Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...

Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...
(Teorilang)

Com falta de argumentos para se defender a presidente diz que é inocente.
Vamos fazer aqui algumas suposições, apenas para tentarmos entender um pouco a veracidade desta sua defesa com tanta veemência, ao ataque à sua “honra”.
Supondo-se que todos os juristas graduados, professores, catedráticos, doutores no assunto e conhecidos até fora do país por sua competência, estivessem dizendo mentiras, o que já seria inteiramente improvável, e que as tais “pedaladas fiscais” não fossem crimes de sua responsabilidade. Indo mais longe, vamos continuar supondo. Se ela não tivesse conhecimento das falcatruas da Petrobrás, a maior estatal do país que "ela dirige”, se ela não tivesse conhecimento nenhum da compra superfaturada da usina de Pasadena, nos EUA. Também, supondo-se que ela não tivesse nenhum conhecimento de todas as operações que deram origem ao nome de “Lava jato”, onde seus grandes amigos estão envolvidos. Suponhamos também que ela nada sabia das dezenas de obras superfaturadas por empreiteiras para beneficiar até sua própria campanha para ser eleita, entre outras acusações mais. Supondo-se também que ela achava que não estava mentindo em seus discursos para ser eleita. Que agora realmente ela acredita que ela é vítima e não ré quando usa em sua defesa a palavra “golpe”, sendo que golpe é o que a grande maioria do país acredita, e com todos os fundamentos possíveis, que foi o que ela deu no país.
Normalmente, quando tantas suposições ao mesmo tempo se fazem, por qualquer motivo polêmico, raramente as respostas poderiam ser totalmente negativas, dando, desta maneira, total razão ao motivo delas existirem.
Porém se tantas indagações surgiram dirigidas a uma só fonte ou pessoa, em questão a presidente, e magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente tal resposta tenha sido TOTALMENTE favorável a ela, que ela realmente nunca soube de nada, como já dizia seu antecessor, nunca participou de nada daquilo de que fora "suspeita" e que sua inocência realmente esta sendo ultrajada, então, PELO AMOR DE DEUS, esta funcionaria maior do Brasil é de uma incompetência monstruosa, e pessoas assim tornam-se um perigo àqueles que dela depende, tanto é que ela ao exercer um cargo tão vultuoso, levada à esta incompetência absurda, esta quebrando nosso país.
Será que tem alguém, a favor ou contra ela que duvida do fato de estarmos vivendo tantas crises e tanta recessão causada pelo próprio governo? Vai ter alguém para dizer que quem quebrou o Brasil não foi ela, mas sim seus assessores, como os ministros, os responsáveis por todas as pastas existentes. Ai só responderei com outra pergunta.
_ Quem foi que escolheu, de maneira conveniente pelas barganhas feitas, tais representantes para seu governo?
Esta ai mais um motivo que, seguindo o raciocínio acima, nos levará à simples percepção de sua má intenção ou à sua inimaginável inocência, o que a levará novamente ao patamar de incompetente mor.
Trocando todas estas divagações por fatos mais conhecidos e corriqueiros, eu pergunto para quem esta lendo esta mensagem de desabafo.
_Quando algum funcionário, mesmo reconhecidamente honesto, de uma grande empresa, começa a agir de maneira, pouco inteligente, e desta forma os lucros da empresa começa a cair cada vez mais, qual é a resposta do patrão à beira da falência para este funcionário?
_Com certeza sua demissão, ou até coisa pior.
E no caso da presidente do país, que esta quebrando, o que fazer com ela?
Então mesmo que, repetindo, “magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente ela seja inocente, porque mantê-la para ela acabar de vez com o resto que sobra do Brasil?
Uma ultima ressalva para não ser mal interpretado: Realmente acho que sua saída seja imprescindível, mas pelos severos motivos acima e nunca por acreditar em seu sucessor que, não deixa de ser “farinha do mesmo saco”
E deixo bem claro aqui minha posição: Sou totalmente favorável a uma nova eleição, mas com candidatos “fixa limpa” e competentes, de preferência de fora desta política viciada e imunda...
E deixo aqui, bem claro, para terminar:
_Ou ela realmente é umas da piores rés que nosso país já teve, ou absurdamente incompetente.
Isto dito, tanto para uma situação como para a outra, a única saída realmente é a concretização de seu impeachment, e de preferência a exoneração de toda aquela
cúpula bandida de Brasília...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

TEXTOS PARA REFLEXÃO DIVERSOS: DE CULPA ATÉ ERROS

CULPA
 (Ivan Teorilang)

Um sentimento de culpa, já é em si uma condenação brutal, mesmo em liberdade, pois se te acusarem e te condenarem á clausura, injustamente, só sofrerás pela injustiça praticada, pois sua consciência não o atormentará tanto quanto o peso implacável da própria culpa. Estamos vivendo momentos de caos, pois os valores morais têm se modificado tanto a cada dia, que aquilo que seria motivo de condenação por culpa, hoje é motivo de glória. Isto acontece muito na política, onde a impunidade alem de não condenar, ainda irá gerar maiores riquezas ilícitas, àquele político. Para aquela pessoa, onde em sua alma impera a ambição, a vitória irá servir de desculpa, pela ilegalidade dos meios adotados, para se chegar a ela. Se tiveres a boa intenção, de se redimir de suas culpas, deverás já começar por reconhecê-las. Terá, porem, que fazer isto logo, pois ninguém se livra dos castigos por algum ato culposo, poderá demorar, mas chegará sua vez de pagar. Quanto mais tempo passar, mas pesada irá se tornar sua culpa, pois aí terá também, como carrasco, sua própria consciência mais atormentada a cada dia. Seria uma imbecilidade, culpar o destino por seus fracassos, pois você é dono absoluto, de seu próprio destino, seria o mesmo que se auto-culpar. Aquele que retém cativo, o remorso das culpas, acumuladas, não poderá alcançar uma felicidade plena, ao contrario daquele cuja felicidade vive estampada no rosto, por fazer de suas virtudes e retidão sua razão de viver. Se queres manter em segredo, qualquer incidente que possa incriminá-lo, só o confie a um padre, para não ter que culpar um outro pela revelação deste segredo, pois neste caso, você seria duplamente culpado. Você estará chamando para si, a culpa de uma difamação, pelos simples motivo de dar ouvidos a ela, sem antes se certificar da veracidade desta, pois sua leviandade, ao fazer tal pré-julgamento, te levará ao banco dos réus de sua própria consciência. Se não for advogado, pense muito bem antes de tentar defender um culpado, pois este ato poderá incriminá-lo também. Não conte apenas com suas próprias avaliações para aquela situação que, a seu ver, não condiz com a realidade, ao culpar alguém, pois nem um irmão gêmeo é igual ao outro. Alem da aparência, cada indivíduo é único e leva consigo suas próprias opiniões adquiridas ao longo da vida.

 "Mais vale arriscar-se a salvar um culpado do que a condenar um inocente."
 (Voltaire)

“Um sentimento de culpa, já é em si uma condenação brutal, mesmo em liberdade, pois se te acusarem e te condenarem á clausura, injustamente, só sofrerás pela injustiça praticada, pois sua consciência não o atormentará tanto quanto o peso implacável da própria culpa”.
(Ivan Teorilang)

 CURIOSIDADE
 (Ivan Teorilang)

 A curiosidade está para o conhecimento, como o desinteresse para a ignorância. O desconhecido nos aguça a curiosidade, e esta, ao desejo de entender e é ai que ela se torna um elo importante no desenvolvimento da maioria dos projetos novos ou aperfeiçoamento de outros tantos. Nossa criatividade tem como principio a curiosidade, portanto ela é de uma importância fundamental para nossa vida. A curiosidade é tão complexa que poderá ir de um simples gosto por uma fofoca ao desbravamento das galáxias. A curiosidade sobre todos os aspectos, é a maior virtude dos grandes inventores e estudiosos renomados. A melhor receita para a inanição, a ociosidade, e a inércia, com certeza seria uma boa pitada de curiosidades em ação. Esta simples fórmula, o despertará para novas paixões, pois fará com que se descortine à sua frente um novo mundo de perspectivas infinitas. Para quem sempre esta perceptivo, tem sempre à sua frente novos horizontes abertos pela curiosidade. Curiosidade é um sentimento sem idade para envelhecer, mesmo na nossa velhice, ele estará lá novo feito criança. As propagandas e os críticos de artes fazem com que, lotemos salas de cinema ou de teatro, pela simples curiosidade aguçada. O interessante é que, raramente saímos de lá satisfeito com o que assistimos, pois nosso senso crítico é muito mais exigente do que os maiores especialistas no assunto.

 "O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender."
(Neil Armstrong)

“A curiosidade está para o conhecimento, como o desinteresse para a ignorância”.
 (Ivan Teorilang)

 “Quando vamos ao cinema ou ao teatro, incentivado pelos críticos, quase sempre saímos de lá decepcionado, pois nossa curiosidade é muito mais exigente do que qualquer crítico profissional”.
 (Ivan Teorilang)

“A curiosidade é tão importante e complexa que poderemos ir da simples necessidade mórbida de sabermos o que acontece do outro lado de uma parede ao desbravamento das galáxias. A curiosidade sobre todos os aspectos, é a maior virtude dos grandes inventores e estudiosos renomados”.
(Ivan Teorilang)

DECISÃO
(Ivan Teorilang)

 Decidir, eis a questão. Este ato, aparentemente simples, pode te levar ao céu, por ter escolhido o rumo certo, mas também ao inferno, pela decisão errar. Você pode decidir aquilo que bem entender, haja visto sua condição de livre arbítrio, mas ao fazê-lo, não se esqueça, que este ato, além de poder levar-te a algum prejuízo ainda poderá vitimar outros que de certa forma estejam envolvidos. E aí cessa este direito, pois ele só é válido, para aquilo que se referir apenas à sua vida. Terá que se responsabilizar por teus atos, portanto, analise, pese, considere, reconsidere, pois esta decisão, mais cedo ou mais tarde, deverá ser tomada. Às vezes a pior decisão, é a própria indecisão, pois sem atitude nada é decidido. A falta da decisão, é o mesmo que a falta de liberdade, se achas senhor de sua liberdade, não tem porque não se decidir. Pesquise, pergunte, tire todas suas dúvidas a respeito, e vá em frente. Normalmente, depois de exaustiva busca pelo mais certo a fazer, chegará à conclusão que aquela sua primeira alternativa irá ser a mais acertada, porem ao se decidir, sua confiança em fazer o mais certo será redobrada. Todas as decisões tomadas numa administração, já deixado de lados as menos favoráveis, terão que serem implementadas, portanto, não se justifica mais nenhum atraso, pois dependerá somente destas decisões colocadas em prática o futuro daquela empresa. Mesmo uma decisão em fase final de considerações, terá que ser repensada inúmeras vezes antes, pois o depois poderá ser irremediavelmente, tarde demais.

 "Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir."
(Napoleão Bonaparte)

“Nossa valorização consiste numa decisão acertada, depois de incansáveis ponderações, reduzindo assim a margem de erros, colocando a razão acima da emoção e a ganância abaixo da realidade em questão”.
 (Ivan Teorilang)

“A falta de decisão é o mesmo que a falta de liberdade, se achas senhor de tua liberdade, só basta ponderar bem sobre o assunto, e aí já terás percorrido metade do caminho até a decisão certa”.
(Ivan Teorilang)

DEFEITOS
 (Ivan Teorilang)

Têm-se consciência que perfeito só Deus, então os defeitos passam a serem inerentes à nossa condição humana. Um dos grandes defeitos do ser humano è procurar e comentar o defeito dos outros, esquecem este porém que, muito provavelmente, num passado não muito distante já passaram por situações semelhantes. Existe aquele cujas virtudes se equilibram com seus defeitos, e mesmo sendo digno de exemplo para muitos, isto não o irá isentar de seus próprios defeitos. Quando, ao se sentir o mais esclarecido dos homens, tiver curioso para saber quantas virtudes te habitam, basta fazer uma auto-análise para descobrir quantos defeitos possui. Isto feito, de maneira honesta consigo mesmo, chegarás á desconcertante conclusão, que pouco conhecias de ti mesmo, pois acabou encontrando mais defeitos em você do que nos outros. Aquele que reconhecidamente ocupa seu tempo comentando os defeitos dos outros, aos poucos irá perder suas amizades, e como castigo, estarás sempre sendo alvo do comentário dos outros a teu respeito. Este tipo de pessoa, se não fizer um grande exame de consciência para mudar o rumo de sua vida, no final acabara morrendo sem conhecer os próprios defeitos. Os defeitos nem sempre são maus ou prejudiciais aos outros, normalmente eles acabam por prejudicar apenas aquele que os possuem. Mesmo aqueles maus defeitos, serão atenuados quando se toma a iniciativa de corrigi-los. Um mal maior são aqueles que alem de não reconhecem os próprios defeitos, ainda vêem neles, virtudes. Muitas vezes, a hipocrisia dos maus políticos, adquire a prática traiçoeira, de num reflexo de honestidade, reconhecer em público seus pequenos defeitos, com a única intenção de esconder os grandes. Nunca faça daquele, conhecedor de seus defeitos, seu inimigo, pois isto seria como se auto-execrar, perante aqueles que te conhecem. Os defeitos que nos tomam a alma são os mais difíceis de corrigir, pois já estão tão enraigados, devido nossa constante ignorância e persistência que, mesmo sendo atenuados com certa dose passageira de lucidez, eles teimam em voltar com mais vigor que antes. Os nossos defeitos às vezes, são como um estado de embriaguez, não notamos nossa inconveniência, mas chegamos a ser abomináveis aos outros. Se fizermos uma boa análise, concluímos que, o que mais nos incomoda nos outros são aqueles defeitos que reconhecemos em nós mesmos, pois os que não temos, pouco ou quase nada nos importam. Se nos unimos por amor, nada mais louvável seria olharmos com os mesmos olhos, nossos defeitos e os da pessoa amada, pois estaríamos assim, reafirmando esta união. Nosso mundo, seria muito melhor de se viver, se deixássemos de procurar defeitos nos outros, para apresentarmos á eles soluções. Se deixássemos de ver nos outros, apenas seus defeitos e passarmos a reconhecer suas virtudes. Se, no pior das hipóteses, fizéssemos "vistas grossas", aos defeitos dos outros, sabendo que também somos portadores dos mesmos.

"Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos 10 dos teus."
 (Abraham Lincoln)

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."
 (Clarice Lispector)

 “Os defeitos que nos tomam a alma são os mais difíceis de corrigir, pois já estão tão enraigados, devido nossa constante ignorância e persistência que, mesmo sendo atenuados com certa dose passageira de lucidez, eles teimam em voltar com mais vigor que antes”.
(Ivan Teorilang)

“Os nossos defeitos são tão latentes que às vezes, agem como um estado de embriaguez, não notamos nossa inconveniência, mas poderemos estar sendo abomináveis aos outros”.
 (Ivan Teorilang)

 DERROTA
(Ivan Teorilang)

Derrota e vitória, apesar de serem antônima, a única coisa que as separam são os detalhes como, poucos votos a mais, uma batalha perdida a menos, uma opinião à favor a mais, uma escolha errada, uma tentativa frustrada. Se perceberes bem, aquilo que se perde ao ser tentado, e às vezes, até à exaustão, não poderia ser considerado como derrota, pois se usou de ação para tentar a vitória. Existe um tênue fio que separa uma coisa da outra. Você perdeu, às vezes por uma diferença mínima, como poderia ter ganhado por esta mesma diferença. Ser derrotado, foi só uma condição temporária, pior seria sua desistência, ai seria uma derrota permanente. O que realmente importou foi o seu empenho, pois enfrentastes seu opositor de igual para igual. Se tivesse desistido antes de tentar, estaria configurada sua derrota, pois já tinhas certeza dela com antecipação. A derrota só destrói aquele que desiste. Se persistires porem, poderás até perder aquela batalha, mas não a guerra. A derrota daquele que se empenhou em ganhar, trará muitos benefícios a este, em sua nova tentativa, pois a arte da vitória se aprende com a derrota. Com a experiência adquirida, já saberás onde errou na anterior, e poderás até contar com uma vitória ainda maior, na próxima oportunidade. Muitas derrotas passam a serem mais gloriosas, que uma vitória, pois se contavas com sua participação nela, apenas como figurante, acabou de perceber que a diferença, para a vitória foi pequena. Isto te trará alta estima, o que irá te fortalecer para outra tentativa, e desta vez para valer. Num campo de batalha, jamais será considerado, aquele que tombou lutando, como perdedor, e mesmo que a causa que estavas defendendo, acabou sendo derrotada, ele será proclamado herói, por sua bravura, ao arriscar-se à favor dela. Todos nós somos acometidos, de inúmeras adversidades pela vida afora, isto passa a ser inevitável, porem, ser derrotado por estas adversidades, já é uma questão de escolha. Nossas derrotas estarão apenas nos fortalecendo, para grandes vitórias. Mesmo em face à derrota, deveremos tirar proveito dela, usando-a de alguma forma para criarmos novas estratégias para o futuro. Ao passo que a vitória conquistada, se for banalizada pela incapacidade deste personagem, poderá lhe fazer perder tal posto.

 "O homem não é feito para a derrota. Um homem pode ser destruído, mas não derrotado."
 (Ernest Hemingway)

“Existe um tênue fio que separa a vitória da derrota. Você perdeu, às vezes por uma diferença mínima, como poderia ter ganhado por esta mesma diferença. Isto não consiste em derrota, pois demonstrastes ação para evitá-la”.
(Ivan Teorilang)

“Em uma batalha, jamais será considerado derrotado, aquele que tombou lutando, mesmo que esta batalha seja perdida, mas sim como herói, por defender sua causa bravamente ao expor sua própria vida por ela.”
(Ivan Teorilang)

DESCOBERTA
 (Ivan Teorilang)

 Ao ato de pensar o que ninguém imagina, quando frente á mesma coisa que todo mundo, apenas vê, sem ter aquela idéia despertada, damos o nome de “descoberta”. O que impulsionou o homem à evolução foi sua alto-descoberta como ser superior aos demais animais. Depois, dotados de espíritos aventureiros, lançaram-se ao mar para fazerem história com as grandes descobertas, de outros continentes e ilhas. Mais recentemente as viagens à lua, abriram as descobertas que se tornarão infinitas por este universo afora. O processo que nos levam às descobertas, não se resume numa simples e bucólica contemplação, mas sim na perspicácia daquele olhar prescrustador. È de bom censo, ousar, abandonar muitas certezas, para chegarmos ao limiar de uma nova descoberta, pois com o já preconcebido, isto dificultará nossa imaginação. Sabe-se que muitas descobertas aconteceram, independentemente do conhecimento da ciência, elas se manifestaram ao acaso, ou a pequenas e sutis experiências. Uma frase comum de se ouvir, geralmente vinda daqueles, derrotados pela conformidade, é: “Hoje em dia, não se existe nada mais para ser descoberto”. Isto é um grande equívoco, pois estamos apenas começando a engatinhar em nossa evolução. Aquele incômodo carrapicheiro, que nos gruda nas barras da calça e à vezes até nos machucam com seus espinhos, só o vemos como incômodo, porque ainda não se descobriu utilidades para ele. Tudo aquilo que à sua frente se apresentar, ou já se descobriu utilidades para ele, ou está para ser descoberto. Se uma única pessoa pode possuir uma capacidade impressionante de criar ou descobrir, o que não esperar da união de várias mentes voltadas para o mesmo ideal? Aqueles voltados às criatividades e descobertas, não tem necessariamente que ter o domínio de técnicas e grandes conhecimentos, basta a ele, atitude mental para desenvolver aquela idéia. Esta atitude o levará a ver as coisas por um ângulo diferente, fazendo-o escolher novas perspectivas e opções, ainda não experimentadas. As maiores características de um descobridor criativo, é estar sempre questionando tudo, como fazíamos quando crianças. Infelizmente as escolas e as empresas onde trabalhamos, nos tiram esta curiosidade natural, fazendo-nos verdadeiros autômatos. Nossa mente passa a ser cativa de matérias desnecessárias e enfadonha por aqueles procedimentos repetitivos. Pessoas com o dom da curiosidade, alem de não evitar os desafios, estão sempre à procura deles, exercitando assim, suas faculdades criativas, ávidas por novas descobertas. Descobridores estão sempre com a mente receptiva ás novas idéias, livrando-se de preconceitos e suposições que poderiam lhes causar um bloqueio mental. Estas pessoas sempre descobrem vários caminhos para se chegar à solução de um problema. Eles sabem que toda idéia nasce frágil, cabe à seu poder de determinação, paciência e disciplina, a conclusão final. Para um descobridor criativo, não existe desafio que não possa ser vencido e nem problema sem solução.

“É a tensão entre criatividade e ceticismo que tem produzido as estonteantes e inesperadas descobertas da ciência”.
(Carl Sagan)

“O processo que nos leva à descobertas, não se resume numa simples e bucólica contemplação, mas sim numa ação incansável como resultado daquele olhar atento e prescrustador”.
 (Ivan Teorilang)

 “Às vezes é de bom censo, ousar e abandonar muitas certezas, para chegarmos ao limiar de uma nova descoberta, pois o já preconcebido, poderá tirar-nos a atenção para um novo conceito”.
 (Ivan Teorilang)

 DESEJO
 (Ivan Teorilang)

O desejo é aquilo que inflama sua vida, aquecendo ardentemente sua alma e seu espírito. Para que tenhas uma vida plena, em harmonia com suas inspirações e aspirações, lhe será necessário um desejo freqüentemente ativo. Sem este sentimento, sua alma estará ameaçada de morte, acometida pelo mal da famigerada indiferença. Seus temores receios e pessimismos continuarão dando-lhe a condição de mortal, como a qualquer outro animal, porem seus desejos e inspirações, o imortalizará. Você poderá desejar grandes conquistas, mas sua satisfação começará a ser sentida ao realizar as pequenas, contanto que enxergue nela a nobreza das grandes. Ao te acometerem fortes desejos, os quais irão tirar-lhe o sono pela ansiedade, isto lhe dará a sensação de super poderes para alcançar o êxito pretendido. Nossos pensamentos ditam nossos destinos, portanto cuidado com o que pensas, pois o poder de um desejo realiza qualquer sonho em realidade, qualquer projeto em conclusão, qualquer doença em saúde, mas também qualquer bem em mau. Basta para isto, acreditar cegamente sem nenhuma sombra de dúvida naquilo. Qualquer vacilo em suas convicções, será o suficiente para que tudo se desmorone. Não te esqueças que o impossível é somente aquilo que não desejamos do fundo de nossa alma. Tudo isto, apesar da dificuldade inicial para se chegar a este estágio, é possível. Comece agora a exercitar esta força que todos temos, mas que esta dormente por falta de uso. Nosso desejo de subir deveria ser tal, que eliminasse o temor de cair. Se ficarmos sempre na defensiva, pela falta de ambição, não conquistaremos nem o segundo degrau da escada que nos levaria ao topo. Quando se deseja o poder, isto terá que ser administrado, pois se este sentimento te subir à cabeça desordenadamente, poderá por em risco a verdadeira realidade. Normalmente para aquele que tem na ambição a sede do poder, poderá faltar-lhe, no campo da afetividade o amor. Poderá até ter o desejo de amar, mas o pouco tempo que irá reservar para isto, não será o suficiente, pois nem sempre contará com um companheiro ou uma companheira na mesma sintonia. Onde há predominância implacável de poder, não há espaço para o amor. Consequentemente onde o amor for dominante não existe o desejo de poder. Os dois, quando não bem dosados, são como água e óleo, não se misturam. Quando se tem em mente realizar teus desejos, de maneira sadia, tem-se como benção a esperança, ao contrário disto tem-se o desespero, pois desejo acompanhado de esperança comporá a mola que irá te impulsionar ás suas vitórias. Você obterá vitória realizando seus desejos, mas a felicidade será fruto da satisfação por aquilo que já alcançaste. Quando nossos desejos não são alcançados, deveremos mudar nossos procedimentos e deseja-las de forma que aconteçam. O desejo é a única motivação para uma vida ativa, sadia e prazerosa, contra ele nada pode relevar-se. Se tiveres o desejo, com o procedimento adequado e ação, aquilo poderá ser alcançado, pois nada mais te faltará alem da persistência. As maiores virtudes de um homem são construídas a partir dos desejos e inspirações de sua juventude.

"Amor e desejo são duas coisas diferentes, nem tudo que se ama se deseja, e nem tudo que se deseja se ama."
 (Miguel de Cervantes)

 “Você obterá vitória realizando seus desejos, mas a felicidade será fruto da satisfação por aquilo que já alcançaste”.
(Ivan Teorilang)

“O desejo é a única motivação para uma vida ativa, sadia e prazerosa, contra ele nada pode relevar-se”. (Ivan Teorilang)

“Não te esqueças que, o impossível é somente aquilo que não desejamos do fundo de nossa alma”.
(Ivan Teorilang)

 DESESPERO
 (Ivan Teorilang)

Sempre que perdemos a esperança, o que toma conta de nossa alma é o desespero, um grande erro, pois nesta situação onde nem conseguimos raciocinar, chegamos à falência de todos os bons sentimentos. A partir daí, muitas vezes a demência será nosso único alivio. Se tiver porem, como virtude o poder da fé, conseguirá se desvencilhar dos escombros de seu desespero e renascer das cinzas de sua alma. Se conseguir tal façanha, a reconstrução de seu caráter juntamente com todos os bons sentimentos, passará a ser uma fortaleza inabalável. Já possuidor desta vitória, não mais se prostrara diante nenhum obstáculo, pois já conseguiu o mais importante, vacinar-se contra este mal em sua primeira manifestação. Sempre, nos perigos da vida, onde o desespero se apossa de nossa fragilidade de primeiro encontro, temos que aprender a acreditar em milagres, pois eles existem e serão nosso refugio quando o mundo faltar debaixo de nossos pés, quando tentamos resolver nossos problemas e complicarmos ainda mais a situação, quando a dúvida da solidez de nossas amizades nos abaterem, quando estamos vendo nossa família inocentemente envolvida em nossos problemas e quando nossa carga se tornar insuportável demais. Algumas vezes porem, pode se dizer que não seria enganoso acreditar na beleza do desespero, mas num desespero que nos levasse a mudar, a rompermos conosco mesmo fazendo-nos tomar atitudes mais sérias a respeito de nosso futuro. Ainda vai aqui uma reflexão que me acomete neste momento. Não seria do desesperado também, a nobreza da retidão ao não apelar para nada ilícito, mesmo nas condições adversas que se encontram? O mais comum dos desesperos acomete aquele que, não conseguindo aceitar-se, revolta-se por não ter conseguido ser aquilo que desejava. Para estes, uma simples mudança de atitudes, poderá levá-lo a realizar este desejo, basta reunir os ingredientes necessários como, decisão, determinação e esperança. Quando, na aflição de seu desespero, não deixe de refletir com a sabedoria da natureza, onde esta se fortalece cada vez mais fertilizando suas florestas com suas águas barrentas, depois da mais negra das tempestades.

"Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal.”.
 (Nicolau Maquiavel)

“Quando, em seu desespero, não deixe de refletir com a sabedoria da natureza, onde esta se fortalece cada vez mais, fertilizando suas florestas com suas águas barrentas, depois da mais negra das tempestades".
(Ivan Teorilang)

 “Sempre que deixamos de ter esperança, o que toma conta de nossa alma é o desespero, um grande erro, pois nesta situação onde nem conseguimos raciocinar, chegamos à falência de todos os bons sentimentos. A partir daí, muitas vezes a demência será nosso único alivio”.
(Ivan Teorilang)

“Se tiver porem, como virtude o poder da fé, conseguirá se desvencilhar dos escombros de seu desespero e renascer das cinzas de sua alma”.
(Ivan Teorilang)

DESTINO
 (Ivan Teorilang)

O destino é a ordem natural programada pelo universo. Normalmente é a freqüência inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos. Aquilo que nos faz dar a importância que damos ao destino, e o fato de que raramente conseguimos prever alguma situação, pois geralmente só acontece aquilo que menos esperamos. Portanto, deveremos esquecer tais previsões e partirmos para a ação. Nosso destino só nos será fiel, quando o construímos usando ferramentas especiais como, atitude, decisão, persistência e transpiração. Ao tomarmos esta decisão estaremos traçando nosso destino. A partir daí, nenhum resultado poderá ser creditado ao acaso. Mesmo assim, ainda devemos estar preparados para uma segunda opção, em caso da primeira falhar, pois estamos exposto a esta possibilidade, haja visto nossas limitações. Não espere por oportunidades, determine-as, não conte com o destino, conquiste-o. Quando se compromete o destino por nossas fraquezas e desventuras, estamos apenas procurando motivos para nos auto-eximir daquela culpa que só a nós pertence. Nossa autoconfiança nos dará forças para criarmos nosso destino, sem ela só nos restará suportar aquilo que nos será imposto. Se conseguirmos algum beneficio contando com o destino, podemos estar certo que isto nos será cobrado, mais cedo ou mais tarde, pois a vida não dá nada sem retribuição. Em se tratando de destino, me ocorreu agora os incidentes dos dias em que estamos a viver, pois existe uma preocupação que infelizmente a poucos acometem. Estamos criando um destino que poderá ser o fim da raça humana em nosso planeta. Ao renegarmos á segundo plano o controle ambiental, com certeza o resultado será trágico, e isto não terá nada a ver com o acaso, pois estamos nos empenhando o máximo possível para este desfecho. Isto só poderá ser evitado com uma mudança radical na estrutura básica de nossa mentalidade. Não coloque sua felicidade nas mãos do destino, pois ela esta à mercê de sua própria conquista. Se não controlar seu próprio destino, sempre haverá aquela ou aquele espertalhão para fazê-lo por você, mas a favor dele. Todo fracassado tem na ponta da língua o destino para culpar. Ao criarmos nosso destino, teremos que ter o discernimento necessário para o estarmos renovando dia a dia e com isto moldando-o às circunstancias sempre mutáveis, não previstas antes. Você ainda poderá ser aquilo que sempre quis, para isto uma mudança de atitudes também poderá mudar um destino que se fazia diferente e o feria com a infelicidade. Precisamos criar o que queremos ser para fazermos parte integrante deste destino desejado. Para isto não bastará reunirmos força para nadarmos contra o destino, mas sim irmos à frente dele. Uma realização de peso se observa quando, conseguimos ser nós mesmos frente a um mundo materialista que vive querendo nos fazer diferentes.

"Só queremos o que é concedido naturalmente a todos os povos do mundo, sermos senhores do nosso próprio destino, apenas do nosso destino, não o dos outros, e termos cooperação e amizade com eles." - (Golda Meir)

 “Para obtermos sucesso na construção de nosso destino, teremos que ter o discernimento necessário para lapidá-lo dia a dia, moldando-o às circunstancias sempre mutáveis, não prevista antes”.
 (Ivan Teorilang)

“Você ainda poderá ser aquilo que sempre quis, para isto uma mudança de atitudes também poderá mudar um destino que se fazia incerto”.
(Ivan Teorilang)

DEUS
 (Ivan Teorilang)

Deus é a essência de nossa própria existência. Se Sua presença é tão clara, tão evidente, quando olhamos com os olhos do coração e da razão, questionar Sua existência passa a ser blasfêmico, desonesto e imoral. Devido às adversidades inevitáveis que vivemos, muitos passam a se afastar Dele, quando deveria ser o inverso. Ao discernirmos conscientemente o motivo de tantos problemas, chegamos à conclusão que passamos por tudo isto, porque inconscientemente ou não, estamos O excluindo de nossas vidas. Nossa ignorância materializa nossos corações e nos cegam, tirando-nos a fé. Neste mundo, como tudo tem seu oposto, existe pessoas esclarecidas que teme perder sua importância para com Deus, e com isto não O encontrar, como também existem aqueles carregados de remorsos, de culpas conscientes que temem encontra-Lo. Se deixamos de ter tempo até para a família, que está visível e sólida ao nosso lado, o que se esperar daquilo que nossos olhos insistem em não enxergar? Nossa ignorância é tanta que achamos, até por comodismo, que uma coisa só por ser inexplicável, deixa de ser possível. Por mais que imaginemos saber, do que vale nossa vã sabedoria perto Daquele que é o criador de todas as coisas. Jamais deveremos nutrir o sentimento da pretensão ao queremos entender tudo de Deus em sua infinita onisciência, Já deveria bastar para nós, Suas palavras registradas no mais sagrado dos livros, o qual estamos sempre a ignorar. Desculpamos-nos sempre, usando a falta de tempo, sem nos lembrar que, tempo infinitamente maior, é o que vem após esta nossa breve passagem por este mundo, e que aqui estamos para comprar nosso passaporte com a moeda de todas as virtudes praticada. Podemos comparar nossa sabedoria como um grão de areia no mar, já a sabedoria de Divina, com o tamanho do universo que Ele mesmo criou. Como podemos querer entender Suas razões? Quando estudamos demais as coisas da ciência, sem termos o discernimento necessário para este tipo de conhecimento, nosso espírito, cheio de ignorância adquirida por más interpretações, estará sem espaço suficiente para incluir o que realmente importa, a presença Daquele que tudo criou. Mas quando a ciência passa a ser praticada por quem realmente foi iluminado, não apenas para estudar, mas para entender a perfeição da natureza, da anatomia e do universo, passa a se sentir mais próximo Dele. Ignorantemente travou-se batalhas sangrentas, e isto ainda acontece em algumas regiões do mundo, tendo como motivo a religião. Quando estes irão entender, que Deus não tem religião, Ele é a causa e o efeito de todas as religiões. Muitos se revoltam contra Ele quando em situações adversas, olham ao seu redor e só enxergam com inveja, o sucesso dos outros. Mal sabe ser o único responsável por suas condições, pois Ele alem de ter lhe dado o livre arbítrio, também, o presenteou com todas as ferramentas para que construísse e realizasse seus desejos.

“Cada criança, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança nos homens.”
(Tagore)

“Deus, Sua presença é tão clara e evidente, quando olhamos com os olhos do coração e da razão, que questionar Sua existência passa a ser blasfêmico e desonesto”.
(Ivan Teorilang)

 DIGNIDADE
(Ivan Teorilang)

 "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Esta é a primeira frase da Declaração Universal dos Direitos dos Homens da ONU. A maior importância é reservada ao respeito pela dignidade humana, pois é ela a base moral mais contundente, nas reivindicações para se chegar à paz, e na organização de relações internacionais, a um consenso comum, a favor das necessidades mais básicas, para levar esperança á todos os povos. Todo mundo sabe cobrar seus direitos, criticar, se exaltar e ir até às ultimas conseqüências na falta dele. Porem o que muitos não cogitam, é como esta se comportando sua própria dignidade, se é que ainda tem alguma, pois nascemos com ela, mas cabe somente a nós cultiva-la e faze-la fecunda. Lutam por seus direitos, e esquecem de fazer por merecê-los. Todos, ao nascerem, são dignos de tudo aquilo que a Declaração lhes conferem, porem até quando se pode contar com a própria dignidade, para se fazer jus a estes direitos? Devemos tomar muito cuidado, para não colocarmos em risco nossa dignidade, pois dignidade perdida, será cem vezes mais difícil de se recuperar, que o tempo que levamos para construí-la. O principio da moral reside na dignidade de nossos bons pensamentos. Ao estarmos pensando em uma segunda intenção para aquilo que dizemos, sendo esta segunda intenção prejudicial a alguém, estamos deixando de agir com dignidade. Saberá que possui dignidade quando frente à indiferença de alguém, pois esta indiferença lhe será indiferente. A retidão de sua conduta, sem causar danos a outrem, engrandecerá sua dignidade. Aquele que passou a vida toda nos desvios das virtudes, e ainda realçando suas maldades, contra os menos favorecidos, jamais será interpretado como dignidade, o ato deste, ao preparar-se para a morte, mudando de atitudes na véspera. A dignidade não deverá ser interpretada por um bom nível escolar, um cargo invejável em um departamento, um carro importado, uma luxuosa mansão e riquezas. Dignidade é totalmente desprovida de posses, racismo, crenças e descriminações, de qualquer tipo. Você poderá ser muito mais digno morando numa favela, que muitos milionários em suas mansões, pois a maior riqueza é aquela que vem da alma, enobrece o coração e engrandece o espírito.

"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos."
(Millôr Fernandes)

 “Devemos tomar muito cuidado, para não colocarmos em risco nossa dignidade, pois dignidade perdida será cem vezes mais difícil de se recuperar, que o tempo que levamos para construí-la”.
(Ivan Teorilang)

“Aquele que passou a vida toda nos desvios das virtudes, e ainda exacerbou suas maldades contra os menos favorecidos, jamais será interpretado como dignidade, o ato deste, ao preparar-se para a morte, mudando de atitudes na véspera”.
(Ivan Teorilang)

“Sua dignidade se mostrará presente, quando frente à indiferença de alguém, pois esta indiferença lhe será indiferente”.
 (Ivan Teorilang)

DINHEIRO
 (Ivan Teorilang)

 Dinheiro, quando em exagero te levará á fortuna, mas não poderá comprar a fórmula para evitar os infortúnios. Já se comprovou que muito dinheiro traz mais inconvenientes do que a pobreza, pois ela gera incontáveis dissabores, desavenças, conflitos e até infelicidade, coisa que, acreditam muitos, poder ser comprada. A maior riqueza creditada ao ser humano não é uma polpuda conta bancária, mas sim o bem incondicional que ele pode fazer pelos outros. A satisfação do resultado que isto pode gerar, nenhum dinheiro pagaria, e é esta a verdadeira riqueza que se pode levar desta vida. Muitos ainda, ao acreditar que tudo se pode comprar com dinheiro, deixam de ser uma pessoa confiável, pois também estará se colocando à venda. Certamente uma grande fortuna, nunca foi sinônimo de uma grande riqueza, uma riqueza maior possui aquele que menos dela necessita. Quanto maior for sua sede de riqueza, menor será tua tranqüilidade, pois por mais que venha a conseguir jamais lhe será o suficiente. Sábio foi aquele filósofo desconhecido e humilde o suficiente, para não reivindicar para si, a glória de um genial pensamento quando escreveu que:” O dinheiro pode comprar uma cama, mas não o sono; pode comprar livros, mas não a inteligência; alimentos, mas não o apetite; uma casa, mas não um lar; medicamentos, mas não a saúde; luxo, mas não a cultura; divertimentos, mas não a felicidade; um passaporte para qualquer lugar, mas não para o Paraíso”. Quando conseguirmos o suficiente para nos defendermos das intempéries, para nossa alimentação, higiene e sede, qualquer coisa alem disso passa a ser desnecessário e fútil. Existem também aqueles que agem exatamente o inverso disto, pois sua vaidade o leva ao cúmulo de comprar no lugar mais caro só para mostrar seu poderio. Acontecem neste mundo coisas absurdas em relação à pobreza e à riqueza, pois existem aqueles pobres por falta de dinheiro e os paupérrimos, por muito dinheiro acompanhado de avareza. A ambição é tanta que jamais conseguiremos resgatar todo aquele precioso tempo perdido atrás de mais dinheiro, sem às vezes termos até tempo ou necessidade para gasta-los, pois para o ganancioso o muito não é nada, mas para nossas verdadeiras necessidades o pouco pode ser muito. È lógico que o dinheiro nos ajuda nas horas de aperto e evita muitas preocupações, mas quando em excesso ele irá provocar outras preocupações maiores, nos tirando o verdadeiro significado desta luta para consegui-lo, que seria nossa paz de espírito. Aquele que passa sua vida escravizado pela ância de ter cada vez mais, deixando de dar conforto até a própria família para sobrar mais, quando morrer, os herdeiros, contrariados há tanto tempo, gastarão tudo em pouco tempo. Não te enganes achando que só o dinheiro pode comprar sua independência, isto você encontrará apenas, quando chegar à sabedoria suficiente para concretizar a paz de seu espírito.

“Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito.”
(Séneca)

“Com o dinheiro podemos comprar muitas coisas, mas não o essencial para nós. Proporciona-nos comida, mas não apetite; remédios, mas não saúde; dias alegres, mas não a felicidade.
(Ibsen)

“O maior flagelo de alguns é chegar a uma pobreza tão grande que só conseguem para si uma rica conta bancaria”.
(Ivan Teorilang)

“O dinheiro a qualquer custo, poderá te levar à fortuna neste mundo, mas também poderá não evitar o infortúnio ao Lhe negarem o paraíso”.
(Ivan Teorilang)

“Não te enganes achando que o dinheiro pode comprar sua felicidade, isto você encontrará apenas, quando chegar à sabedoria suficiente para concretizar a paz de seu espírito”.
 (Ivan Teorilang)

DISCERNIMENTO
(Ivan Teorilang)

Discernir é ter sua visão aguçada além dos limites materiais.
Aquele que supera sua miopia na amplidão de sua própria existência, não se perde nas dores das divagações desnorteada querendo entender a todo custo a alma humana nesta grande jornada pela vida afora.
Muito além daquilo que você acha que já aprendeu neste curto espaço de sua existência, o discernimento se completa com a percepção, também adquirida à duras penas, na formação de seu espírito.
Nos ingredientes da receita que formam o discernimento se destacam a compreensão, o critério e o conhecimento, com uma boa dose de bom senso, os quais irão te levar mais próximo ao entendimento para a decisão final que irá formar o sua própria opinião, diante qualquer situação.
Caso queira adquirir o discernimento necessário para tornar mais leve o fardo que carregarás por toda sua vida, nunca se estresse com a impaciência, pois ela será sua inimiga natural, o que deturpara a formação de uma idéia mais saudável na compreensão das coisas que lhe permitirão chegar a qualquer conclusão.
Não se esqueça também que faz parte de um discernimento adquirido, saber que, em muitas circunstâncias, aquilo que é verdade para alguns nem sempre é a mesma para outros, portanto nunca deixe de levar em conta também a precaução, colocando-se, desta forma, do mesmo lado de seu interlocutor, assim como a análise daquilo que o tenha levado àquele raciocínio diferente do seu.
Outro dia eu li um artigo sem a assinatura do autor, para o qual faria questão de dar o crédito, pois achei genial, e o transcrevo aqui:

“A Verdade pode ser comparada a um grande espelho que caiu do céu e partiu-se em mil pedaços... Cada homem está de posse de apenas um pedaço desse espelho que, um dia, novamente inteiro, haverá de refletir a Verdade Integral.”

Se exercêssemos mais, uma análise silenciosa sobre qualquer questão, antes dela chegarmos a um concenso razoável, com certeza estaríamos nos poupando das inconveniências resultantes, pois diante os estardalhaços causados por alguns, pode estar certo que a primeira intenção destes, não consiste no conteúdo do que dizem, mas sim marcar, por imposição, sua presença, mesmo que vazia.
Ao julgar e condenar alguém, não se esqueça que você também estará suscetível ao mesmo erro, haja visto sua condição humana, portanto, pese e pense antes de constranger seu semelhante.

“Bem aventurado é aquele cujo discernimento o levou à sabedoria e no exercício da sabedoria à luz da fé em toda sua plenitude libertando-o dos grilhões de um porvir obscuro e temível.”
(Ivan Teorilang)

“Diga-me o potencial de seu discernimento e dir-te-ei a intensidade de luz que pode de ti ser emanada, o que irá guiá-lo e desviá-lo dos abismos traiçoeiros desta estrada rumo ao infinito de sua alma.”  
(Ivan Teorilang)


“Não se pode creditar valor algum ao ser humano se este não possuir como domínio o discernimento, berço de todas as virtudes nobres”.
(Ivan Teorilang)


DÍVIDAS
 (Ivan Teorilang)

Dívidas, para o homem honesto, é um dos maiores tormentos que se pode ser sentido, na moral, no caráter, dignidade e principalmente na consciência. Quanto mais tempo levarmos para se saudar uma dívida, mesmo por total falta de condições, mais nossa consciência nos irá pressionar. Se pensas que este mal se acaba, quando se acovardas, fugindo dela ao mudar-se para longe de seus credores, estará muito enganado, pois elas podem até, te deixar respirar um pouco mais, mas lá em sua mente elas sempre estarão presentes. Não é a distancia, nem a falta de uma cobrança, feita direta pelo cobrador que o problema se resolverá, e sim uma consciência ferida a te acompanhar onde quer que vá. Ao contrair uma dívida estamos, simplesmente fazendo dos outros, donos de nossos atos, pois estaremos sempre a dar satisfações a eles. Se não tens dívidas, faça tudo por evitá-la, pois o acima dito, nada mais são que palavras de quem já passou por isto, e pode ter certeza que não irá querer vivenciá-las também. Faça tudo para evitá-las, é preferível chegar até a sentir fome, em alguns momentos, do que sentir o peso dos resultados de uma dívida. Existem, no entanto, devedores e devedores, isto é, tem quem se endivide sem a mínima intenção de saldar tais dívidas, para estes, o constrangimento e a falta de caráter, são palavras inexistentes em seu dicionário. Como também existem aqueles que se endividam, pela força das circunstancias, acreditando em suas condições, a médio ou até á longo prazo, para saudar tais dividas, mesmo que para isto, tenham que pagar mais caros, como nos casos de empréstimos bancários ou agiotas. E para estes, quando todas suas previsões falharem, a consciência não o afetará tanto, pois sabe que fez o possível e até o impossível para evitar tal desfecho. Como disse, Benjamin Franklin em um de seus pensamentos perpetuados pela história, “Dentre todas as dívidas, a mais sagrada é a do reconhecimento delas”. O outro lado do inferno na situação do portador de dívidas, é o paraíso da pós quitação destas. Quem se livra de suas dívidas, após muito tempo de consumação e sofrimentos, praticamente sentem-se renascidos, pelo alívio, ao ver voltar o sorriso em sua face, a satisfação de um novo recomeço, sem complexo de culpas e pressões. Passa da agonia, à plenitude de uma felicidade, que já estava renegada a segundo plano, em sua vida. Ao livrar-se de suas dívidas estará se enriquecendo, com todos os bons sentimentos, que a vida pode lhe proporcionar. As dívidas estão presentes também onde o que conta não é o dinheiro, mas sim o remorso por atos falhos com nossos entes-querido, como nossos pais, por exemplo, devido aos maus tratos a estes, naqueles momentos de incompreensão, onde tinham estes como única intenção, o nosso bem. Neste caso, podem estar certos, estas dívidas serão ressarcidas com a mesma moeda aos nossos filhos. Portanto, praticamente todos nós temos dívidas de alguma natureza, seja ela financeira ou moral, o que nos leva a crer, que a única forma de se pagar todas elas, seria com a morte, porem muitos ainda terão o que acertar com Aquele, que sempre esteve ao seu lado, dando lhe condições para quitar todas esta dívidas, e foste por tu ignorado.

"O trabalho paga as dívidas; o desespero aumenta-as.”
(Benjamin Franklin)

“O outro lado do inferno, na situação do portador de dívidas, é o paraíso da pós quitação destas”.
(Ivan Teorilang)

“Não se engane, pois mesmo a morte, não quita todas as naturezas de dívidas, ainda poderá ter muito que acertar com Aquele, que sempre esteve ao seu lado, dando lhe condições para quitares outras dívidas, e foste por ti ignorado”.
(Ivan Teorilang)

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
 (Ivan Teorilang)

 Doar órgãos é uma questão tão crucial nos dias de hoje, que já deveria ter lei aprovando o aproveitamento deles lógo após cada falecimento, evitando passar por polêmicas absurdas, causadas por questão religiosa e moral. Isto é errado? Seria uma violação aos direitos humanos? Errado por errado, seria a única solução para diminuir as enormes filas dos desesperados à procura de salvação. É preferível errar salvando-se vidas a perdê-las de maneira estúpida por omissão ou por polêmicas infundadas, pois em primeiro lugar vem o direto à vida, depois as questões éticas. Podem ter certeza que, aprovada tal lei, cairia por terra o famigerado tráfico de órgãos. Tudo isso sem contar com os motivos óbvios para se chegar a este veredicto, pois não deveria haver ninguém contrário á lógica que, doar órgãos é um ato de amor, de desprendimento, fraternidade e de caridade. Acredito piamente que a pessoa mais implicada neste caso, o próprio doador, do plano espiritual que estiver, estará radiante de felicidade em saber que seu coração, o qual seria devorado por vermes, estará pulsando em outro peito dando novas perspectiva de vida a quem já não tinha nenhuma, seus rins estará livrando mais um desafortunado das terríveis maquina de hemodiálises, suas córneas estarão proporcionando a aquele que vivia sem rumo no escuro fadado pela cegueira, a se maravilhar com as cores inebriantes da natureza, seus ossos, músculos e nervos, de alguma forma, estará dando o direito a aquela criança que se sentia descriminada em sua cadeira de rodas, a andar, suas células, da mesma forma, a corrigir a surdez e a mudez daquele que não conseguia se instruir devidamente e ter uma vida plena. Em minha humilde opinião, ou doamos nossos órgãos em vida ou deixarmos nossas vontades expressas a nossos familiares, para que isto se concretize após nossa morte. Nós como filhos de Deus, jamais deveríamos negar os órgãos a quem deles necessitassem, órgãos estes que não teriam outra serventia alem de alimentar vermes e voltar ao pó de onde se originou, pois nossa alma diante este gesto estará viva e valorizada ao lado Dele para toda a eternidade.

 "Fora do amor ao próximo não há salvação"
 (Autor desconhecido)

 “Exerça, pelo menos uma vez na vida, mesmo que à beira da morte, um ato humanista de amor ao próximo, doando seus órgãos a seu irmão, e nunca aos vermes”.
(Ivan Teorilang)

“É preferível errar pela ética, religião, ou qualquer outra desculpa, e salvar uma vida, com o órgão de um falecido mais próximo, a perdê-lo de maneira tão estúpida por omissão ou polêmicas infundadas, pois em primeiro lugar vem o amor ao próximo, depois as questões obscuras que levam à ética”.
 (Ivan Teorilang)

“Seus órgãos não precisam morrer com você, salve-os dos vermes, salve sua alma, salvando uma vida”.
(Ivan Teorilang)

DOR
(Ivan Teorilang)

 Dor é em geral, aquela sensação desagradável que varia de um pequeno desconforto, até uma intensidade tão insuportável, que poderá te levar à perda dos sentidos. Ela abrange da destruição dos tecidos, até as dores da alma, de onde são originadas as angústias, ansiedades e depressões. A intensidade da dor é sentida de maneira diferente, entre aqueles já acostumados a ela, e a outros, quando se é acometido pela primeira vez. Existe a falsa dor, muito usada para se expressar algum frívolo sentimento, ou alegações enganosas, e as verdadeiras que variam de intensidades de acordo com suas origens. Se já viveu uma grande dor, já conhecestes aquele prazer indescritível ao final dela, coisa impossível de ser sentido na sua ausência. Em nossa adolescência, a dor mais sentida e mais importante, é a dor de um amor não correspondido, e ela irá se prolongar pela vida afora, porem não com a mesma intensidade. Todo desejo não saciado gera alguma intensidade de dor. Nunca se envergonhe se não puder conter suas lágrimas, pois são a elas concebido, o divino direito da dor. Deus te deu a dor, mas também a paciência e o conhecimento, pois a dor pode ser entendida como sua lembrança à aquela dor maior que Ele teve que suportar por você. Ao passar pela experiência da dor, não se limite apenas á se lastimar por ela, aproveite tal ocasião para refletir, e com isto aprender a ser mais tolerante, mais misericordioso, mais cônscio quando frente a esta mesma situação, vivida por outros. Mesmo que não puder livrar totalmente alguém, do suplício da dor, ajude-o a suportá-la se solidarizando com ele, suas palavras de conforto às vezes, podem fazer muito mais efeito, do que muitos medicamentos. Nossa mesquinhez, às vezes faz da dor de alguma ilusão perdida, a mesma ou até menor que a dor da morte de um ente querido. Se nunca houvesse possuído alguns bens, sua dor seria bem menor que, em tudo tendo e tudo perdido, pois vivenciastes a satisfação daquele prazer de posse. A aceitação da dor é o primeiro passo para suportá-la, caso contrário, o pessimismo, a impaciência e a intolerância, poderão transformá-la num fardo alem de suas forças. Quanto maior se tornar nossa dor, mais chance teremos de crescermos também com ela, pois aquele a quem a dor nada ensinou, será uma eterna criança, no que concerne às lamentações e ás dependências de outrem.

 "Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente."
 (William Shakespeare)

 “Nunca se envergonhe se não puder conter suas lágrimas, pois são a elas concebido, o divino direito da dor, sentimento inerente à fragilidade humana”.
 (Ivan Teorilang)

“Deus te deu a dor, mas também a paciência e o conhecimento, pois a dor pode ser entendida, como sua lembrança à aquela dor maior que Ele teve que suportar, por você”.
 (Ivan Teorilang)

 “A aceitação da dor é o primeiro passo para suportá-la, caso contrário, o pessimismo, a impaciência e a intolerância, poderá transformá-la num fardo alem de suas forças”.
 (Ivan Teorilang)

 “Ao passar pela experiência da dor, não se limite apenas á se lastimar por ela, aproveite tal ocasião para refletir, e com isto aprender a ser mais tolerante, mais misericordioso, mais cônscio quando frente a esta mesma situação, vivida por outros”.
(Ivan Teorilang)

 DÚVIDA
 (Ivan Teorilang)

Dúvida é a incerteza de se confirmar ou negar um parecer ou um fato real. Ser racional é trazer em si a sabedoria da dúvida, pois com exceção ás ciências exatas, quando se analisa a fundo os diversos ângulos de uma questão, raramente se encontrará apenas uma resposta, para uma mesma pergunta. Nenhuma obra de vulto conseguirá ser completa, se não houver auto-sacrifício, concentração e dúvida. A dúvida é fundamental para nosso crescimento, pois ter confiança total em si mesmo, alem de ser irreal e desprovido de seriedade. Um sentimento de dúvida é algo que se incomoda, porem quem se diz dono de uma certeza absoluta, está se expondo ao ridículo, pois que certeza poderemos ter, vivendo em um mundo onde se prevalece as incertezas? Trazer em nós a nobreza da dúvida é o que nos fazem ponderados, convenientes e sensatos, porem duvidar em demasia, poderá nos ser prejudicial, pois pelo medo do risco. Quando trocamos nossas dúvidas por certas certezas, estamos perdendo a razão, sendo inconvenientes e assumindo condições de insensatez. A dúvida é o bálsamo que conserva nosso espírito, sem ela, nossos conhecimentos se deteriorariam rapidamente. A única realidade que não se pode duvidar é a realidade de nossas dúvidas. Se o tormento da dúvida sobre ti se abater, e não tiveres ânimo para agir, este tormento se agravará e até poderá te levar ás margens da angustias e do desespero. Mas se conseguir reunir suas forças, num ultimo ato de coragem, a ação resultante o engrandecerá, pois dúvida jamais poderá se misturar com ação, uma torna-se antônima da outra. As mais freqüentes perguntas inerentes aos sábios, se resumem em “como” e “por que”. A partir daí, se processam infinitas procuras pelo esclarecimento, o que os levarão à multiplicação das dúvidas. O questionamento resultante enfim, os levam ao limiar da verdade. Ao longo de nosso aprendizado as dúvidas se tornarão freqüentes. Um contra censo interessante, se observa quando percebemos que, os mais inteligentes sempre estão carregando grandes dúvidas, ao passo que os mais ignorantes sempre estão cheios de certezas. Com o avanço da idade, estaremos ganhando sabedorias, experiências e dúvidas, mas perdendo, certezas, convicções e arrogâncias.

"A dúvida é o principio da sabedoria."
(Aristóteles)

“A dúvida é fundamental para nosso crescimento, pois ter confiança total em si mesmo, alem de ser irreal e desprovido de seriedade”.
(Ivan Teorilang)

“Quando trocamos nossas dúvidas por certas certezas, estamos perdendo a razão, sendo inconvenientes e assumindo condições de insensatez”.
 (Ivan Teorilang)

“As mais freqüentes perguntas inerentes aos sábios, se resumem em “como” e “por que”. A partir daí, se processam infinitas procuras pelo esclarecimento, o que irá trazer a multiplicação das dúvidas. O questionamento resultante enfim, os levarão ao limiar da verdade”.
(Ivan Teorilang)

 “Com o avanço da idade, estaremos ganhando sabedorias, experiências e dúvidas, mas perdendo, certezas, convicções e arrogância”.
(Ivan Teorilang)

 ECONOMIA
 (Ivan Teorilang)

A economia é a arte de administrar qualquer empreendimento. Também se faz presente na vida dos mais precavidos, ao moderar seus gastos, pois se nada pouparmos, nossa chance de riqueza, ou termos uma vida mais cômoda no futuro, se torna quase que impossível. Porem, nunca aconselhe ao paupérrimo alguma economia, pois seria aviltante e teria a conotação de insulto, seria o mesmo que se aconselhar a comer pouco quem nada tem para comer. Economia nada mais é que o ato de saber gastar. Não confundir economia com avareza, pois cada qual tem suas limitações. Pode se dizer que uma virtude invejável, se observa com aquele que se encontra, entre estes dois extremos. Esta virtude de se saber economizar é um ato necessário na pobreza, para se conseguir melhorar de vida. Na classe média ela passa a ser inerente apenas aos mais ponderados e responsáveis. Porem muitos que, com a economia, já conseguiram chegar onde queriam, e podem se desfrutar destes benefícios, não o fazem, pois ao passar tanto tempo nesta prática, acabam por fazer disto um ato mecânico e vicioso. Economia é o ato de evitar o supérfluo do presente, para se garantir um bem no futuro, ou numa análise mais profunda, é o domínio da razão sobre as emoções passageiras. Nossa economia familiar, esta proporcionalmente ligada à economia do país, os dois são vulneráveis, e possuem sérios problemas. Isto deixa bem claro, nossa responsabilidade em levá-la com seriedade, pois o contrário disto poderá ser um retrocesso, ao pouco que já conseguimos. O fator economia, às vezes se torna incompreensível, quando o olhamos pelo ângulo da realidade presente, pois os economistas são sábios mestres ao explicar o passado e o futuro, só não conseguem entender o presente, mesmo com previsões antecipadas.

 "Economia freqüentemente não tem relação com o total de dinheiro gasto, mas com a sabedoria empregada ao gastá-lo."
(Henry Ford)

 “Não confundir economia com avareza, pois cada qual tem suas limitações. Pode se dizer que uma virtude invejável, se observa com aquele que se encontra, entre estes dois extremos”.
(Ivan Teorilang)

“O ato da economia de se evitar o supérfluo no presente para se garantir o futuro, nada mais é que a vitória da razão, sobre emoções fúteis e passageiras”.
(Ivan Teorilang)

 EDUCAÇÃO DOS FILHOS
 (Ivan Teorilang)

Educação, nossa melhor herança, é tão importante que quando a bem passamos aos nossos filhos, vai, ao longo da vida, reafirmar nosso amor, ainda que na época os irritemos, por nossas reprimendas, ao tentarmos faze-los entender a importância do conhecimento. Com esta falha da pouca importância ao incentivo da educação, estaremos formando verdadeiros órfãos, pois estes crescerão com um futuro comprometido e incerto por lhes faltar orientação. Se achas que não compensaria se esforçar mais para dar escola a seu filho, porque isto seria caro demais, isto é a prova que, alem de sua falta de amor, sua ignorância continua crescendo a tal ponto de não perceber que caro demais será a incerteza dele no futuro. Os filhos, dependendo do pai, muitas vezes concretizarão os desejos, que eles os pais, não conseguiram por falta de oportunidades, e estes pais se sentirão realizados com isto. Por outro lado, quando o pai não tem esta visão, a falta desta realização a seus filhos, será interpretada por ele como castigo, pois muitas vezes isto irá ser percebido tarde demais. Nascemos príncipes por sermos filhos do Rei dos reis, e rei pelo amor do casal que nos gerou, mas podemos nos transformar em sapos, quando nos forem cerceada a educação. Não devemos nos esquecer porem, que ao passarmos a eles alguns ensinamentos, teremos que o fazer de forma serena, pois se nos exaltarmos, alem de não conseguirmos nosso objetivo, ainda estaremos perigosamente, tirando deles o incentivo que teríamos que dar. Devemos evitar corrigir quando estamos irritados, isto seria muito negativo, pois alem de nos fazer antipáticos, ainda causaremos a ira deles. Este ato pode resultar até em efeito contrário, pois, se corrigir ajuda, encorajar completa, e só podemos fazer isto serenamente. Sabemos também que, na omissão, isto é nem educar e nem exigir que se eduquem, este relacionamento não triunfará, pois não castigando o mal, é o mesmo que concordar com ele. Estaremos sempre sendo maldosos na omissão, e bondosos ao recriminá-los com severidade, deixando por conta do futuro deles esta compreensão. Às vezes, deveríamos deixá-los errar, de maneira assistida, para ajudá-los a aprenderem com os próprios erros. Nunca devemos dar às crianças tudo aquilo que elas pedem, isto só a prejudicará no futuro, pois acostumará com facilidades, e o mundo não é assim. O mais importante na formação de uma criança, é que não adianta queremos ensiná-las a ser aquilo que nós os pais não demonstramos ser, pois o que mais vale é nosso bom exemplo com atitudes e ação, colocando em prática tudo aquilo que a eles queremos passar, pois seria um desastre aconselharmos com palavras e os equivocarmos com maus exemplos. Ao educar bem uma criança, estaremos evitando, de certa forma, a necessidade de se punir um adulto lá no futuro. Você pode conseguir isto de maneira mais fácil que possa imaginar, experimente elogiar sempre as qualidades, e corrigir os defeitos assim eles terão um parâmetro de comparação mais evidente.

“É mais fácil construir um menino do que consertar um homem.”
 (Charles Chick Govin)

“Não devemos levar em conta a rebeldia dos filhos ao corrigi-los hoje, pois nos sentiremos realizados com sua compreensão amanhã”.
 (Ivan Teorilang)

“Nascemos príncipes por sermos filhos do Rei dos reis, e rei pelo amor do casal que nos gerou, mas podemos nos transformar em sapos, quando nos forem cerceada a educação”.
 (Ivan Teorilang)

 “Muitas vezes estaremos sendo maldosos ao relevarmos, o que nos levariam à omissão, e bondosos ao recriminá-los com severidade, deixando por conta do futuro deles esta compreensão”.
 (Ivan Teorilang)

EGOÍSMO
 (Ivan Teorilang)

 O egoísmo é aquele sentimento mesquinho, que leva um ser humano a se achar melhor que o outro, colocando seus interesses, desejos, necessidades e opiniões sempre acima de tudo e de todos. Dizer que o egoísmo pode ser definido apenas como, amor próprio, é muito pouco, pois ele é uma paixão desmedida por si mesmo. Nós devemos nos valorizar e termos amor próprio sim, mas confundir isto com egoísmo, é o mesmo que confundirmos o mal com o bem. O egoísta está sempre convertendo todas as oportunidades á seu favor, e desejando que todos se moldem à sua vontade, o que o torna um pária da sociedade. À vezes o egoísta, usando uma máscara de carneiro, nos presenteia com uma rara e rápida, sensação de felicidade por algum benefício concedido. Mas quando esta máscara cai, mostra a verdadeira face do lobo, pois alem de se arrepender da boa ação praticada, ainda irá te cobrar este pequeno gesto, pelo resto de seus dias. O egoísta se torna tão solitário que nunca irá aprender a amar de coração, pois só conhece o amor e o apego, por bens materiais, e desta forma, nem inspirará alguém a amá-lo, o que irá completar sua própria infelicidade. Quando resolve se comunicar com alguém, o assunto dele se torna enfadonho e inconveniente, pois só irá fala de si próprio. O egoísta, alem de suas peculiaridades negativas, ainda faz com que sua alma se empobreça mais, quando sua satisfação se faz presente, frente à infelicidade de outros. Vivemos uma época, em que o egoísmo, ao imperar cada vez mais, a passos largos, acaba por contagiar outros, que até então, eram puros de coração. O egoísta para se redimir deste mal e voltar a ser feliz, terá uma tarefa árdua pela frente. Não é só mudar de atitude, mas sim de consciência, não é só socorrer os menos favorecidos, mas fazer isto de coração aberto, não é dar aquilo que lhe sobra, mas sim o que poderá te faltar. Para o egoísta, acostumado com toda esta mesquinhez que sempre lhe foi peculiar, mudar sua essência da noite para o dia, será impossível, mas se o fizer pouco a pouco chegará lá. E quando isto acontecer, irá chorar lágrimas de sangue, pela emoção do remorso de seu passado, ao conhecer este lado prazeroso, feliz e acolhedor da vida, que insistia em não conhecer. Todo o esforço será regiamente compensado, por este renascimento glorioso, para a purificação de sua alma e o alívio de seu espírito.

"Se eu estender um lençol entre nós dois, você não poderá me ver, apesar de continuar a seu lado. Da mesma forma, embora Deus nos seja mais próximo do que qualquer outra pessoa, o véu do egoísmo nos impede de Vê-lo."
(Ramakrishna)

“O egoísta latente detém total ignorância a respeito da vida, acha-se acima do bem e do mal, não desconfia que o fim dele, depois de muito conviver com a solidão, alem de ser um alivio para muitos, poderá até ser desejado por outros”.
 (Ivan Teorilang)

 “Ao morrer, irremediavelmente egoísta, este infeliz alimentará os mesmos vermes, que irão consumir aquele miserável que ele enxotou, quando lhe pediu ajuda. Porem, estes vermes, mais sábios, não o descriminará, como alimento”.
(Ivan Teorilang)

ERROS
 (Ivan Teorilang)

 Apesar da primeira impressão, de certa forma equivocada, parecer um ato, no mínimo irresponsável, errar, na realidade é apenas tão importante quanto acertar. Para se chegar a todas
 as conquistas e todas as vitórias em qualquer área, estes resultados raramente irão acontecer de maneira imediata, eles terão que passar por diversas fases errando, para se conseguir chegar ao acerto. Com o erro se adquire a experiência, e mesmo a partir daí ainda os erros podem acontecer, mas sendo corrigidos sempre que for necessário, sua freqüência irá diminuir. Deveremos saber que, se hoje erramos, amanhã já podemos contar com mais esta experiência, e certamente já seremos mais sábios que ontem. O maior erro é não termos o discernimento necessário para aceitar que erramos. Devido á nossa vaidade, deixamos de aceitar nossos erros mascarando-os para se parecerem o certo, porem se a partir daí nada fizermos para corrigir este equívoco, a força do habito se encarregará de continuar a nos corromper. Nossa inteligência será mais evidente com a humildade para aceitarmos nossos erros, pois com orgulho, nossa derrota será decretada. Errar tanto é humano que, muitas vezes percebemos nos erros, sempre um pouco de verdade. Por outro lado, existem certas verdades, que nada tem a ver com a realidade. Uma mente fraca é reconhecida por quem demonstra dificuldades em mudar sua opinião, e ao nos acostumarmos com estes pequenos erros, certamente acabaremos por cair em outros de maiores vultos. Se tudo fizermos e ainda assim não conseguirmos realizar aquilo que queríamos, é o momento mais adequado para testarmos nossa capacidade, nos auto-desafiando para a persistência naquela questão. Se ao invés disso pararmos para nos lamentar, aí sim se configurará nossa derrota. Ao deixarmos as lamentações de lado, estes erros poderão ainda nos levar às grandes vitórias. Nossa vitória, muitas vezes acontecerá pelo simples fato de, ao termos caído errando por tantas quantas forem as vezes, não nos deixarmos abater e nem nos desesperar. Adquirimos sabedoria quando transformamos nossos erros em experiências. O que não devemos é procurar outro culpado pelos nossos próprios erros, e sim assumi-los com a condição de os corrigir. Ao confessar nossos erros, já estaremos dando o primeiro passo para a nossa redenção, e daí as coisas se tornarão mais claras em nossas mentes, pois estaremos aliviando aquela consciência que tanto nos consumia. Muitas vezes o caminho a se percorrer para se acertar, poderá ser longo, mas mesmo assim não devemos nos desviar dele, por mais que demore, lá chegaremos. Se pela ignorância nos enganamos, será pelos enganos que iremos aprender. Todos nós somos suscetíveis ao erro, mas somente aqueles com a ignorância inflamada é que persistem nele, estamos fadados á uma infinidade de erros, porem cometer os mesmos pela segunda ou mais vezes, só poderia ser um caso de masoquismo ou pura loucura.

“O único modo de evitar os erros é adquirindo experiência; mas a única maneira de adquirir experiência é cometendo erros”.
(Autor desconhecido)

"Errar, involuntariamente, tem a mesma importância que acertar, pois um fato é conseqüência do outro”. (Ivan Teorilang)

“Se hoje erramos, amanhã já podemos contar com mais esta experiência, e certamente já seremos mais sábios que ontem”.
 (Ivan Teorilang)

“O homem que tem em si o discernimento como virtude, torna-se mais sábio a cada erro cometido”.
 (Ivan Teorilang)

“Os erros dos anos anteriores nos levam á experiência, e esta deve ser vista como sementes plantadas para serem colhidas no próximo ano. Elas sendo bem adubadas com mais ação, perseverança e ânimo, e evitando-se as ervas daninhas da preguiça, do conformismo e descrença, sua colheita será farta”.
 (Ivan Teorilang)

OBS. PARA MAIS TEXTOS CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário