquecem de procurar entender a si próprios. O sentimento de amor é em si uma forma de loucura, pois depois de se consumir tanto à sua procura, quando o conseguem, muitas vezes perdem o interesse e partem para procurá-lo em outro lugar. A loucura se faz mais intensa, na isenção da compreensão, onde uma de nossas maiores incompreensão deste mundo é justamente acharmos que ele deveria ser compreensível. A loucura às vezes se torna tão inconsistente quando vista pelo ângulo tradicional, que ficamos perplexos ao constatarmos comparações dela com as genialidades de personagens famosos na história da humanidade, os quais se inspiravam no imponderável, para a concretização do quase impossível. Por outro lado, existem loucuras conscientes e premeditadas causadas pela embriagues e pelas famigeradas drogas, que se alastram cada vez mais.

“A loucura às vezes se torna tão inconsistente, que ficamos perplexos ao constatarmos comparações dela com as genialidades de personagens famosos, os quais se inspiravam no imponderável, para tornar possível sua materialização”.
 (Ivan Teorilang)

 “Acontece até com alguma freqüência o fato daquele, pobre de espírito, que simplesmente adota a loucura, por pura conveniência”.
 (Ivan Teorilang)

 MÃE
(Ivan Teorilang)

 Mãe, é a palavra mais repetida, é a presença mais solicitada, seja ela viva ou não. Se viva, antes mesmo de reclamarmos sua presença ela lá está, pois a mensagem chega até ela antes mesmo de abrirmos a boca devido a percepção transmitida por seus laços maternos que não se rompem com o cordão umbilical. Mesmo já tendo deixado este mundo, incansável como todas as mães são, continuam ao nosso lado como um anjo da guarda, se não for o próprio. Toda vez que as adversidades nos visitam, ela vêm junto para nos socorrer, fazendo-nos sentir sua presença, e assim aquele mal amenizar. Mãe alem de ter se tornado uma palavra sagrada, é a mais bonita de se pronunciar, pois ela nunca é dita em vão, vem sempre acompanhada de sentimentos nobres, como ternura, ou de súplicas sublimes ao reclamarmos sua insubstituível presença. Mãe é um ser que se multiplica para sempre estar presente ao nosso lado. Ela é amor; é a mão que balança o berço; é compreensão; é a única amiga realmente fiel; é ela que nos ensina a voar antes de cairmos deste ninho de carinho para enfrentarmos as inconstâncias deste mundo; é a lucidez; é o caminho mais certo; é o porto seguro e é a única referencia de credibilidade neste mundo incerto e traiçoeiro. Se para um filho, o mais importante não é Deus no céu e a mãe na terra, então só pode haver uma explicação, os dois estão no céu. Para uma mãe nada é impossível quando for a favor de seu filho. Por mais injusto que formos ou por mais que erremos, só conseguiremos um perdão sincero se este partir de uma mãe, pois esta é sua função na terra. Se “ser mãe é padecer no paraíso”, como disse o poeta, o que dizer do padecimento daquela mãe, que já deu a luz no inferno dos excluídos, onde nada pode fazer para que seu filho tenha aquilo que ela nunca teve? Apesar de merecer todas as considerações, infelizmente nem todas as mães nasceram com esta vocação, muitas vezes os filhos são um entrave na vida dela, e isto é grave, pois é ela a responsável direta por aquilo que seus filhos virão a ser. Por outro lado, maior ainda é a incidência de que nem todos os filhos merecem a mãe que tem, pois, por maior que seja sua dedicação ela é totalmente ignorada, e até abandonada à própria sorte quando na velhice. Por mais tempo que eu pudesse ficar aqui tentando definir à meus olhos, o significado desta palavra, jamais seria o suficiente para fazer jus a tudo àquilo que ela representa. Mãe é uma coisa tão importante e sagrada que até Deus quis ter uma.

"Deus não poderia estar em todos os lugares, por isso Ele criou as mães."
(Provérbio Judeu)

 “Se para um filho, o mais importante não é o sentimento de Deus no céu e a mãe na terra, então só há uma explicação, os dois estão no céu. Mãe, é a palavra mais repetida, é a presença mais solicitada, seja ela viva ou não”.
 (Ivan Teorilang)

 MEDO
 (Ivan Teorilang)

 O medo é um sentimento inerente ao ser humano, pois ele já traz isto em seus genes hereditários, que persistem desde a época das cavernas. Esta constatação, diante da atual realidade, chega a ser paradoxal, pois se os motivos para se temer alguma coisa naquela época puderam superar as de hoje, ou a ciência está totalmente errada ou realmente vivia-se o cumulo do caos. Se a vitória do ser humano sobre os terríveis animais pré-históricos, levam, nos dias de hoje, a preocuparmo-nos com o controle da natalidade, é porque a pré-história não foi terrível o suficiente para nos exterminar. Diante esta evidencia, chegamos à óbvia conclusão que, motivos para termos medo de verdade, nunca foi tão evidente como os dias de hoje, onde sempre sabemos a hora que saímos de casa, mas nunca poderemos afirmar a hora da volta, se é que voltamos, e como voltamos. Estamos inequivocadamente vivendo nos dias de hoje a era do medo, e comprovamos isto da maneira mais rápida e simples possível, é só ligar a televisão ou abrirmos os jornais. Porem, como diante os fatos fica difícil qualquer argumento, o que temos que fazer, alem de nos adaptarmos ao nosso habitat, é contornarmos os riscos, e ao fazê-lo, com sabedoria. Devemos saber realmente aquilo que devemos temer, evitar ou enfrentar, pois se embaralharmos estes valores, estaremos fadados á tragédia. Jamais deveremos ter medo de errar quando o risco é para uma causa justificável, pois se não corrermos este tipo de risco, já estamos errando por antecipação. Nunca deveremos temer o escuro, isto é coisa da pré-história onde você poderia ser devorado por feraz vorazes. A maior tragédia nos dias de hoje é o temor pela escuridão sim, mas da justiça. Somente aos covardes não é dado o direito de amar, pois estes estão sendo devorados pelo medo da insegurança, embora consumidos pelo desejo de serem amados. O medo não deixa de ter lá suas utilidades, pois muitas vezes ele nos tira de algumas possíveis enrascadas, muito embora nunca iremos saber se aquilo que evitamos seria melhor ou pior, porém com esta aparente condição de covardia, muitas vezes se salva uma vida que poderia se esvair de maneira fútil e desnecessária. O medo que mais assola a humanidade desde sua criação é o confronto com a morte. Isto se bem analisado, ao termos o conhecimento que, fora os princípios bíblicos, ninguém, por mais poderes que possam ter adquirido neste mundo, conseguiu vence-la, então porque temer o inevitável? Também é lógico que nossa morte nesta vida, será apenas um estágio a mais que estamos cumprindo. Infeliz daquele que deixar de crer porque seus próprios olhos se recusam a enxergar, o milagre da vida, a perfeição da natureza, criado por Aquele que nunca errou, impedindo que nada se acabe, mas sim se transforme, este infeliz sim tem motivos para se horrorizar com as incertezas do seu amanhã.

 “Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo”.
 (Mark Twain)

“Devemos saber aquilo que teremos que temer, evitar ou enfrentar, pois se trocarmos a ordem destes valores, estaremos fadados á derrota apenas pelo medo”.
(Ivan Teorilang)


 MORTE
 (Ivan Teorilang)

Morte, existe palavra mais implacável e terrível? Para a grande maioria, só a lembrança dela passa a ser angustiante, há até quem morra antes da hora, de colapso cardíaco, só pelo pavor da própria. Pela lógica deveríamos ter consciência de que começamos a morrer já no nosso nascimento, pois a cada minuto que passamos com vida já teremos este minuto decrescido de nossa existência. Por outro lado, o que seria de uma vida eterna neste mundo, diante os valores que conhecemos? Esta vida seria tão insuportável que com certeza, viveríamos sonhando com a morte, e é aí que chegamos a inevitável conclusão, que todo ser humano tem por essência este ciclo transitório para completar seu aperfeiçoamento. Se analisarmos o comportamento da grande maioria dos moribundos, quando face à morte eminente, este comportamento, com certeza vai nos ajudar em nossa resignação. Elas, neste estágio, como numa antevisão agradável do porvir, param de se lamentar, adquirem um semblante sereno, e quando dizem alguma coisa, o fazem com a doçura que não lhes seriam peculiar, e num ultimo suspiro, esboçam aquele sorriso único, de aparente satisfação e se vão numa demonstração de verdadeiro sentimento de paz. E se for para vivermos com este pesar em nossa mente, neste caso, indo mais longe numa análise bastante apurada, e certamente mais pessimista, chegaríamos à dura conclusão que, deveríamos temer não a morte, mas sim a vida, pois só se morre estando em vida. Mais difícil que a própria morte, é preocuparmos demais com ela. Damos tanto importância à ganância, a maldade, ao egoísmo, á avareza, aos bens materiais, á famigerada descriminação racial e social, e esquecemos que, deste mundo, somente bondade e o amor ao próximo são as riqueza que podemos levar, pois somente elas ficarão na memória de nossos entes queridos, e o mais importante, contará pontos com Aquele que realmente nos interessa. O tamanho dos estragos conseqüentes da morte de uma pessoa, é o que vai determinar a importância dela nesta vida, existem até aqueles que nesta hora fatal, causarão alívio. Devemos estar conscientes que a partir do momento que paramos de amar, de sonhar, de aprender, de acreditar, e mergulharmos no abismo da inércia, aí sim já estaremos mortos em vida, pois uma derrota sem reação é mais terrível que a própria morte. Numa luta diária contra todos os revezes, estaremos no mínimo, adquirindo experiência para seguirmos em frente, pois aquilo que não nos tira a vida nos trará energia redobrada. Não devemos sofrer tanto com a morte de alguém que nos é querido, pois faz parte de nossa condição humana, a pessoa que esta morrendo na realidade está apenas indo antes de nós, apesar de sentirmos que também morremos um pouco a cada partida destes. O interessante acontece ao percebemos que a morte de algum conhecido nos tem mais importância do que a morte de centenas de desconhecidos em alguma tragédia. Esquecemos-nos sempre que todos nós temos o mesmo Pai e moramos no mesmo planeta, com nossos parentes mais próximos que atendem pelo mesmo sobrenome “humanidade.”

“O homem fraco teme a morte, o desgraçado a chama; o valente a procura. Só o sensato a espera.”
 (Benjamin Franklin)

“Ao temermos a morte estaríamos desejando a vida eterna, mas na terra, esta realização, diante os valores que conhecemos hoje, seria no mínimo, tão enfadonho, que passaríamos a sonhar com a morte”.
(Ivan Teorilang)

 “Deveríamos ter consciência de que começamos a morrer já no nosso nascimento, pois a cada minuto que passamos com vida já teremos este minuto decrescido de nossa existência, o único equilíbrio que poderá nos levar a uma vida plena e eterna chama-se Cristo”.
 (Ivan Teorilang)

NATAL
(Ivan Teorilang)

 O natal para todos os cristãos, tem uma importância incomum, ele lembra a data em que, nosso Pai onipotente, onipresente e onisciente, aborrecido com o rumo que a humanidade vinha tomando, resolveu mais uma vez, em sua infinita tolerância e bondade, mandar seu próprio Filho para ser sacrificado, nos passando o exemplo da humildade e fraternidade, coisa tão deturpada e esquecida. Esta data porem, deveria ser muito mais reverenciada, pela importância que ela representa, pois não é sempre que se expõe um filho ao sacrifício, com a única finalidade de favorecer muitos, que nem fazem por merecer. O dia do natal, mesmo não tendo a importância devida para todos, é o dia mais festivo do ano; o dia onde se juntam todas as religiões, com uma ou outra exceção. O dia que, mesmo os menos favorecidos são lembrados; o dia onde mesmo os que por algum motivo obscuro, tentam não dar importância, acabam por se contagiarem e se emocionarem com a alegria reinante á sua volta. È um dia mágico, onde a alegria impera, a família mesmo à grande distancia, se locomovem para se reunirem, onde aquelas mágoas se dissipam, o perdão se realiza. Mesmo não se lembrando totalmente do primeiro motivo da comemoração deste dia, os outros motivos se manifestam com grande intensidade. Deus em sua infinita sabedoria e compreensão, diante este fato, acaba por relevar algumas falhas inerentes ao ser humano, e se dá por satisfeito diante o sentimento de fraternidade reinante, que acaba por despertar a felicidade em sua plenitude. Além das pompas ou dos singelos enfeites aos mais sofisticados, com certeza o mais importante passa a ser aquele sorriso franco e emocionado nos rostos de nossos entes queridos. O natal tem sua importância maior, por gerar amor, generosidades e um espírito elevado, que aquece até o mais rude coração, renovando com isto a esperança viva de se seguir em frente, transpondo todos os obstáculos. Mesmo diante a tantos presentes que circulam entre todos, o mais precioso é o amor, a emoção dos encontros, e o esquecimento dos desencontros; é a esperança renovada juntamente com a fé; é uma ou mais famílias reunidas e felizes; é aquele sentimento de criança, que volta a nos comover pelas lembranças felizes a aquecerem nossos corações. Será que diante tantas evidencias de felicidade, seria utópico, conseguirmos fazer do natal uma data que se repetisse trezentas e sessenta e cinco vezes por ano?

 "Sugestões de presente para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito”.
 (Oren Arnold)

 “Mesmo diante tantos presentes natalinos recebidos, o mais precioso é o amor, a emoção dos encontros, e o esquecimento dos desencontros, é a esperança renovada juntamente com a fé, e com ela a volta da certeza de Sua presença.”
(Ivan Teorilang)

“Será que diante tantas evidencias de felicidade, seria utópico, conseguirmos fazer do natal uma data que se repetisse, pelo menos em nossas mentes, trezentas e sessenta e cinco vezes por ano”?
(Ivan Teorilang)

NOVELA
TV, MAIS UMA VÊZ TERMINA UMA NOVELA DA GLOBO E INICIA-SE OS EFEITOS COLATERAIS DELA.  
(Teorilang)


E mais uma vez a Globo nos deixa perplexo ao final de mais uma novela, isto é, deixa perplexo apenas as pessoas que tem algum discernimento, pois nossos jovens, frente tantas aberração estão apenas achando tudo muito natural, pois eles tem sido criados com isto à sua frente dentro de seu próprio lar e a naturalidade passa a ser seu aprendizado, mesmo que tal naturalidade seja torpe e isenta de qualquer realidade.

Não entendam este meu desabafo como obra de qualquer pastor fanático não que tais pastores estejam equivocados perante tais atos a deteriorar a formação de nossas crianças.

Como se já não bastassem tantas cenas e historias de mau exemplo como a deteriorização da família, exaltando as traições conjugais, e até muitas vezes sendo culminadas com tais traições entre pais e filhos, agora, como aconteceu nesta que acabou ontem, os personagens ruins da novela, os ditos vilões, responsáveis por tantas injustiças e crueldades durante todo o percurso da história, acabam tendo o mesmo fim feliz das vítimas deles, como que para premiar todas as maldades cometidas.

Não bastasse ainda tudo isto ainda criam personagens gays para todas as novelas, fazendo o papel dos melhores da trama, menosprezando assim os que levam uma vida em sua normalidade.
Por favor, não chamem isto de discriminação de minha parte, pois nunca tive nem um motivo contrário à aceitação deste em nosso meio, muito pelo contrário, até sou contrário a não aceitação destes por muitos, o que faz certo o sofrimento destes, mas daí a agir como que se fosse um incentivo ás nossas crianças com tanta propaganda desta opção sexual, que só acaba trazendo sofrimento a eles, para mim já é demais.
Será que a censura leva muito dinheiro para aprovar tais histórias absurdas?
Toda vez que surgem debates na TV sobre esta falta de seriedade, sempre aparece um (que certamente esta lá recebendo seu sustento por aquele canal) a dizer com todas as letras, “O seletor de canais da TV serve para ser usado quando não se gosta do programa”; Agora eu te pergunto esta resposta apagaria a responsabilidade de todo os programas ruins da TV?
Existem ainda outros canais que fazem propaganda do crime repetindo incansavelmente as mais famigeradas noticias, como se fosse isto algo prazeroso de se ver, e não algo a preencher a cabeça dos já propensos a esta prática a repetirem o mesmo crime “aprendido” na TV.
(Ivan Teorilang)

 PAI
Pai
Teorilang


Contar com um pai presente e atuante, realmente é um grande privilégio, pois nem todos podem contar com isto. Muitos os têm, mas são tão ausentes que é como se não tivessem. Outros têm um pai presente, mas chegam a ponto de desejá-lo distante, tamanha inconveniência que estes, desprovido desta importância, causam em suas vidas. Porém, apesar daquele bom sentimento que todos deveriam ter, haja visto tal vínculo familiar, mesmo não sendo este um bom pai, o mínimo que ele deveria merecer de nós, no final da vida, é que o suportássemos, e nunca o deixássemos á sua sorte ou num asilo qualquer. Por pior que este tenha sido ninguém em situação de necessidades especiais, como as incomodas inconstâncias naturais da velhice, deveria estar abandonado à própria sorte, principalmente um pai. A maior riqueza que podemos herdar de nosso pai, independe da situação financeira e de posição social, é sabermos, de coração, que ele está ou já esteve muitas vezes ali para nos proteger quando dele precisávamos, sempre nos ensinando o caminho certo, com autoridade, e nos limitando os desejos mais absurdos. Um pai consciente não é aquele que vive fazendo todos os nossos caprichos e esbanjando dinheiro conosco, quando em fase infantil ou na juventude, mas sim aquele que nos prepara para uma vida futura sem a possível presença dele. Nem sempre um pai rico é o que deixa a maior herança. Um pai pode nos instruir muito mais que os mais laureados professores.
Nós como filhos, nunca devemos nos esquecer que se pode voltar para nós todo o mau trato que viermos a cometer com nossos pais. Muitos filhos já vivem hoje esta realidade. Devemos estar sempre agradecendo a nosso pai pela vida; pelo leito que nos aqueceu; pelo teto que nos protegeu; pela atenção a nós dispensada; pelas alegrias inesquecíveis das festas natalinas proporcionadas por ele, juntamente com nossos parentes e amigos; pelo cansaço expresso em seu semblante quando em casa chegava, para que nada nos faltasse; pelas noites mal dormidas frente às adversidades sem nunca se esmorecer; e até pelos castigos que deles sofremos, porem merecidos, para nossa formação digna de caráter; por deixar de lado suas vontades e realizar as nossas; enfim, por ele existir concretamente em nossa vida.

 “Quando um homem se dá conta de que seu pai talvez tivesse razão, normalmente tem um filho que crê que está equivocado.”
 (Charles Wadsworth).

 “Nem sempre é o pai rico que deixa a maior herança”.
 (Teorilang)
OBS. PARA MAIS TEXTOS CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário