Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...

Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...
(Teorilang)

Com falta de argumentos para se defender a presidente diz que é inocente.
Vamos fazer aqui algumas suposições, apenas para tentarmos entender um pouco a veracidade desta sua defesa com tanta veemência, ao ataque à sua “honra”.
Supondo-se que todos os juristas graduados, professores, catedráticos, doutores no assunto e conhecidos até fora do país por sua competência, estivessem dizendo mentiras, o que já seria inteiramente improvável, e que as tais “pedaladas fiscais” não fossem crimes de sua responsabilidade. Indo mais longe, vamos continuar supondo. Se ela não tivesse conhecimento das falcatruas da Petrobrás, a maior estatal do país que "ela dirige”, se ela não tivesse conhecimento nenhum da compra superfaturada da usina de Pasadena, nos EUA. Também, supondo-se que ela não tivesse nenhum conhecimento de todas as operações que deram origem ao nome de “Lava jato”, onde seus grandes amigos estão envolvidos. Suponhamos também que ela nada sabia das dezenas de obras superfaturadas por empreiteiras para beneficiar até sua própria campanha para ser eleita, entre outras acusações mais. Supondo-se também que ela achava que não estava mentindo em seus discursos para ser eleita. Que agora realmente ela acredita que ela é vítima e não ré quando usa em sua defesa a palavra “golpe”, sendo que golpe é o que a grande maioria do país acredita, e com todos os fundamentos possíveis, que foi o que ela deu no país.
Normalmente, quando tantas suposições ao mesmo tempo se fazem, por qualquer motivo polêmico, raramente as respostas poderiam ser totalmente negativas, dando, desta maneira, total razão ao motivo delas existirem.
Porém se tantas indagações surgiram dirigidas a uma só fonte ou pessoa, em questão a presidente, e magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente tal resposta tenha sido TOTALMENTE favorável a ela, que ela realmente nunca soube de nada, como já dizia seu antecessor, nunca participou de nada daquilo de que fora "suspeita" e que sua inocência realmente esta sendo ultrajada, então, PELO AMOR DE DEUS, esta funcionaria maior do Brasil é de uma incompetência monstruosa, e pessoas assim tornam-se um perigo àqueles que dela depende, tanto é que ela ao exercer um cargo tão vultuoso, levada à esta incompetência absurda, esta quebrando nosso país.
Será que tem alguém, a favor ou contra ela que duvida do fato de estarmos vivendo tantas crises e tanta recessão causada pelo próprio governo? Vai ter alguém para dizer que quem quebrou o Brasil não foi ela, mas sim seus assessores, como os ministros, os responsáveis por todas as pastas existentes. Ai só responderei com outra pergunta.
_ Quem foi que escolheu, de maneira conveniente pelas barganhas feitas, tais representantes para seu governo?
Esta ai mais um motivo que, seguindo o raciocínio acima, nos levará à simples percepção de sua má intenção ou à sua inimaginável inocência, o que a levará novamente ao patamar de incompetente mor.
Trocando todas estas divagações por fatos mais conhecidos e corriqueiros, eu pergunto para quem esta lendo esta mensagem de desabafo.
_Quando algum funcionário, mesmo reconhecidamente honesto, de uma grande empresa, começa a agir de maneira, pouco inteligente, e desta forma os lucros da empresa começa a cair cada vez mais, qual é a resposta do patrão à beira da falência para este funcionário?
_Com certeza sua demissão, ou até coisa pior.
E no caso da presidente do país, que esta quebrando, o que fazer com ela?
Então mesmo que, repetindo, “magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente ela seja inocente, porque mantê-la para ela acabar de vez com o resto que sobra do Brasil?
Uma ultima ressalva para não ser mal interpretado: Realmente acho que sua saída seja imprescindível, mas pelos severos motivos acima e nunca por acreditar em seu sucessor que, não deixa de ser “farinha do mesmo saco”
E deixo bem claro aqui minha posição: Sou totalmente favorável a uma nova eleição, mas com candidatos “fixa limpa” e competentes, de preferência de fora desta política viciada e imunda...
E deixo aqui, bem claro, para terminar:
_Ou ela realmente é umas da piores rés que nosso país já teve, ou absurdamente incompetente.
Isto dito, tanto para uma situação como para a outra, a única saída realmente é a concretização de seu impeachment, e de preferência a exoneração de toda aquela
cúpula bandida de Brasília...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

TEXTOS PARA REFLEXÃO : DE ESCRAVIDÃO ATÉ IGNORÂNCIA

ESCRAVIDÃO
 (Ivan Teorilang)

 Escravidão é uma das maiores ignorâncias praticadas pelo homem, de todas as épocas e partes do mundo. Esta prática, em que o ser humano se acha no direito de propriedade sobre outro, por meio da força, foi um avanço, no que se diz respeito ao desenvolvimento de muitas civilizações e novos países, em terras descobertas no ocidente, mas no campo da evolução humana, foi um enorme e degradante retrocesso. Mesmo este flagelo humano da escravatura, tendo persistido e legalizada apenas poucos anos atrás, como foi o caso da Mauritânia em 1981, não se iludam, pois existem muitas formas de escravidão acontecendo no mundo inteiro, nos dias de hoje. Existe atualmente, escravidão voluntária onde aquele submisso por conta própria, esta se degenerando como ser humano, mais que os escravos forçados de outras épocas. Os antigos, sem outras alternativas, deixavam apenas seus corpos se submeterem à escravidão, porem suas almas e mentes, se faziam livres ao não aceitar, conscientemente, aquele mal que lhe era imposto. Não pense você, que isto jamais aconteceria contigo, pois hoje mesmo poderá estar vivendo, algum tipo de escravidão. Você acha justo o salário que recebe, para realizar aquele serviço muitas vezes, humilhante à sua moral? È lógico que todo tipo e forma de serviços, enobrecem o homem, mas estarás ganhando o suficiente para realizá-lo? Se sua resposta for não, certamente estas se subjugando ao praticar uma servidão injusta à aquilo que de fato mereceria receber. Outras escravidões se fazem presentes, como as dos vícios por jogos ou bebidas, as paixões desenfreadas, que podem escravizar até teu sono, a prostituição, ao se submeter aos caprichos, às vezes doentios, daquele que se acham neste direito, por estar pagando por ele.

 "A história da escravidão africana na América é um abismo de degradação e miséria que se não pode sondar."
 (Joaquim Nabuco)

 “È lógico que todos os tipos e formas de serviços, enobrecem o homem, mas estaria ganhando o suficiente para realizá-lo, ou seria isto uma forma explicita de escravidão”?
 (Ivan Teorilang)

“Existe atualmente, escravidão voluntária onde aquele submisso por conta própria, se submete mais do que os escravos forçados de outras épocas. Os antigos, sem outras alternativas, deixavam apenas seus corpos á mercê de seus algozes, porem suas almas e mentes, se fazia livres”.
(Ivan Teorilang)

ESPERANÇA
 (Ivan Teorilang)

Esperança é um sentimento que pode ser identificado como um verdadeiro bálsamo para a humanidade. È ela que nos leva a acreditar sempre, sem esmorecimento. É ela que, a véspera de nos sentirmos infelizes pelos inúmeros revezes, transforma este momento, num novo sopro de vida de pré felicidade, fazendo com que enxerguemos um futuro promissor à frente. È a partir da esperança, coisa conseguida com muita paciência, nos desviando do pessimismo, que conseguiremos finalmente, realizar nossos sonhos. Quando conseguimos nos abastecer deste combustível chamado “esperança”, passamos a viver em harmonia conosco mesmos e com os outros. Teremos chegado a um estagio onde ela, que é uma coisa abstrata aos nossos olhos, passa a se concretizar, por tamanha clareza de propósitos a alcançar. Muitos quando perdem a esperança deixam a condição de pobres para serem miseráveis, de bens e de espírito. Para conseguirmos sair do pessimismo e da inércia que nos tomam a alma, a receita mais importante seria “paciência, perseverança e ação com uma boa dose de sonhos”. Sem estes requisitos, a felicidade que procuramos se torna cada vez mais distante de ser alcançada, estaremos fadados à derrota. Somente a esperança poderá inspirar-nos e redobrar nossas forças para a luta necessária. Uma árvore não se lastima ao perder suas folhas no inverno, pois sabe que logo em seguida a primavera lhe cobrirá de flores. Se o homem se espelhasse na sabedoria da natureza, também haveria de saber que a cada derrota se descortinam novos desafios, e com eles muitas oportunidades poderão surgir, e se aprendeu com a derrota, terá mais chance de se desviar do caminho dela. Todo ser humano, quando finalmente é despertado pela esperança, acaba por se maravilhar com a solução que, inexplicavelmente sempre esteve lá, mas seu pessimismo o cegava. Este novo e maravilhoso sentimento passa a revelar tantas respostas, que faz seu coração vibrar com o frenesi de quem já venceu, pois força nenhuma o desviará mais de seu objetivo.

 "Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda".
 (Provérbio chinês)

 “Quando, em sua adversidade, se lhe acomete a esperança, acaba por se maravilhar com a solução que, inexplicavelmente sempre esteve lá, mas seu pessimismo o cegava”.
(Ivan Teorilang)

“É a esperança que, a véspera de nos sentirmos infelizes pelos inúmeros revezes, transforma este momento, num novo sopro de vida de pré felicidade, fazendo com que enxerguemos, um futuro promissor à frente”. (Ivan Teorilang)

 “Ao nos abastecermos de um combustível chamado, esperança, teremos chegado a um estagio onde ela, que é uma coisa abstrata aos nossos olhos, passa a se concretizar, por tamanha clareza de novos propósitos à nossa frente”.
(Ivan Teorilang)

 ESPÍRITO
 (Ivan Teorilang)

Existem muitas definições para espírito, porem acredito, como a grande maioria, que ele simplesmente é o princípio ou a essência, que nos tornam humanos, um corpo sem espírito, seria o mesmo que uma casca sem árvore, um balão sem ar, um veículo sem combustível. Nosso espírito esta sempre sendo aperfeiçoado, mas temos que o alimentar com nossas boas atitudes e pensamentos, para que sua evolução não seja prejudicada e nem sofra um retrocesso, o que seria como se o estivéssemos envenenando. Porem nos dias materialistas em que hoje vivemos, nosso espírito praticamente tem se estagnado, sem força para seu necessário crescimento, pois seu maior inimigo, o egoísmo, tem se alastrado, sufocando-o. Aquele que bem cultiva um nobre espírito prefere ser prejudicado a prejudicar, prefere sofrer a causar sofrimentos, pois sabe que os prejuízos matérias e as dores mundanas, são enfermidades que nunca o acompanharão alem desta vida. Alem disto, todas as adversidades que aqui sofrermos, serão como um elixir fortificante para a evolução de nosso espírito. Podemos alimentar nosso espírito no dia a dia, simplesmente encontrando um trabalho que nos proporcione satisfação, não temermos em realizar nossas aspirações, deixarmos de lado nossos sentimentos menores, como a cobiça, arrogância e egoísmo, para aprimorarmos os maiores, como, compreensão, humildade e compaixão. Estes bons sentimentos irão enriquecer nosso espírito, tornando-nos humildes e modestos, ao contrário dos maus sentimentos, que só irão envenenar-nos, fazendo-nos mesquinhos, arrogantes e soberbos. A tirania e o domínio de um ser humano sobre o outro, se transforma na maior enfermidade do espírito, pois este nasceu livre e livre terá que permanecer. O espírito sempre estará sendo vítima dos enganos do coração, pois este só tem visão para a emoção, descartando completamente o fator razão. O espírito só esboça, mas é a alma que dá o acabamento final. Faça uso de seu espírito, sempre para levar conforto e satisfação aos outros, nunca o use para causas torpes, pois não basta termos um espírito num bom estágio de evolução, se ele evoluiu terá como missão, ajudar outros a chegarem lá. Ao escrevermos estamos usando o conteúdo percebido pelo espírito, e às vezes passa a ser um trabalho ingrato, pois só conseguimos concluí-lo no silencio da solidão. Todo crescimento do homem se dá por seu espírito de iniciativa e transforma-se numa fonte vital para levá-lo a confirmar suas expectativas. O homem procura sua imortalidade na ciência, porem chegará o dia que descobrirá, que imortalidade só se consegue aprimorando seu espírito, daí em diante esquecerá tudo que é efêmero, para viver apenas em função dele.

 "É melhor empregarmos o nosso espírito em suportar os infortúnios que nos acontecem do que em prever os que nos podem acontecer."
(François de La Rochefoucauld)

“O espírito do adolescente, sempre esta sendo vítima dos enganos do coração, pois este só tem visão para a emoção, descartando completamente a razão”.
 (Ivan Teorilang)

“Se achas, consciente da evolução de seu espírito, use-o para levar conforto e satisfação aos outros, nunca o use para causas torpes, pois não basta termos um espírito num bom estágio de evolução, se ele evoluiu terá como missão ajudar outros a chegarem lá.”
(Ivan Teorilang)

ESTRATÉGIA
(Ivan Teorilang)

 Podemos definir estratégia, como uma análise profunda, para se distribuir recursos e tempo, de maneira proveitosa, e com isto chegarmos a um determinado objetivo, eliminando todos os possíveis equívocos. Antigamente se fazia uso da estratégia apenas para fins militares, mas hoje ela esta muito presente na área dos negócios, e outros setores onde a prudência e a análise previa para se chegar a um objetivo satisfatório, dela necessitar. O êxito para se obter resultados com a prática da estratégia, depende como principio básico, aplicação e ação com pulso firme, deixando de lado o fator emoção, para se mergulhar de cabeça na razão já preconcebida. Valorizam-se os resultados positivos de um bom soldado, pela estratégia de seu comandante, como também muitos desportistas, pelos seus respectivos técnicos. Não planeje uma estratégia sem a tática necessária, pois estarás exposto à possível derrota eminente, e nem se aventure à tática sem a devida estratégia, pois a derrota já se configurará como certa. Às vezes é muito mais importante priorizarmos nossa perspicácia evitando nossos próprios erros, do que nos preocuparmos com a estratégia de nossos opositores. Uma renovação em nossa estratégia, alem de ser muito aconselhável, é realmente necessária, pois aquela que temos no momento, fora construída no passado, e já se faz conhecida por nossos concorrentes, os quais planejam a contra ofensiva.

"A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos avaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais."
(Napoleão Bonaparte)

“É muito mais importante, primar-se em não errar, do que nos preocuparmos com a estratégia de nossos opositores”.
 (Ivan Teorilang)

“O êxito para se obter resultados com a prática da estratégia, depende como principio básico, aplicação com ação e pulso firme, deixando de lado o fator emoção, para se mergulhar de cabeça na razão já preconcebida”.
(Ivan Teorilang)

EU MESMO, POR MIM
 (Ivan Teorilang)

 “O ser humano é cego para os próprios defeitos. Jamais um vilão do cinema mudo proclamou-se vilão. Nem o idiota se diz idiota. Os defeitos existem dentro de nós, ativos e militantes, mas inconfessos. Nunca vi um sujeito vir à boca de cena e anunciar, de testa erguida: - Senhoras e senhores, eu sou um canalha”. (Nelson Rodrigues) Para não ser mal interpretado e não me fazer parecer diferente daquele “ser humano” acima citado por Nelson Rodrigues, quero aqui deixar bem claro que, todos os meus pensamentos são dissertações daquilo que eu gostaria que se concretizasse, para servir como definição de um comportamento inerente à nossa raça, cada dia mais próxima da degeneração do que da perfeição. Gostaria muito de por em prática tudo aquilo que escrevo, e nem quero com isso me fazer o dono da verdade, pois o Único com este direito foi crucificado. Com certeza, em meu caso, alem de utópico, seria tão ignorante como pretensioso ao extremo, se quisesse confirmar o que escrevo com aquilo que sou. Para não generalizar, já existiu muita gente que seguiu e viveu desta maneira que para a maioria seria impossível, haja visto nossa condição humana longe de ser perfeita, mas estes foram canonizados. E é por isso que o grande pensador tem seus méritos, pois ao se expressar, o faz procurando reavivar todos os bons sentimentos por nós esquecidos, e que nossos propósitos banalizados por tanta mudança de valores, nos tem consumido. É enorme a importância destes, que dedicam sua vida passando a seus semelhantes, palavras que sempre irão aliviar, de alguma forma, seus muitos conflitos diários, que impiedosamente castigam a humanidade, cada vez mais materialista e individualista. Mas com tantos itens a serem seguidos para a busca da perfeição, mesmo com toda a dificuldade disso se tornar real, este mundo seria muito melhor, se colocássemos em prática pelo menos metade de todas as virtudes que temos esquecido dentro de nós. É aí que um grande pensador se faz importante, pois ele nos leva a buscar em nós mesmo, aquilo que tínhamos adormecido por falta de uso. Mas, deixo aqui bem claro também que, quando me refiro aos grandes pensadores, certamente não estou referindo-me à minha pessoa, pois, como muitos, nunca fui um exemplo de tantas virtudes a ser seguido. Quanto ao que escrevo, o faço porque estou convicto desta retidão que gostaria para mim e para toda a humanidade.

 “Dizer que vivo tudo aquilo que escrevo, além de utópico, seria ignorante e pretensioso. Penso, porém que se vivesse metade daquilo que acredito ser o ideal, já teria concretizado minha emancipação cristã, se fosse mais além poderia ser canonizado”.
 (Ivan Teorilang)

“Não sou senhor da verdade, mas ao exercer com soberania meu direito de opinar eu o faço, convicto do bem que posso expressar.”
 (Ivan Teorilang)

 EUTANASIA
(Ivan Teorilang)

A eutanásia é o ato de matar ou ajudar alguém a dar cabo da própria vida, quando este alguém em sofrimento o desejar, e ainda contar como escudo de defesa, o absurdo das palavras “ato de compaixão”. Não satisfeito com este equivoco da compaixão, ainda acrescentam o equívoco de “morte com dignidade”. Que dignidade é esta, que ato de compaixão é este, quando vêm à tona os métodos usados pelo tal Doutor Morte, o qual sufocava pessoas com sacos plásticos ou com a aplicação de monóxido de carbono até a morte, e deixava os corpos em carros abandonados em locais ermos? Apesar de inúmeras classificações, regras, exceção das regras, criadas para justificar este ato infame, o ser humano de maneira pretensiosa, se acha com os mesmos direitos de Deus, se tornando senhor da vida e da morte de outro ser humano. As leis impostas pelos homens, que deveriam ser totalmente a favor da vida, como todos os atos humanitários são, neste caso específico, deixa bem claro, que não existe lei e nem a ética médica, para exigir qualquer esforço na manutenção da vida. A recusa do próprio paciente à vida para acabar com seu sofrimento é o que mais fortalece esta prática. Será que é levado em consideração o fator psicológico deste paciente nesta fase extrema? Teria ele consciência plena de seus atos quando nesta situação? O que deveria ser feito nestes casos extremos seria a intervenção médica pelo menos para aliviar as dores, pois isto é completamente possível, e o apoio incondicional da família, o apoio psicológico, e espiritual, para amenizar aquele sofrimento. Uma coisa é o ato trágico do suicídio, onde nada se pode fazer e ninguém seria responsabilizado, pois o suicida nem teria como ir a júri, outra coisa é se permitir a ajuda de terceiros para facilitar esta prática grotesca. A eutanásia se oficializada, como já é em alguns países, daria direito, não à pessoa que morre, mas sim à que mata. Fala-se em eutanásia apenas para pacientes em fase terminal, onde se compreende caso com diagnóstico previsto de até seis meses de vida, mas já aconteceram muitos casos de anos, onde o paciente acaba até morrendo por outros motivos, que não aquele que se acreditava. O mais cruel é saber que a maioria das pessoas que chegam a este estágio é com idades já avançadas, aonde a decisão da família vem muito depressa favorecendo a eutanásia, pois tais anciões passam a ser considerados como estorvo, contradizendo os sentimentos antigos que os valorizavam pela admiração e sabedoria. Hoje a eutanásia, ao contrário do suicídio, passa a ser praticamente exigência de uma sociedade muitas vezes injusta, decadente e podre, ao acreditar que se alguém deixar de ser útil, perde a razão para viver e pode ser descartada. Segue abaixo alguns casos conhecidos que faz cair por terra qualquer intenção voltada para que a eutanásia seja aceita e considerada conclusiva, para qualquer gravidade de doença irreversível ou não: -Karen Ann Quinlan, parou de respirar sem motivos conhecidos e sofreu lesão cerebral irreversível. A pedido dos pais ela foi desconectada dos respiradores artificiais e ela viveu ainda por nove anos. -Nancy Ellen Jobes, sofria de uma séria lesão cerebral. A corte determinou que fosse suspensa sua alimentação e ela morreu de fome depois de 19 dias. -O Bebê “João” de Bloomington, esse caso envolveu um bebezinho nascido com a Síndrome de Down e um defeito respiratório que também o impedia de engolir. Os médicos poderiam ter corrigido o defeito facilmente com cirurgia, centenas de casais imploraram literalmente, para adotá-lo. No entanto, a Corte Suprema de Indiana decidiu que o direito à privacidade dos pais do bebê era mais importante do que o direito de viver desse bebê! O bebê morreu agonizando poucos dias antes do recurso chegar à Corte Suprema dos EUA. Esse julgamento covarde causou tanta consternação que o Congresso aprovou uma lei, em 1984, proibindo a suspensão de tratamento “indicado por médico” de qualquer recém-nascido incapacitado. Com tudo isso e muitos outros casos já conhecidos na historia da humanidade é que, plagiando um sábio pensamento, chegamos à conclusão que “Existe muito mais para se saber entre o mais sábio dos homens e o Criador do que pode imaginar nosso vão conhecimento”.

 “O objetivo da vida é criar melhor defesa contra a morte.”
(Primo Levi)

“O ser humano de maneira pretensiosa se acha acima do bem e do mal, ao querer se tornar senhor da vida e da morte de seu semelhante. A eutanásia dá direito, não à pessoa que morre, mas sim à que mata”.
 (Ivan Teorilang)

EXEMPLO
(Ivan Teorilang)

Exemplo é o que podemos dar de melhor aos nossos filhos e amigos, isto é, se forem bons exemplos, se tiverem conteúdo, se servirem de alguma forma para acrescentar alguma coisa de melhor à formação deles. Somente dando bons exemplos é que poderemos participar ativamente na formação do caráter de uma criança. Que significado teriam apenas as palavras que se perde no vazio, se não acompanhadas de exemplos para justificá-las? Somente as palavras não irão converter ninguém, se não acompanhadas por uma atitude de bons exemplos. Por mais eloqüente que sejam os oradores, eles poderão até impressionar naquele momento pelo uso de palavras bonitas, mas basta sabermos alguma coisa que os desabonem, ligado à inversão de valores daquilo que pregaram, para aquela impressão inicial se desmoronar como um castelo de cartas ao vento. Teremos que ter muito cuidado, quando querermos influenciar alguém com conselhos expressados por palavras especiais e escolhidas a dedo para melhor impressionar, e em seguida os surpreender com maus exemplos. A teoria quando aplicada numa sala de aula, é de grande valia, mas quando ela passa a ser ministrada por exemplos, a velocidade de percepção e aprendizados cresce consideravelmente.

 “As pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos.”
 (John Henry Newman)

“Somente dando bons exemplos é que poderemos participar ativamente na formação do caráter de uma criança”
(Ivan Teorilang)

“Somente as palavras não irão converter ninguém, se não acompanhadas por uma atitude de bons exemplos”.
(Ivan Teorilang)

EXPERIÊNCIA
 (Ivan Teorilang)

Experiência é o caminho que leva ao conhecimento. Nossa evolução segue seu curso graças a ela. Esta palavra muitas vezes é usada, como desculpa para os próprios erros. Sempre se aprende com as experiências, mesmo que às vezes ela nos custe algum infortúnio. Ao chorarmos uma experiência vivida estaremos bloqueando nossa evolução. Se desistíssemos da realização de uma experiência, quando frente a qualquer obstáculo, seria o mesmo que a florista deixar de colher as rosas pelo risco dos espinhos, ou evitarmos uma escalada, para a superação daquela montanha pelo risco da queda, ou ainda, deixarmos de realizar qualquer outro empreendimento pelo medo do fracasso. O essencial às grandes experiências, consiste-se em ser a pessoa talhada para se superar os inconvenientes nelas existentes, pois sua conclusão só se conseguirá com atitudes e perseverança. Ao concluirmos uma experiência, estaremos adquirindo apenas probabilidades, pois é a partir da concretização de seus resultados, que a certeza poderá vir à tona. Qualquer aprendizado se tornará mais efetivo com as experiências, do que muitas teorias e conselhos massificados em vão, haja visto até que, uma experiência nova concluída, muitas vezes acaba por derrubar velhas teorias. Quando você reconhece um erro cometido pela segunda vez, estará desperdiçando a experiência da primeira. Se aproveitássemos como experiências tudo aquilo vivido até hoje, nosso amanhã se descortinaria vitorioso. Se adquiríssemos o habito de colecionar experiências, ao longo de nossas vidas, no final dela todos seriamos sábios. Os grandes da ciência, ao passarem seus dias voltados às experiências, chegam à conclusão que nada poderá ser definitivo. Sempre haverá uma forma daquilo ser aperfeiçoado.

"Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo."
 (Thomas Edison)

“Qualquer aprendizado se tornará mais efetivo com as experiências, do que muitas teorias e conselhos massificados em vão, haja visto até que, uma experiência nova concluída, muitas vezes acaba derrubando velhos conceitos.”
 (Ivan Teorilang)

“Quando você reconhece um erro cometido pela segunda vez, estarás desperdiçando a experiência da primeira”.
 (Ivan Teorilang)

 “Se aproveitássemos como experiências, tudo aquilo vivido até hoje, nosso amanhã se descortinaria vitorioso”.
 (Ivan Teorilang)

“Se adquiríssemos o habito de colecionar experiências, ao longo de nossas vidas, antes do fim dela, todos seriamos sábios”.
(Ivan Teorilang)

FALAR 
(Ivan Teorilang)

 Mesmo estando sempre falando “aos quatro cantos”, geralmente isto não quer dizer que estamos acrescentando alguma coisa a não ser ruídos e inconveniências. Falar, excetuando o portador da mudez, todo mundo sabe, porem ter sabedoria para pensar antes, poucos tem. Os que mais falam geralmente são os que menos dizem, pois são estes os que menos ouvem. Quem muito fala sobre si próprio, normalmente o faz para desviar a atenção daquilo que ele realmente é. Se tivéssemos o discernimento necessário para entendermos, o quanto se perde e o mal que se faz, com a necessidade mórbida de estarmos sempre falando alguma coisa, de forma impensada e sem critérios, preferiríamos sermos mudos. Se estes falastrões se limitassem a falar, somente sobre assuntos que tivessem total domínio, eles deixariam de ser falastrões e passariam à categoria dos cultuadores do silencio. Falar bem requer espírito elevado, porem a inteligência se manifesta no saber ouvir. Por outro lado, para o tímido, não existe ocasião mais desconcertante e odiosa, quando frente aquela situação, praticamente inevitável, de se ter que dizer alguma coisa em público. Ele se sentirá, tão perdido e indefeso, quanto perplexo, por sua atitude inesperada, de levantar-se, falar o estritamente necessário e sentar-se, sendo mais aplaudido que aquele que o sucedeu, com tanta veemência. Se bem ponderarmos, chegaremos à conclusão que em situações normais, nós pouco ou nunca nos arrependemos de ter falado pouco, mas sempre, ou quase sempre, de termos exagerados. Quando sem assunto, falarmos de algum fato desagradável e já consumado há muito tempo, alem da inconveniência, seria o mesmo que revivermos masoquistamente aquela situação, desta forma fica claro aí um exemplo onde o silencio certamente seria muito bem vindo. Naquele dia que a irritação, por algum motivo, toma conta de sua alma, faça o possível para deixar qualquer conversa, importante ou não, para o dia seguinte, pois correrá o grande risco de perder a razão, seja lá qual for a natureza daquela conversa. Para se fazer digno de confiança ao falar, e ter a atenção sincera voltada ao assunto em pauta, antes prime pela discrição, depois a eloqüência, pois a indiscrição trairá seus propósitos por mais eloqüente que seja. Se ao falar, sua intenção for de agradar e causar boa impressão a alguém, esqueça de se referir à sua pessoa em primeiro lugar, de mais ênfase á ela, e seu êxito será maior. A melhor maneira existente para uma comunicação proveitosa, é a arte do bem escrever, pois aí não estaremos nos incorrendo aos riscos de uma improvisação, haja visto todas as condições necessárias para se refletir antes de cada sílaba escrita. A arte de se escutar supera de longe a de falar, mas mesmo sabendo que, na maioria das vezes, calar-se é melhor que falar, não leve isto totalmente ao pé da letra, pois os dois extremos também são péssimos. A palavra pode ser traiçoeira, pois muitas vezes, mesmo falando bem, mas com exemplos de conduta contrários a aquilo que se diz, nunca seríamos ouvidos com seriedade, e falando alem do necessário porem, estaremos expostos a deixar bem claro que nada teríamos a dizer.

 "Arrependemo-nos raramente de falar pouco, e muito frequentemente de falar demais: máxima usada e trivial, que todo o mundo sabe e que ninguém pratica."
 (Jean de La Bruyère)

“Mesmo estando sempre falando “aos quatro cantos”, isto não quer dizer que estamos acrescentando alguma coisa alem de ruídos e inconveniências”.
 (Ivan Teorilang)

 “Os que mais falam geralmente são os que menos dizem, pois são estes os mesmos que menos ouvem”, (Ivan Teorilang)

FALSIDADE
 (Ivan Teorilang)

 A falsidade é apresentada por diversas facetas. Ela pode ter inicio na maldade, passando pela ingenuidade e até chegar à bondade, dependendo das circunstâncias onde é usada. Infelizmente, na maioria das vezes, ela é empregada de maneira maldosa, causando com isto, danos às vítimas envolvidas neste processo. Existe a falsidade ingênua na criança, ao usar de choro para se conseguir alguma coisa, e a boa falsidade, usada para se agradar alguém com as melhores intenções, como por exemplo, a um doente, fazendo-o pensar que o seu mal não chega a ser tão sério quanto lhe parece, a uma mãe ou pai, ao telefone, dizendo que tudo esta bem com ele, para não os preocupar com seus problemas, etc. Dizem alguns pensadores que a verdade, diferentemente da falsidade, só tem uma maneira de ser. Porem, não querendo me fazer o dono da verdade, para mim ela também passa por um processo diversificado. Quase sempre, existe mais que uma resposta para a mesma pergunta, haja visto os diversos ângulos considerados. Portanto não devemos chamar ninguém de falso antes de nos certificarmos do motivo que desta acusação. A cautela é a melhor defesa contra a falsidade. Antes de se abrir a porta para um possível amigo, use esta defesa com discernimento, e a verdadeira face se mostrará. Um amigo falso é um inimigo adotado, ele poderá estar vestido como um anjo, mas se portar como um demônio. Ele é pior que um animal selvagem, pois do animal sabemos o que esperar, o que nos dá uma chance de defesa. Agora já o falso, do alto de sua traiçoeira covardia, aliada ao inesperado, tiram-nos a ação e nos deixam fadados aos prejuízos morais, materiais e até feridos no fundo da alma, pela decepção. Se vítima de alguma falsidade restara-lhe resignar-se, ao saber que tudo que é falso dura pouco, e suas virtudes se restaurarão gloriosas, ao passo que o hipócrita, já declarado e conhecido de todos, continuará a cavando a própria sepultura. A hipocrisia, irmã gêmea da falsidade é inerente a aqueles que vivem de palavras bonitas, ditas aos quatro cantos, mas que, na hora da verdadeira ação na aplicação destas palavras, pecam pela omissão. Uma política de vida invejável nota-se naquele que consegue ser autentico consigo mesmo, e com os demais, pois este ainda traz para si o reconhecimento de outra virtude muito importante, o caráter.

 "O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha."
 (Benjamin Franklin)

“A cautela é a melhor defesa contra a falsidade. Antes de se abrir a porta para um possível amigo, use esta defesa, e a verdadeira face se mostrará”.
 (Ivan Teorilang)

“Um amigo falso é um inimigo adotado, ele poderá estar vestido como um anjo, mas se portar como um demônio, é pior que um animal selvagem, pois do animal sabemos o que esperar, o que nos dá uma chance de defesa”.
 (Ivan Teorilang)

“Se vítima de alguma falsidade, restara-lhe resignar-se, ao saber que tudo que é falso dura pouco, e suas virtudes se restaurarão gloriosas, ao passo que o hipócrita continuará a cavando a própria sepultura”.
(Ivan Teorilang)

FAMA
 (Ivan Teorilang)

 Fama é aquele estado inebriante de ego exaltado que, nos dias de hoje, para muitos, passou a ser mais cobiçado que a própria fortuna. A busca frenética pelo anonimato, a qualquer custo, muitas vezes leva as pessoas à cegueira das virtudes, pois na ânsia deste objetivo, passam por cima do caráter e da dignidade, para buscarem apenas o prazer efêmero. Mal sabem estes, que a fama tanto pode enriquecer nossas contas bancarias e nossas almas, o que é mais difícil, como pode também destruir. Se este estado de espírito tão cobiçado fosse tão bom como se parece, não haveriam inúmeros casos de vítimas nos bastidores deste glamour, morrendo por overdose de drogas, no auge da fama, por depressões insuportáveis, e pela solidão no meio da multidão que gritam seu nome. A fama boa é aquela que vem sozinha, conseguida por ação de heroísmo ou por algum bem de vulto, dirigido a alguma comunidade ou a alguém. A maioria dos homens, portadores deste tipo de fama, não a conseguiu procurando-a ou desejando-a, mas sim de maneira espontânea, por reconhecimento público. O verdadeiro significado da fama deveria ser reconhecido analisando-se os meios usados para consegui-la, pois ninguém deveria ser considerado benemérito, sem o ser, nem heróico sem nenhuma bravura demonstrada. Se realmente queres se imortalizar pela fama, realize uma grande obra em beneficio da humanidade, seja o protagonista de uma invenção que beneficie a todos, ou ainda, escreva uma grande obra que, ao ser lida, irá aliviar as aflições e adversidades que a muitos habitam. Se a sede do reconhecimento para levar-te à conquista da fama, for realmente tudo o que de mais importante consideras em sua vida, mas sente faltar-lhe competência para qualquer obra de peso, doe seu corpo à medicina, e se imortalizará com os resultados conseqüentes. Não nos esqueçamos, pois, que fama não é sinônimo de supremacia, altivez e orgulho inflado, mas sim a satisfação especial do dever cumprido.

"A fama é para os homens como os cabelos, cresce depois da morte, quando já lhe é de pouca serventia."
 (Albert Einstein)

 “Fama é aquele estado inebriante de ego exaltado, que nos dias de hoje, para muitos, passou a ser mais cobiçado que a própria fortuna”.
 (Ivan Teorilang)

 “A busca frenética para sair do anonimato, a qualquer custo, leva as pessoas à cegueira das virtudes, pois na ânsia deste objetivo, passam por cima do caráter e da dignidade, para buscarem apenas o prazer efêmero”.
(Ivan Teorilang)



(Ivan Teorilang)

A fé alem de “mover montanhas”, ela é a responsável direta pela nossa harmonia neste planeta, pois se a perdermos nada mais restará para nos superarmos, quando frente a qualquer adversidade. Imaginar-se sem fé é o mesmo que voltarmos ao passado de nossa raça, onde não nos diferenciávamos dos outros animais. A fé nada mais é que uma força propulsora a alimentar nossa alma nos momentos mais difíceis e adversos de nossas vidas. Para ela tudo é possível, desde as doenças, teoricamente, incurável, até a superação de qualquer obstáculo que se opuser à nossa frente. Qualquer porta que nos depararmos, não nos será intransponível, pois teremos as chaves da fé, para escancará-la. Nossa fé em um Ser superior é o que nos diferenciam dos outros animais. Um grande contra censo se percebe quando nos deparamos com ateus e materialistas, que negam a existência Divina ao mesmo tempo em que acreditam em amuletos e superstições. Jamais deveríamos nos esquecer porem que, nem só de pura fé poderá ser presenteado com o sucesso, mas sim com grande empenho e determinação para colocar em prática este sentimento. Não encontramos fé procurando-a em lugar algum que não seja em nosso próprio coração, e ao percebermos isto teremos que estar sempre a fortalecendo, para afastarmos todos os nossos demônios. Se for portador de uma fé pouco convincente, abalada pelas adversidades que não conseguiste superar, ainda assim esta fé levará tua alma ao reino dos céus, haja visto a infinita bondade Divina, mas se sua fé for inatingível, mesmo frente a todos os percalços, esta fé é que atrairá o céu para tua alma. Não vos equivoqueis ao deixar que sua fé enfraqueça perante os maus exemplos de alguns padres, ou pastores, pois eles têm a mesma fragilidade nossa, isto é, também são humanos, embora sua função seja de dar o exemplo daquilo que pregam de melhor. Não trazermos a fé conosco, seriamos apenas uma casca sem árvore, um rio sem água, uma casa sem chão, ou um céu sem estrelas...

 “O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo.”
 (Hellen Keller)

 “Não trazermos a fé conosco, seríamos apenas uma casca sem árvore, um rio sem água, uma casa sem chão, um céu sem estrelas...”
 (Ivan Teorilang)

 “Qualquer porta que nos depararmos, não nos será intransponível, se tivermos as chaves da fé, para escancará-la”.
 (Ivan Teorilang)

FELICIDADE
 (Ivan Teorilang)

Felicidade, coisa que todos procuram, alguns a encontra, outros não, pois não sabem procura-la, alguns a tem e não sabem, outros a consegue e a perde com facilidade, e tem aqueles que lutam para consegui-la, mas quando a conseguem não sabe o que fazer com ela. Felicidade não é coisa que se consiga apenas com dinheiro e, principalmente, ela também não é o resultado da ação de se conseguir tudo que se quer. Quando achamos que tudo temos, perdemos a inspiração da procura e acabamos por sermos infelizes e deprimidos, pois o maior mal vem da abastança e não das necessidades. Não se encontra a felicidade apenas no usufruir de tudo que se tem, mas no empenho de se conseguir. O “realizar” é um dos maiores segredos para se chegar a uma satisfação plena. Normalmente não nos sentiremos felizes apenas nas grandes realizações, estas poderão até acontecerem, mas o simples conjunto de pequenas vitórias, com certeza nos será muito mais prazerosos. Isto se não cairmos na armadilha da ganância, que poderá nos escravizar ao querermos sempre mais. Às vezes ao limitarmos nossos desejos seremos mais felizes do que nos desdobrarmos para satisfazê-los. Uma coisa muito importante de se fazer é, ao desejarmos aquele bem, antes de corrermos atrás para consegui-lo, procurarmos ao nosso redor alguém que já o possua e ai analisarmos qual é a satisfação deste por já te conseguido. Felicidade é algo a se conquistar. Achamos equivocadamente, que felicidade é coisa que se procura como se fosse um objeto de valor a ser encontrado na lotérica da esquina, pode até ser, pois indiscutivelmente de posse de uma boa soma teremos mais chance de encontrá-la. Para isto devemos adquirir o difícil ato da administração, não só do dinheiro, mas da emoção envolvida, pois nem todos estão preparados para mudarem radicalmente de nível de vida, da noite para o dia. O mais importante com certeza, é descobrirmos que a felicidade, este sentimento tão desejado, está em nosso interior, cravado em nossa alma em estado dormente, o que precisamos fazer é desperta-lo. Ao procurarmos a felicidade no caminho errado, estamos perdendo um tempo precioso pelo esforço da volta, e aí o que se diria de um recomeço? A ociosidade a inanição e a preguiça são terríveis inimigos desse sentimento tão cobiçado. Não devemos cultivar em nós qualquer tipo de racismo ou discriminação, devemos sim é, sabiamente, evitarmos aqueles que estão sempre com o negativismo aguçado, causando desavenças onde quer que se encontrem. A única coisa que aproveitamos com a infelicidade, é descobrirmos quem realmente são nossos amigos, pois nas derrotas que a vida nos proporciona nem sempre eles estão lá para nos apoiar. Se nosso passado foi inglório deveremos exorcizar-nos dele o mais rápido possível. Este passado existe apenas para ser compreendido, e se só olharmos para o futuro seremos apenas simples visionários, o mais importante é o presente, pois será daí que iremos criar o amanhã que sonhamos. Felicidade, quase sempre, só é conseguida a dois, pois se não temos a quem compartilhar, ela perde a razão de ser. Ela é uma satisfação que se expande ao ser vivida a dois, e se neste relacionamento o amor falar mais alto, aí então a felicidade se completará, pois felicidade, só se consegue realmente, quando sentimos prazer em fazer os outros felizes. De posse deste sentimento, percebemos que sentimos um bem maior na ação de doar do que na de receber, e isto não é tão difícil como se poderia se imaginar. Podemos começar com um simples sorriso espontâneo vindo do fundo da alma. Este ato singelo desconcerta e contagia até os mais irados e revoltados com a vida. Para nos tornarmos felizes, o mais importante não é o tempo que levamos para chegarmos lá, e nem a falta de obstáculos a serem vencidos, mas sim a superação sábia dos inevitáveis reveses que irão aparecer nesta jornada. Não seremos felizes apenas pelo simples fato de vivermos, mas sim de sabermos viver, pois tem até quem confunda viver com existir, o que são duas condições totalmente diferentes.

 “Alegria, felicidade momentânea, um refrigério ao espírito. Felicidade, alegria duradoura, um estágio elevado da alma”.
(Ivan Teorilang)

 “Muito maior, mais pleno e prazeroso será o sentimento da felicidade, quanto mais difícil for sua conquista”. (Ivan Teorilang)

“Às vezes ao limitarmos nossos desejos seremos mais felizes do que nos desdobrarmos para satisfazê-los”. (Ivan Teorilang)

 “A felicidade esta em deixarmos de reclamar por aquilo que não conseguimos ter, e passarmos a valorizar aquilo que não perdemos”.
 (Ivan Teorilang)

FOME
 (Ivan Teorilang)

Da-se o nome de fome, ao apelo fisiológico de nosso corpo frente à necessidade de alimentar-se para reforçar as atividades vitais à vida. Porem apesar da fome abater-se sobre uma população de mais de oitocentos e cinqüenta mil pessoas no mundo, usa-se muito esta palavra no sentido figurado, para referir-se à falta de outros elementos como, fome do saber, da justiça, de amizade, do amor, etc. Se bem analisarmos chegaremos à conclusão que, as maiores necessidades de um ser humano é fome e o amor, tudo gira em torno delas. Para a fome não existem alternativas, ou se alimenta ou se morre, ela tem que ser saciada a qualquer custo. E é o amor, este sentimento maior, inerentes à nossa raça, o alimento básico de nossa alma. Esta fome concreta, fisiológica, que assola grande parte da humanidade, deveria ser um problema a se resolver com prioridade, pela união dos dirigentes do mundo inteiro. Não deveriam acontecer os dois extremos, enquanto alguns morrem até de indigestão pelo excesso, outros absurdamente, morrem de fome. Enquanto milhares lutam por alimentação, outros tantos fazem regimes para se emagrecer. A gula, um dos pecados capitais, só é possível de acontecer quando a fome termina, e passamos ao exagero. Esta e outras formas de desperdício é um dos maiores contra-sensos percebidos no mundo. Enquanto Deus preenche os espaços da alma com esperança e fé, os líderes de todo o mundo, tiram-lhes a dignidade e a expectativa de vida com a famigerada fome, ao permitir que os mais necessitados sejam ignorados, priorizando apenas aquilo que lhes tragam lucros. Uma guerra que deveria fazer-se mais necessária, indiscutivelmente, não é aquela que se trava por interesses políticos de engrandecimentos fúteis, e nem aquela que se derrama sangue de inocentes, mas sim a guerra pelo combate à fome e a exclusão social no mundo. Com a fome de muitos, condena-se a opulência e a omissão de outros. São estes os maiores responsáveis por esta situação que a muitos acometem. Para que este mundo fosse realmente humano, que é o termo como gostamos de sermos conhecidos, nem se deveria esperar que um mendigo, em sua humildade, batesse à nossa porta, mas sim irmos ao encontro deles, colaborando com suas necessidades mais básicas, alem do apoio moral. Se para “a boa fome, não há mal pão”, o que se diria se ela fosse enriquecida de solidariedade com espontaneidade?

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."
(Nelson Mandela)

“Enquanto Deus preenche os espaços de nossa alma com esperança e fé, os líderes de todo o mundo, tiram-lhes a dignidade e a expectativa com a fome”.
 (Ivan Teorilang)

“Com a fome de muitos, condena-se a opulência e a omissão de outros”.
 (Ivan Teorilang)

 FORÇA
(Ivan Teorilang)

Qualquer causa capaz de produzir ou acelerar movimentos, oferecer resistência aos deslocamentos ou deformar os corpos, damos o nome de força. Porem infelizmente, para nós humanos, o que move o mundo é a força de interesses. O fator força é determinante numa situação de justiça, pois justiça sem força ou a força sem justiça, é pior que nada, haja visto o crescimento da impunidade. A força nem sempre se origina de vitalidade física, é a vontade indômita que a rege. Percebe-se possuidor de grande força de controle, aquele que consegue se dominar frente às injustiças e a ira por elas geradas, pois o contrário a isto, seria uma agravação naquela situação, podendo levar às conseqüências desastrosas. Discernimento, paciência e tempo, serão sábios conselheiros para um ânimo exaltado, pois unidos, tornam-se mais fortes. Aparentemente, o que poderia diferenciar um ser humano do outro, seria a força de um ou a fraqueza de outro, a bondade de um ou a maldade do outro, o pobre de espírito e o iluminado pelas virtudes. Porem tudo isto junto não passa de uma definição nossa, pois somos um pouco disto tudo. O que realmente importa é o amor que faz constante os bons sentimentos gerando felicidade. Com amor se adquire a força do bom pensamento. Esta é a força que rege o universo, pois se trocarmos amor por avareza, egoísmo, covardia, racismo e descriminações, não seremos nada, força alguma estará à nossa disposição. Não vos equivoqueis, pois nem toda força é virtuosa. Ignorante e perversa é a força da ambição desmedida, a famigerada força das armas, a força do mau pensamento, da calúnia e difamação, e por aí vai. Sábio aquele que cultiva juntos, a sabedoria e o domínio de sua força, pois sabe que quanto menos força usar, mais forte ela se tornará, e quando realmente for ela a única solução, ele a terá em sua plenitude. Se te acha incompetente e sem forças para realizar aquilo que almejas, você poderá adquirir força, coragem e confiança, com o simples ato de encarar de frente aquele receio que te atormenta. Se no pior das hipóteses não der certo, já estará mais sábio com esta experiência adquirida. Ao enfrentar seus obstáculos, acabarás por perceber que eles não tinham nem metade da força que davas a ele. Um ato heróico é o resultado obtido por aquele cuja força o induziu a perseverar frente tantas adversidades. Não é a força do gotejar da água que fura a pedra, mas sim a persistência incansável desta ação. Tua força poderá aumentar bastante, basta unir-se a outras e assim realizar, o antes irrealizável.

"Espero que a nossa sabedoria cresça com a nossa força, e que nos ensine que quanto menos usamos nossa força, maior ela será."
 (Thomas Jefferson)

“Não é a força do gotejar da água que fura a pedra, mas sim a persistência incansável desta ação”.
(Ivan Teorilang)

“Um ato heróico é o resultado obtido por aquele, cuja força de vontade, o induziu a perseverar frente tantas adversidades”.
 (Ivan Teorilang)

 FUTURO
 (Ivan Teorilang)

Chamamos de futuro, a algo que ainda irá acontecer, é aquele intervalo de tempo a partir do presente que muitas vezes esperamos ansiosos que nossas previsões se concretizem. O futuro esta sempre começando no mesmo instante em que o presente vai se tornando passado. O limiar do espaço no tempo é tão tênue que praticamente não existe o presente absoluto. Não se lamente de um passado inglório e às vezes até vergonhoso, pois se descortina à sua frente um futuro totalmente bruto, lapide-o com as ferramentas de sua experiência adquirida. Dê muita importância ao futuro, pois construirás para ele sua ultima morada, e esta morada poderá ser sólida ao abrigar sua família, como também poderá ser frágil colocando-te na condição de derrotado e logo esquecido. Você poderá também, com pessimismo, achá-lo inalcançável, ou com atitude, agradecer por uma nova oportunidade. Que tipo de vida teríamos ao vivermos lamentando nosso passado, e ainda nos martirizarmos pela falta de sorte de um futuro que ainda nem conhecemos? O futuro jamais deveria servir apenas de desculpas, para não realizarmos aquilo hoje, pois nem sabemos que destino nos é reservado para o amanhã. Desta forma a coisa mais errada a se fazer seria, no amanhã, deixarmos para o depois de amanhã o que já deveríamos ter realizado antes de ontem. Porem se pensarmos muito apenas no futuro, menosprezando o presente, este futuro chegará rápido demais sem termos tido tempo para programar alguma coisa, para recebê-lo. Se ”o futuro só a Deus pertence”, o passado passa a ser o melhor vidente da história da humanidade, pois é lá que se encontra a maior fonte de pesquisa para se programar o futuro. Sábio é aquele que consegue administrar seu presente, depois de já ter zerado seu passado e esta programando seu futuro. Enquanto o pessimista vive a se lamentar por seu passado, e a temer seu futuro, o otimista considera o melhor da vida, todos os tempos juntos.

 "O futuro têm muitos nomes. Para os incapazes o inalcançável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade."
 (Victor Hugo)

“Não se lamente de um passado inglório e às vezes até vergonhoso, pois se descortina à sua frente um futuro totalmente bruto, lapide-o com as ferramentas de todas as experiências adquiridas”.
(Ivan Teorilang)

 “Dê muita importância ao futuro, pois construirás nele sua ultima morada, e esta morada poderá ser sólida e te levar ao paraíso, como também poderá ser frágil e sucumbir-se às profundezas”.
 (Ivan Teorilang)

 “Porem, se pensarmos muito apenas no futuro, menosprezando o presente, este futuro será inglório, pois é a partir do presente que ele será construído”.
(Ivan Teorilang)

GENEROSIDADE
 (Ivan Teorilang)

A generosidade é uma virtude que se apresenta quando acrescentamos algo benéfico a algum necessitado, geralmente de maneira espontânea e desprovida de outras intenções, que não aquela da solidariedade. Generosidade é algo tão importante e escasso hoje em dia, que sua falta está ligada diretamente com o crescente aumento de suicídios, pessoas alienadas lotando manicômios, considerável aumento no número de delinqüentes de primeiro delito ou mais, e por ai vai. Tudo isto poderia, de alguma forma, ser atenuado se a generosidade se fizesse presentes neste meio onde ela mais seria necessária. Ao vivermos nossos conflitos presentes no dia a dia, cada vez mais freqüentes, alem de não termos ninguém para dividirmos, nos aconselharmos, ou nos ampararmos, ainda sofremos mais com a incompreensão, a discriminação e indiferença, o que nos levam a cometer ações desesperadas. Uma palavra amiga e generosa presente, reduziria muita esta triste incidência. Ao falarmos com os outros de maneira sempre prestativa e simpática, ajudaria bastante a aliviar o conflito que a outra esta vivendo e às vezes nem sabemos. Quando nos dirigirmos à pessoa ao nosso lado deveremos fazê-lo com o discernimento necessário para que estas palavras não sejam piores do que nosso silencio. Teremos mais êxito ao ajudar as pessoas, sempre respeitando suas limitações dentro do próprio ambiente em que ela foi criada, evitando conflitos por atos que fogem a um mútuo conhecimento. Quando nos relacionamos com pessoas que podem nos tirar do sério devido às rudezas de suas palavras e atitudes, deveremos fazê-lo de maneira polida, sem nos alterarmos em momento algum, para evitarmos maiores conflitos. Ao solidarizarmo-nos com os menos favorecidos, oferecendo a ele algum donativo, devemos fazê-lo de maneira voluntária, de preferência com o que temos e não com o que poderia nos sobrar, pois desta forma nos sentiremos melhores a cada dia. Vivermos em função dos outros, muitas vezes será mais prazeroso do que vivermos egoistamente apenas para nós mesmos. Uma coisa é certa, a satisfação de sermos úteis aos outros, nos trará mais beneficio do que poderemos dar, pois esta é uma das fórmulas para nos levar à tão almejada felicidade. Não há ser humano que ao exercer esta condição, não se sinta feliz ao ver a felicidade que causou a alguém. Quando mais passarmos a viver no egoísmo, ignorando nosso semelhante, mais dificultamos nossa capacidade de nos tornarmos felizes, pois sempre que desinteressadamente, fizermos o bem, ele voltara para nós, porem se fizermos o mal, este também nos será devolvido. Se não temos como dar algum bem material, poderemos ao menos ser gentis nos solidarizando a eles com palavras de conforto e de esperança.

“Quem não serve para servir não serve para viver.”
(M.Teresa de Calcutá).

 “A satisfação de sermos úteis aos outros, nos trará mais benefícios do que podemos dar”.
 (Ivan Teorilang)

“Ao solidarizarmo-nos com os menos favorecidos, oferecendo a eles alguma ajuda, devemos fazê-lo de maneira voluntária, com o que temos e não com o que nos sobra, pois desta forma nos sentiremos melhores a cada dia”.
 (Ivan Teorilang)

GÊNIOS
 (Ivan Teorilang)

 Considera-se gênio, aquele com capacidade mental invejável, possuidor de um intelecto acima do normal, ou criatividade incomum aos outros. Apesar de tanta genialidade, paradoxalmente os loucos são os que mais se identificam com um gênio, pois até hoje não existiu nenhum gênio, que não trouxesse em si alguma coisa de louco. Ele ainda tem em comum a liberdade, pois nunca estão preocupados com a leiga opinião alheia, e nunca estão querendo tentar agradar a todos. Um gênio pode ter diversos descendentes, porem para chamar de filho, além destes, suas obras também serão consideradas como tais. As diferenças percebidas entre um gênio e um humano comum, dado suas peculiaridades irrelevantes, não são tão evidentes assim, pois muitos deles só conseguiram seu reconhecimento depois de sua morte. Haja visto que a incompreensão é para os gênios o lado mais triste de suas vidas. O que não quer dizer que todos os incompreendidos são gênios. Existem pessoas talentosas que equivocadamente são interpretadas como gênios, porem estes não possuem a profundidade de conhecimentos necessários para concluírem algum projeto mais complexo. O talentoso se limita a fazer o que pode, ao passo que o gênio vai mais alem. Porem dentro deste raciocino poderíamos até dizer que o melhor gênio é aquele que também tem o talento como virtude. Um gênio está sempre em evolução, pois sua engrenagem cerebral é espontânea, esta sempre querendo entender o como e o porquê de tudo.

 "O fato de que muitos riram de alguns gênios não implica que todos de quem se riem são gênios. Riram de Colombo, de Fulton, e dos irmãos Wright. Mas riram também de Bozo, o palhaço."
 (Carl Sagan)

“As diferenças percebidas entre um gênio e um humano comum, dado suas peculiaridades irrelevantes, não são tão evidentes assim, pois muitos deles só conseguiram seu reconhecimento depois de sua morte”.
 (Ivan Teorilang)

“Um gênio esta sempre em evolução, pois sua atividade cerebral incomum é espontânea, ele nunca aceita nada passivamente, esta sempre querendo entender o como e o porquê de tudo”.
 (Ivan Teorilang)

GLÓRIA
 (Ivan Teorilang)

A glória é o melhor resultado obtido depois de uma batalha, ou por aquele empreendimento concluído depois de tanto empenho. Se a seu ver, te encontras numa situação de glória, antes que dela se deleite, cuide para que este desfrute seja moderado, pois qualquer ato de engrandecimento e demonstração de superioridade irá tirar-lhe o brilho. Analise o fato profundamente para estar certo desta glória, pois poderás facilmente cair no ridículo, caso se equivoque numa comemoração antecipada. Pelo sim ou pelo não, adote sempre a virtude da modéstia, pois se merecedor desta glória, poderás contar com o reconhecimento e a admiração espontânea, daqueles que realmente serão os legítimos responsáveis por seu engrandecimento, e é ai que se irá configurar uma glória legítima. Uma glória repentina e sem esforço, desaparecerá tão rapidamente quanto chegou, pois neste caso o fator sorte foi o maior responsável, e qualquer um naquele mesmo momento e no mesmo lugar, poderia ter tido esta mesma oportunidade. A glória em sua mais simples versão, percebe-se naquele que, usando de humildade, reconhece e reparar seus próprios erros, pois ela não reside no fato de nunca ter errado, mas de levantar-se a cada equívoco e continuar acreditando sempre, após cada adversidade. A glória habita também, e geralmente sem ser percebida, aquele que conseguiu uma popularidade espontânea, por seus princípios virtuosos, sempre á disposição dos menos favorecidos. A glória poderá até ser efêmera, mas estaremos vivendo muito mais intensamente, nos arriscando às grandes conquistas, mesmo expostos às derrotas, do que morrermos na obscuridade da inércia, de onde nunca teríamos como saborear o doce paladar de, pelo menos, termos chegado tão perto. O princípio do caminho que te levará às honrarias da glória se reconhecerá com o uso indiscriminado da integridade, coisa escassa hoje em dia, seguindo-se com a posse de outras virtudes como, despretensão, desprendimento, ação, caráter, dignidade e humildade.

"A glória é como o círculo na água; nunca cessa de se dilatar até que, à força de se expandir, se perde no nada."
 (William Shakespeare)

“Se a seu ver, te encontras numa situação de glória, antes que dela se deleite, cuide para que este desfrute seja moderado, pois qualquer ato de engrandecimento e demonstração de superioridade irá tirar-lhe o brilho e a importância”.
 (Ivan Teorilang)

“A glória em sua mais simples versão, percebe-se naquele que, usando de humildade, consegue reconhecer e reparar seus próprios erros, pois ela não reside no fato de nunca ter errado, mas de levantar-se frente o equívoco e continuar acreditando sempre, após cada adversidade”.
 (Ivan Teorilang)

 “A glória poderá até ser efêmera, mas estaremos vivendo muito mais intensamente, nos arriscando às grandes conquistas, mesmo expostos às derrotas, do que morrermos na obscuridade da inércia, de onde nunca teríamos como saborear o doce paladar de, pelo menos, termos chegado tão perto”.
(Ivan Teorilang)

GOVERNAR
(Ivan Teorilang)

Governar, tamanha responsabilidade para raríssimos competentes. Temos universidades para todas as especialidades, as quais mesmo depois de anos a fio para sua conclusão, teremos que fazer, pós-graduação, estágios e ainda nos humilharmos às portas das empresas para conseguirmos uma vaga, onde só se aceita candidatos com anos de experiências. Mesmo preenchendo todos os requisitos, ainda nos é pedido antecedentes criminais, para concluirmos todas as exigências. Isto tudo para nos contentarmos com aquele salário minúsculo. Contudo, o maior paradoxo se observa, quando frente a todo este preparo e conhecimentos e todas as exigências para um simples emprego, quando do outro lado, para se candidatar a governar um povo, nem faculdade específica existe para ser cursada e, caso fosse necessário antecedentes criminais, praticamente não se haveriam candidatos à altura. Existem candidatos que nem a si próprios conseguem governar, pois nem em seu próprio lar existe harmonia. E mesmo assim, estão lá discursando palavras escolhidas à dedo, normalmente escritas por outros, prometendo o impossível de ser realizado, dada sua total falta de competência. O que se dizer de candidatos a governador para cargos, de maiores ou menores importâncias, que gastam em sua campanha o equivalente a dez vezes ou mais, o que iriam ganhar com seus salários até o término de sua gestão? Altruísmo? Desprendimento, como eles gostam de ser reconhecidos? Ou a necessidade mórbida do enriquecimento precoce à custa do poder? Governar, é ter o domínio do discernimento ao saber superar as inevitáveis adversidades, é ter uma estratégia para tentar agradar amigos e inimigos, pensamentos e obras voltadas para os governados, ser visionário, mas com ação, e transparência acima de tudo. Mesmo para aquele talhado para exercer tal função, dificilmente conseguirá reunir tantas virtudes, e ainda agradar á todos ao mesmo tempo. Para se ter um relacionamento impecável humanamente possível, junto a seu povo, alem do idealismo com ação, é necessário dominar a arte e a ciência da diplomacia que todo o governo deveria ter.

"Nenhum homem é bom o bastante para governar os outros sem seu consentimento."
 (Abraham Lincoln)

“O maior paradoxo se observa, quando frente à necessidade de tantos conhecimentos e tantas exigências para um simples emprego, quando do outro lado, para se candidatar a governar um povo, nem faculdade específica existe para ser cursada e, caso fosse necessário antecedentes criminais, praticamente não se haveriam candidatos à altura”.
 (Ivan Teorilang)

“Para se ter um relacionamento humanamente possível, junto a seu povo, alem do idealismo com ação, é necessário dominar a arte e a ciência da diplomacia imparcial, que todo o governo deveria ter”.
(Ivan Teorilang)

 GUERRA
 (Ivan Teorilang)

Guerra luta armada, ou qualquer conflito de grande vulto. Diz-se também, no sentido figurado, toda disputa a alguma posição ou reivindicação acirrada a alguma coisa. A guerra armada é sempre uma derrota para ambos os lados, pois nada se justificada tantas mortes em conseqüência delas. A guerra é um massacre de opositores que nem se conhecem, com um idealismo nem sempre presentes, pois lutam convocados por lei, geralmente para defenderem interesses econômicos, dos quais nunca serão beneficiados. Aqueles que desejam a guerra inspirados por sentimentos de vinganças, é por que nunca estiveram lá, jamais viveram aquela barbárie, onde seu amigo tomba a seu lado totalmente desfigurado, e seus próprios ferimentos que se não o matar de repente pelo impacto fatal, o matará agonizando aos poucos. Quando os grandes se decidem pela guerra, quem irá morrer serão os pequenos, subjugados á força. Sábios se tornam aqueles sobreviventes a estes famigerados holocaustos, quando deixam de valorizarem até uma guerra ganha, para divulgarem uma paz, mesmo relativa, pois à uma guerra injusta, melhor uma paz injusta, se é que se pode existir esta categoria de paz. Se a guerra é uma criação da mente humana, porque não se usar mais esta mente para criar o que realmente é mais importante, sagrado e desejado, a paz? Em tempo de paz a vida segue seu curso normal, os pais morrem pela idade, ao passo que em guerra acontece o inverso, pois é o filho a ser sepultado dolorosamente pelos pais. No ensino, equivocadamente faz nascer a inspiração à guerra, pois ao invés de se ensinar os caminhos da paz, exortam-se as guerras sem deixarem bem claro os horrores dela. Nos bancos de escola, antes de se glorificar nossos heróis do passado por seus feitos em guerra, se deveria dar muito mais ênfase ao aprendizado da diplomacia, pois é a partir daí que guerras seriam ganhas, sem nenhum derramamento de sangue inocente. Infelizmente nossa realidade mostra outra coisa, pois na busca da paz, o que se faz é um contínuo exercício de preparação para a guerra. Mal sabem os senhores responsáveis por tal atitude, que não podemos evitar a guerra preparando-se para ela, mas sim priorizarmos nossas técnicas embasadas numa diplomacia evoluída, para a construção definitiva da paz.

“As guerras surgem porque não há compreensão do lado humano das pessoas. Ao invés de conferências e encontros políticos, por que não convocar as famílias a fazerem um piquenique para que se conheçam mutuamente, enquanto suas crianças brincam juntas?”
 (Dalai Lama)

 "Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus."
(Albert Einstein)

 “Nos bancos de escola, antes de se glorificar nossos heróis do passado por seus feitos em guerra, se deveria dar muito mais ênfase, ao aprendizado da diplomacia, pois é a partir daí que guerras seriam ganhas, sem nenhum derramamento de sangue inocente”.
 (Ivan Teorilang)

 “Não podemos evitar a guerra nos preparando para ela, mas sim priorizando nossas técnicas embasadas numa diplomacia evoluída, para a construção definitiva da paz”.
 (Ivan Teorilang)


 “A guerra é um massacre de opositores que nem se conhecem, com um idealismo nem sempre concreto, pois lutam convocados por lei, geralmente para defenderem interesses econômicos, dos quais nunca serão beneficiados”.
 (Ivan Teorilang)

“Ao contar-se os mortos de ambos os lados, num campo de confronto, percebeu-se claramente que não existiram batalhas ganhas, o que existiu realmente foi a ilusão da vitória”.
 (Ivan Teorilang)

“Às vezes enfrentamos batalhas já fadadas à derrota, cabe ao nosso poder de discernimento, saber se esquivar destas armadilhas que as vezes a vida nos prepara.
(Ivan Teorilang)

 HIPOCRISIA
(Ivan Teorilang)

O ato de se fazer dono de um sentimento louvável, que não se tem, a falsa devoção e a impostura, são características que definem a hipocrisia. Ela esta presente entre todos nós, quer concordemos ou não. Existe porem, hipocrisias benéficas e hipocrisias maldosas. Que nome daríamos ao fato de sermos gentis com um desconhecido, sem que este ato fosse nos fazer mais simpático a eles, se nunca mais viéssemos a vê-lo. Por outro lado, que nome daríamos a aquele falso gesto de misericórdia, quando frente a uma situação de desgraça alheia, por um acidente, onde o acidentado, se esvaindo em sangue necessita de nosso socorro, e só ficamos ali olhando, mostrando perplexidade sem manifestarmos nenhuma ação de socorro? A hipocrisia impera triunfante, levando fama de bons aos falsos moralistas e idealistas, e vitimando com difamações e inveja, as virtudes verdadeiras de outros. A hipocrisia mais difícil de ser aceita, e que nem por isto, passa a ser rara, é o simples acontecimento de uma traição conjugal, onde no mesmo dia se diziam apaixonados. Todos os nossos valores são de certa forma, uma hipocrisia deslavada, pois já não vivemos nossos próprios sentimentos, mas sim aqueles que copiamos no dia a dia, da TV, dos cinemas e Internet. Vivemos apenas certa realidade naquilo que nos é prazeroso, mas mesmo assim ainda somos vítimas de hipócritas, que estão sempre nos confortando de alguma forma, apenas por pura conveniência, e quando isto nos vem à tona, a decepção nos mortifica a alma. Este sentimento está tão enraigado em nosso ser, que aprendemos a conviver com ele como se fosse o mais certo a fazer. Quando nos damos conta disto, percebemos que o mais hipócrita seria nos acharmos capazes de nos isentarmos da hipocrisia. Se “a hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude” como interpretou F. de La Rochefoucauld, então o que foi feito da virtude? Eu como o cristão que sou, particularmente, usando da hipocrisia ou não, prefiro pensar que as duas coisas ainda coexistam, pois de outra forma, seria como não acreditar na própria existência Divina. Aperfeiçoando esta linha de raciocínio porem, chego a entender que, maior prejuízo nos trazem aqueles reconhecidamente ruins em suas atitudes e obras, do que os hipócritas que nos agradam e bajulam. Se não ser hipócrita faz aflorar nossos mais obscuros sentimentos, o altruísmo passa a ser um dos mais saudáveis gestos da hipocrisia.

"É mais fácil separar a água do vinho que a hipocrisia da verdade no julgamento das ações humanas."
 (Carlos Malheiro Dias)

“A hipocrisia impera triunfante, levando fama de bons aos falsos moralistas, e vitimando com difamações e inveja as virtudes verdadeiras de outros”.
 (Ivan Teorilang)

 “A hipocrisia está tão enraigada em nosso ser, que aprendemos a conviver com ela como se fosse o mais certo a fazer. Quando nos damos conta disto, percebemos que o mais hipócrita seria nos acharmos capazes de nos isentarmos da hipocrisia”.
(Ivan Teorilang)

HUMANIDADE
(Ivan Teorilang)

Seríamos humanos, no sentido real da palavra?
Deveríamos aproveitar mais esta nossa curta estadia nesta fase de nossa existência que chamamos de vida, para que, quando partirmos desta, esta passagem não tenha sido em vão. Você, crente de uma nova existência após sua passagem por aqui, existência esta embasada numa teoria divina e sacramentada pela fé em toda sua plenitude, já estarás cônscio da grandeza que te espera.
Mesmo você, que não acredita em nada além desta vida, também poderá se imortalizar, basta que faça desta sua estadia por aqui um exemplo, pois será desta forma que irá se perpetuar na memória daqueles que contigo conviveram, e em casos especiais, poderás até se imortalizar perante o mundo e por décadas ou séculos, dependendo da magnitude daquilo pelo qual tenha sido reconhecido em vida.

Então, qual destes caminhos pretende trilhar? O simples anonimato, sem ter tido nada a acrescentar, mas também nada a te incriminar, o que já seria, de certa forma, reconfortante para sua memória, ou uma vida atribulada, onde nenhuma virtude se tenha instaurado, muito pelo contrário, tudo fizeste para que seus atos fossem recriminados e odiados por muitos? Ou, como terceira e benéfica escolha, se desdobrar a favor de seus semelhantes, não apenas se apiedando, mas acudindo. Não apenas se revoltando por ações alheias, mas procurando outras opções benéficas para substituir aquela. Não apenas dando créditos àqueles que vão às ruas defender direitos dos quais você também será beneficiado, mas indo à luta com eles. Não apenas disfarçando tua irritação quando dentro de um ônibus lotado, ao lado de uma mãe em pé com uma criança aos berros, mas fazendo pelo menos o mínimo para tentar mudar aquele quadro oferecendo seu lugar e se solidarizando com ela. Não apenas deixando de se irritar quando numa fila grande e cansativa estiver, mas oferecendo seu lugar àquela pessoa idosa ou com alguma dificuldade de locomoção. Não apenas escrevendo aqui todas estas ações para serem colocadas em prática por todos, mas exercendo todas ou parte delas, pois é fácil apontar o dedo àquilo que achamos errado, quando o certo seria assumirmos tal obrigação de fato.            

HUMILDADE
 (Ivan Teorilang)

Humildade não é só o que nos faz simpáticos, compreensivos, agradáveis, ponderados, confiáveis, amigos, sinceros, mas tudo isto ao mesmo tempo e de maneira tão cristalina que não deixa dúvidas quanto à sua legitimidade. Os falsos humildes podem até enganar por algum tempo levados a alguma conveniência, mas são logo desmascarados, pois só o humilde tem luz própria. O humilde, quando tem alguma sugestão ou opinião a dar, primeiro ouve os demais e depois o faz, de maneira suave sem se assoberbar, deixando bem claro ser apenas sua opinião a respeito da questão e não a única a ser considerada. Como é magnífico quando a humildade faz com que escutemos os outros de maneira desarmada de preconceito e descriminação, pois ela faz entender que, por mais que com eles não concordemos, isto não tira o direito de os expressarem á maneira deles. Não podemos nos esquecer que cada um de nós é único em nossa história de vida, por isto não deveremos ter nenhuma necessidade de sermos melhores e nem piores que ninguém. Muitos alem da ignorância que o acompanha, e a falta de capacidade e da instrução, sempre querem deixar bem claro a sua posição como a mais certa a ser considerada. A grandeza do humilde não são as vultosas realizações, mas sim as pequenas, com amor e satisfação; não em possuir a mediocridade da vingança, mas sim ser magnânimo ao perdoar; não é a arrogância de achar-se acima dos outros quando em comando, mas sim um amigo passando seus conhecimentos; não é a fraqueza de se saber inapto e limitado, mas uma fortaleza ao procurar outros caminhos sem se esmorecer; não é aquele que ao vencer na vida, fecha a porta do teu passado, mas sim aquele que conseguiu subir os degraus carregando consigo os que não conseguiriam; não é a arrogância de se achar superior por nunca teres tido uma derrota, mas sim, quando diante dela, saber se superar. Humildade é mais que apenas o oposto da ignorância, é a luz da sabedoria elevada.

 “O orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio.”
(Santo Agostinho)

 “Humildade é sinônimo de sabedoria, que é sinônimo de conhecimento, que é sinônimo de generosidade, que é sinônimo de maturidade que por sua vez é sinônimo de humildade”.
 (Ivan Teorilang)

 “Os falsos humildes podem até enganar por algum tempo, levados por alguma conveniência, mas são logo desmascarados, pois só o humilde tem luz própria”.
 (Ivan Teorilang)

IDÉIA
 (Ivan Teorilang)

 Idéia é a química que se desenvolve no cérebro a cada momento de inspiração, e este momento tem uma importância tão crucial que não deve nos pegar desprevenidos, pois ela pode surgir do nada e voltar para o nada. Quando frente a estes raros lampejos, devemos correr e coloca-los em prática antes que caiam no esquecimento, pois uma boa idéia perde todo o seu valor se não aproveitada. Nossa evolução tecnológica depende de boas idéias colocadas em prática, pois é ela que nos levam ao espaço com os astronautas, que nos levam á construção de supercomputadores os desenvolvimentos conseguidos pela química, informática e as grandes invenções. As idéias não colocadas em prática inibem nosso desenvolvimento, que se definha aos poucos nos levando á inércia do comodismo, pela decepção da não concepção. Quando uma boa idéia acontece e seu comodismo a desperdiça, você estará em dívida contigo e com a humanidade. A privação de uma boa idéia nos afetará muito mais que a privação do dinheiro. Para o nosso progresso, somente é importante aquilo que aperfeiçoamos ou fazemos de novo, o que já existe deixou de ser importante, pois já foi superado por outras idéias. O comodismo acontece sempre que achamos que o caminho para a realização é muito comprido, mas por mais longo que seja este percurso, ele acontece a partir do primeiro passo. Não devemos ignorar as idéias que vivemos em nossos sonhos de hoje, pois eles podem ser a realidade de amanhã. A imaginação nos leva à idéia, e quando nos deparamos com a falta de lógica para aquilo ser concebido, devemos deixar a lógica de lado e darmos mais importância à imaginação, com isso nossa mente vai se abrir suficientemente para aquela realização. Engana-se quem acha que nos dias de hoje as idéias estão se esgotando, devido á tantas que se proliferam por este mundo afora. Por mais que se inventem algo novo, mais isto terá necessidades de ser aperfeiçoado, e sempre quando surge uma nova e grande idéia, que á primeira vista seria difícil de ser concebida, ela surpreende seu idealizador por não saber como aquilo ainda não havia lhe ocorrido.

“Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias.”
(Victor Hugo)

 “Quando uma boa idéia acontecer e seu comodismo a desperdiçar, você estará em dívida contigo e com a humanidade”.
 (Ivan Teorilang)

“As idéias não colocadas em prática inibem nosso desenvolvimento, que se definha aos poucos nos levando á inércia do comodismo, pela decepção da não concepção”.
 (Ivan Teorilang

 IGNORÂNCIA
 (Ivan Teorilang)

A ignorância, é inimiga número um do progresso coletivo e do pessoal, é aquele que deixa de crer em algo só por não compreender e nada fazer para tomar ciência daquilo. Ela pode nascer com o tempo, devido o meio que vive ou simplesmente por herança devida ao comportamento de pais ausentes, omissos ou simplesmente ignorantes. A ignorância temporária pode ser fácil de ser sanada, ou crônica e incurável por persistência ao longo de uma vida. Quando se tem o dom eloguente da palavra, pode-se divulgar e disseminar ignorância, sugestionando pessoas, normalmente simplórias, causando a eles prejuízos materiais e espirituais irreversíveis. Graça à falta de malícias destes, estes tais divulgadores passa a ser aceitos até como gênios. Chega-se, em ultima instancia, como sempre acontece na história, a nos levar à guerra por causas torpes e irrelevantes, ou por questões de interesse econômicos e religiosos. Antigamente a ignorância levava pessoas a serem executadas simplesmente por não aceitarem aquilo que lhes eram imposto pelo fato de não partilharem da mesma opinião. Como já é de conhecimento dos grandes sábios, que quanto mais se aprende mais se chega à conclusão que quase nada aprendemos, imagine o tamanho da ignorância de um simples e pretensiosos leigo, engatinhando para o aprendizado, ao se achar o dono da verdade. Quanto mais falastrão, maior é a possibilidade de se estar pondo em prática sua grande ignorância, pois a humildade deixando de existir, com ela também se vai à sabedoria da serenidade, dando lugar à arrogância a vaidade ao orgulho e a prepotência. Deveríamos dizer, de maneira bem ponderada, somente aquilo que o nosso conhecimento alcançou, pois em nossa lucidez, nada nos irrita tanto quanto um ignorante tentando se impor. Quem não se instrui o suficiente será sempre subordinado, e nunca terá condição de se sentir senhor nem de si mesmo. Às vezes, a ignorância nos leva ao absurdo de dizer que, quem estuda demais fica alienado, quando na verdade, alienado pela adversidade, pode ficar quem menos se instruir para garantir um futuro mais cômodo para si e sua família. Um exemplo de ignorância crônica é aquele militante tão convicto que chega a ignorar por completo, sua própria ignorância, pois seu fanatismo é tão relevante a ponto de cegá-lo fazendo-o crer piamente no que diz. Ao se surpreender reconhecendo sua própria ignorância e fazer disto conhecimento público, na certa estará dando um grande passo para deixar de sê-lo.

“A ignorância é a raiz de todos os males”
 (Sócrates)

“Ao se surpreender reconhecendo sua própria ignorância por algum ato cometido, e fazer disto conhecimento público, na certa estará dando um grande passo para deixar de sê-lo”.
 (Ivan Teorilang)

“A ignorância temporária pode ser fácil de ser sanada, ou crônica e incurável por persistência ao longo de uma vida”.
(Ivan Teorilang)

“No reino da ignorância, saber fazer-se mudo, é o segredo para se alcançar longevidade e aguçar a sabedoria”.
(Ivan Teorilang)

 OBS. PARA MAIS TEXTOS CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário