Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...

Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...
(Teorilang)

Com falta de argumentos para se defender a presidente diz que é inocente.
Vamos fazer aqui algumas suposições, apenas para tentarmos entender um pouco a veracidade desta sua defesa com tanta veemência, ao ataque à sua “honra”.
Supondo-se que todos os juristas graduados, professores, catedráticos, doutores no assunto e conhecidos até fora do país por sua competência, estivessem dizendo mentiras, o que já seria inteiramente improvável, e que as tais “pedaladas fiscais” não fossem crimes de sua responsabilidade. Indo mais longe, vamos continuar supondo. Se ela não tivesse conhecimento das falcatruas da Petrobrás, a maior estatal do país que "ela dirige”, se ela não tivesse conhecimento nenhum da compra superfaturada da usina de Pasadena, nos EUA. Também, supondo-se que ela não tivesse nenhum conhecimento de todas as operações que deram origem ao nome de “Lava jato”, onde seus grandes amigos estão envolvidos. Suponhamos também que ela nada sabia das dezenas de obras superfaturadas por empreiteiras para beneficiar até sua própria campanha para ser eleita, entre outras acusações mais. Supondo-se também que ela achava que não estava mentindo em seus discursos para ser eleita. Que agora realmente ela acredita que ela é vítima e não ré quando usa em sua defesa a palavra “golpe”, sendo que golpe é o que a grande maioria do país acredita, e com todos os fundamentos possíveis, que foi o que ela deu no país.
Normalmente, quando tantas suposições ao mesmo tempo se fazem, por qualquer motivo polêmico, raramente as respostas poderiam ser totalmente negativas, dando, desta maneira, total razão ao motivo delas existirem.
Porém se tantas indagações surgiram dirigidas a uma só fonte ou pessoa, em questão a presidente, e magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente tal resposta tenha sido TOTALMENTE favorável a ela, que ela realmente nunca soube de nada, como já dizia seu antecessor, nunca participou de nada daquilo de que fora "suspeita" e que sua inocência realmente esta sendo ultrajada, então, PELO AMOR DE DEUS, esta funcionaria maior do Brasil é de uma incompetência monstruosa, e pessoas assim tornam-se um perigo àqueles que dela depende, tanto é que ela ao exercer um cargo tão vultuoso, levada à esta incompetência absurda, esta quebrando nosso país.
Será que tem alguém, a favor ou contra ela que duvida do fato de estarmos vivendo tantas crises e tanta recessão causada pelo próprio governo? Vai ter alguém para dizer que quem quebrou o Brasil não foi ela, mas sim seus assessores, como os ministros, os responsáveis por todas as pastas existentes. Ai só responderei com outra pergunta.
_ Quem foi que escolheu, de maneira conveniente pelas barganhas feitas, tais representantes para seu governo?
Esta ai mais um motivo que, seguindo o raciocínio acima, nos levará à simples percepção de sua má intenção ou à sua inimaginável inocência, o que a levará novamente ao patamar de incompetente mor.
Trocando todas estas divagações por fatos mais conhecidos e corriqueiros, eu pergunto para quem esta lendo esta mensagem de desabafo.
_Quando algum funcionário, mesmo reconhecidamente honesto, de uma grande empresa, começa a agir de maneira, pouco inteligente, e desta forma os lucros da empresa começa a cair cada vez mais, qual é a resposta do patrão à beira da falência para este funcionário?
_Com certeza sua demissão, ou até coisa pior.
E no caso da presidente do país, que esta quebrando, o que fazer com ela?
Então mesmo que, repetindo, “magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente ela seja inocente, porque mantê-la para ela acabar de vez com o resto que sobra do Brasil?
Uma ultima ressalva para não ser mal interpretado: Realmente acho que sua saída seja imprescindível, mas pelos severos motivos acima e nunca por acreditar em seu sucessor que, não deixa de ser “farinha do mesmo saco”
E deixo bem claro aqui minha posição: Sou totalmente favorável a uma nova eleição, mas com candidatos “fixa limpa” e competentes, de preferência de fora desta política viciada e imunda...
E deixo aqui, bem claro, para terminar:
_Ou ela realmente é umas da piores rés que nosso país já teve, ou absurdamente incompetente.
Isto dito, tanto para uma situação como para a outra, a única saída realmente é a concretização de seu impeachment, e de preferência a exoneração de toda aquela
cúpula bandida de Brasília...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

TEXTOS DIVERSOS TEMAS - IVAN TEORILANG




DE ABORRECIMENTO ATÉ AUDÁCIA 
ABORRECIMENTOS
 Ivan Teorilang)

Quando se nos apresentam este tipo de sentimento, aparentemente enfadonho, deveríamos estar cônscios que os aborrecimentos existem para serem superados. Mas o caminho para se superar tais sentimentos, acabam se tornando longos demais. Analisamos bem, e achamos que o dinheiro é o que nos falta para eliminarmos todos os nossos aborrecimentos futuros. E até podemos chegar lá, depois de uma longa jornada acumulando fortunas, para nossa esperada aposentadoria, e vivermos do desfrute desta. Porem, depois de muito tempo de experiência adquirida ao longo dos anos, chegaremos à conclusão que alguma ação teremos que adicionar à aposentadoria para não cairmos no marasmo da inutilidade. Tudo isto nos leva a crer que, mesmo uma jornada para a busca da fórmula que nos tirariam os aborrecimentos, é que nos dão a razão de viver. Isto é, temos que ter sempre em mente algum projeto ou ideal para realizar, e com isto preencher nossos dias com a satisfação de cada passo conquistado. Você pode vencer na vida e tentar de tudo para fugir dos aborrecimentos. Pagar para se fazer tudo, e quanto menos afazeres lhes restarem para fugir de todos os aborrecimentos mais eles se lhe apresentarão. O que mais poderá aborrecer é exatamente a falta de aborrecimentos, a versão diferente para isto seria o tédio da inércia que o levaria ao hospício ou ao cemitério antes do tempo. Não é fácil viver sem aborrecimentos, porem você poderá ignorá-lo, é só aprender o método de viver consigo próprio. Se sua atividade for constante, o frenesi resultante, eliminará qualquer aborrecimentos, pois estarás sempre voltado para a ação e isto não deixa espaço para este sentimento, que só invade o íntimo dos que tem como inspiração a preguiça. Certos aborrecimentos têm a capacidade de, logo pela manhã, em poucos minutos, nos estragar o dia todo, porem estes, fazem parte natural de nossas vidas. A paixão é um elixir especial, que dissipa totalmente, o fantasma do aborrecimento, pois ao vivê-la, nada mais se percebe ao seu lado. Para se chegar á sabedoria, terá em seu aprendizado, provas e testes que se resumirão num bombardeio de aborrecimentos tão intensos que, poucos são aqueles portadores, de uma alma estruturada, para suportá-los. È deste aborrecimento que fortalece nossa vida, que se originam outros prazeres como o esporte, as mais diversas distrações, e o romance. O mal do aborrecimento tem como antídoto o trabalho sério, e para que este medicamento seja eficaz, terá que ser sentido como o prazer do dever cumprido.

"Na vida os aborrecimentos não entediam; o que entedia espantosamente é a falta de aborrecimentos."
(Jules Renard)

“A paixão é um elixir especial, que dissipa totalmente o fantasma do aborrecimento, pois ao vivê-la, tudo passará a ter sentido”.
 (Ivan Teorilang)

 “A falta total de aborrecimentos te levará ao tédio da inércia, sentimento que poderá abreviar sua vida, ou fazer de ti mais um elemento a lotar algum manicômio”.
(Ivan Teorilang)

 ABORTO
(Ivan Teorilang)

 Equivocadamente, muitos acham o aborto a mais fácil das soluções quando quer se livrar daquele erro cometido por si próprio, geralmente, num momento de total irresponsabilidade. Na realidade a grande maioria que passa por isso ainda traz o agravante de ter plena consciência da gravidade deste ato, pois nos dias de hoje a informação vive estampada em cada esquina. O aborto, se excluindo o fato de fetos anencéfalos, nenhum outro se justifica. Se for fruto de estupro, esta criança é que vai pagar com a vida por este delito? Dê chance a ela dando-lhe a vida, se não a quiser, entregue-a a adoção, e nunca ao necrotério. O que acontece é que, normalmente, por absoluta conveniência, aquela pessoa, deixa as coisas acontecerem se fazendo de desentendida, e mais, se colocando ao lado daqueles que são a favor do aborto, coisa que pouco tempo atrás, era contra. Isto é um problema tão grave, que nem deveria ser incluso dentre os diversos problemas sociais corriqueiros existentes, mesmo porque, o verdadeiro nome para esta prática é assassinato, e até elevado à categoria de crime hediondo. Hediondo porque é a própria mãe, que mata o seu filho covardemente, mesmo antes de conhecê-lo. Se acontecer uma gravidez por estupro, o maior mal já foi consumido, tenha mais um pouco de paciência, se o nascimento desta criança estiver totalmente fora de seus planos, tem muita gente esperando para a aceitar em adoção. Ao contrário de muitos, o feto não é apenas um aglomerado de células mortas, ele já passa a ter vida desde o momento de sua concepção, a única diferença é que esta em processo de formação. Como disse Madre Tereza de Calcutá, dentre outras coisas, ”Sinto que o maior inimigo da paz é o aborto, porque é um assassinato direto de um inocente pela própria mãe, e um abandono do próprio pai. Se aceitarmos isso, como poderemos explicarmos aos outros que não devem se matar”? Se Jesus deu sua própria vida por amor a nós, que sacrifício maior poderia ter uma mãe para chegar a este ato absurdo. Se vivemos lutando por nossos direitos à propriedade, direito de se expressar, à saúde, de nos aposentarmos, de um salário justo, à educação etc., é porque tivemos o direito de nascer, porque agora queremos deliberadamente tirar este direito tão óbvio dos outros? Já é sabido estatisticamente que mulheres que abortam, são sete vezes mais suscetíveis ao suicídio, ao consumo de álcool e drogas, do que as que dão a luz, por que isto acontece, se estava tão certa daquilo que estava fazendo? Acontece porque ao conhecer o amor de outras mães por seus filhos, ou até mesmo seus, depois daquele terrível procedimento anterior, sente no fundo de sua alma, que aquela vida foi ceifada inocentemente e covardemente de forma tão precoce enquanto dormia. Não tinha nenhum pecado, não fizera nada para merecer aquele trágico fim, tirou-lhe o direito de ouvi-la chamar-lhe de, meu tesouro, de ouvi-lo dizer, mamãe, de ser beijado e abraçado a cada sorriso, de ir à escola com seus amiguinhos, de ter seu cãozinho fiel a esperá-lo feliz no portão...

“A vida tem uma história muito comprida, mas cada indivíduo tem um começo muito preciso: o momento da sua concepção.”
 (Jérôme Lejeune)

 “Em sua grande maioria, quem se submete ao aborto tem este erro agravado pela consciência deste crime, pois antes disto acontecer consigo próprio, era contra esta prática”.
(Ivan Teorilang)

 “Aborto alem de ser um ato covarde, também é um crime hediondo, como hediondo é o ato de matar o próprio filho indefeso, para equivocadamente, se eximir das conseqüências de uma culpa que só a si pesaria”.
 (Ivan Teorilang)

AÇÃO
 (Ivan Teorilang)

Ação é energia, é o que faz realizar, é o que vem depois da inspiração, a qual representa apenas um por cento de toda criação, a maioria chega até a inspiração, mas nem todos seguem em frente. Se te contentares com os sonhos, as inspirações e a dúvida, você não viverá, terás apenas uma existência medíocre, de servidão a terceiros, que alem da escravidão, ainda tirar-lhe-ão o tempo para tentares alguma reação, pois estará comprometido até o pescoço, e com o pouco tempo que lhe restar, estarás tão cansado que não terás ânimo para mais nada. Não se esqueças, se continuares apenas com inspirações, sem ação, suas dúvidas crescerão e estarás fadado ao ócio e à derrota. Inspirar-se e sonhar é muito reconfortante, mas será melhor juntar-se a isto, obras e ação, a fé tem muito poder, porem com ação ela será muito mais poderosa e imbatível. Se te habituares com sonhos, sem ação, chegará a hora que não conseguirás mais reagir, pois se continuar a repetir o que sempre fez, você realizará o que sempre realizou, isto é, nada. Se tentássemos realizar pelo menos metade daquilo que está dormente em nossa competência, nos surpreenderíamos às lágrimas, pelo tempo que perdemos sem ação. Conhecemos muito pouco de nós mesmo, e sofremos desnecessariamente com esta ignorância, não sabemos que tudo que desejamos, está ao nosso alcance, mas teremos que desejar muito mais, para que a ação seja despertada e concretizada. Se temeres sua morte, você só tem uma maneira a de se imortalizar, redija alguma coisa interessante, para despertar o interesse de outrem, para esta leitura, ou realize coisas excepcionais, para que desperte em outros, motivo para escrever sobre isto. Devemos ficar atentos para as possibilidades que nos rodeiam, pois certas ações ignoradas, poderiam mudar nosso futuro, mas se ficarmos só na espera, realmente vai acontecer alguma coisa, a velhice, não fique só esperando por oportunidades, elas poderão não surgir, crie esta oportunidade e opte para fazer acontecer. Para se começar algum projeto, muitas vezes devemos fazê-lo mesmo sem inspirações, e a partir daí que, no desenrolar desta atividade as inspirações poderão aparecer naturalmente, não podemos dizer o mesmo quando, só de posse da inspiração, pois ela sozinha, não irá criar nada. Se ficarmos esperando, a luz lá do fim do túnel acender, podemos estar fadados à derrota, pois nem sabemos se a conta de luz foi paga, ou se ficará acesa até percorrermos o túnel inteiro para alcançá-la. Você só podera obter frutos agindo, tentando, e se ao tentar não vier os resultados esperados, você já será mais sábio que antes, pois a partir daí, com a experiência adquirida, estarás mais próximo à vitória.

"Os homens que tentam fazer algo e falham são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem."
 (Lloyd Jones)

 “Se ficarmos esperando a luz lá do fim do túnel acender, podemos estar fadados à derrota, pois nem sabemos se a conta dela foi paga”.
(Ivan Teorilang)

“Toda inspiração, deveria ser seguida de ação, pois se tentarmos e não conseguirmos, aquela experiência, certamente nos fará mais sábio que antes”.
(Ivan Teorilang)

“Para realizarmos qualquer projeto, devemos começar sempre ontem, pois o hoje já se foi e o amanhã ainda nem chegou. Lança-se a idéia ontem, realiza-se hoje e desfruta-se amanhã”.
 (Ivan Teorilang)

“O amanhã existe apenas para se festejar os resultados de um empreendimento, e nunca para se começar um”.
 (Ivan Teorilang)

“Mas vale um copo de ação do que um caminhão de inspiração”
 (Ivan Teorilang)

ADVERSIDADES
(Ivan Teorilang)

 Tudo que existe de belo, magnífico ou realizações de sucesso em qualquer área conseguido pelo homem, para ser magnífico, belo e bem sucedido com certeza passou por adversidades, por menores que elas tenham sido. Não se desanime nem se atemorize com a adversidade, pois ela existe apenas para ser vencida, aprimorada e aperfeiçoada. Quando frente à adversidade, nosso cérebro trabalha mais intensamente e isto fará com que seja revelada aquela capacidade que tínhamos e não sabíamos. Toda vez que sentimos uma derrota aparente nosso espírito reage como se fosse anticorpos e nos fortalece para vencermos aquele obstáculo, o que não podemos é ignorar este fato. Quando nosso espírito aventureiro se manifesta ele vem com tanta energia para tentarmos realizações que seria um desperdício irrecuperável se nos negarmos a aceitar tal oportunidade, não devemos aceitar o comodismo que só nos levaria à inércia e com isso passaríamos por esta vida sem nunca termos conhecido a emoção da transformação de uma derrota numa vitória maravilhosa. Nossas oportunidades se multiplicam frente aos desafios que estão sempre presentes. Se você se defrontar com alguma coisa aparentemente fácil de resolver, terá grande chance daquilo se tornar insignificante pois, ou você a interpretou de forma equivocada ou realmente não te levará ao lugar sonhado, e sim a um lugar comum com resultados de pouco vulto, coisa que você, por mais humilde que possa ser, acabará por desprezar em pouco tempo. Ao depararmos com uma barreira quase intransponível, ela deveria ser nosso desafio e consequentemente nossa partida para a conquista daquilo que almejamos. Quanto mais tempo nossa vitória demorar em acontecer, pois os obstáculos ultrapassados foram difíceis de serem superados, com certeza esta vitória conseguida será de importância redobrada e seu mérito grandioso. As adversidades acontecem não só para nos avaliar, mas sim para redobrar nosso valor, vencendo-a. Quando em situação adversa nossa perseverança é a chave do segredo para transpormos todos os obstáculos e dificuldades. Muitas vezes nos lamentamos por não termos o sentido da audição, mas ao depararmos com aquele desprovido da visão acabamos por nos acharmos perfeitos e ingratos com a vida. Nós, seres humanos, temos como parte integrante de nossa natureza, a sensação que tudo que é fácil perde o valor, pois se foi tão fácil conseguir, acreditamos que com certeza, aos olhos dos outros isto será irrelevante, e acabará fadado ao esquecimento por falta de expressividade. Vivemos sempre preocupados com a opinião dos outros, por mais que não queiramos admitir, isso faz parte de nossa essência, e é esta nossa maior adversidade.

“É um grande privilégio ter vivido uma vida difícil.”
 ( Indira Gandhi)

 “Não se desanime nem se atemorize com as adversidades, pois elas existem apenas para serem vencidas, aprimoradas e aperfeiçoadas, são elas ainda responsáveis pelo enriquecimento da essência que forma a sabedoria e o combustível da alma”.
 (Ivan Teorilang)

AJUDA
(Ivan Teorilang)

Passamos toda nossa vida, ajudando alguém e recebendo ajuda de outros, em maior ou menor frequência, porem existem aqueles que, com tão pouco recebido conseguem ir muito mais longe do que aqueles que, muito receberam e pouco deram. Podemos chamar isto de quê? Lei da compensação? Aquele que mais der mais recebe? Eu costumo chamar de lei da providencia Divina. Porque deixar de ajudar alguém, quando em alguma dificuldade, se este alguém poderia muito bem ser nós mesmos? Nossa omissão é tão cruel quanto á algum crime cometido. Mesmo você, não tendo condições nenhuma financeira, pode ajudar muito mais do que imagina aquele em estado de pânico, pois uma palavra de fé e de incentivo, muitas vezes, surte muito mais efeito que muito dinheiro. Existe porem pessoas que, por mais ajuda que possa vir a receber, nunca será o suficiente, pois é como um "bolso furado". Estas pessoas, sempre estão menos propensas a aprender alguma coisa, o que elas precisam é serem ajudadas a encontrar seu próprio caminho, por si só. Para estes, a melhor ajuda será bons conselhos dirigidos à mudança de atitudes, pois é isto que esta faltando, quando nada mais for possível, naquele caminho que se esta trilhando. Muitas vezes não se encontram grandes oportunidades para favorecer alguém, pois quando isto acontece a usamos para nós mesmos, mas de alguma forma deveremos sempre fazer alguma coisa, sem que nos prejudiquemos por este ato, pois uma fogueira acesa nada tem a perder ao emprestar uma pequena chama para acender uma outra apagada, principalmente se esta chama tiver o calor da solidariedade espontânea. As pequenas coisas que nos rodeiam todos os dias, são as que mais contam. Para que sua felicidade seja maior você poderá alimenta-la com um simples gesto de zêlo ao ceder sua cadeira àquela pessoa de idade ou àquela gestante, alguns trocados ao pedinte ao perceber sua verdadeira necessidade, uma mão àquele deficiente para ajudá-lo em sua locomoção, empurrar aquele carro com problemas no motor. A isto tudo damos o nome de solidariedade. À vezes, um sorriso acompanhado de palavras incentivadoras, será o suficiente para dar ânimo á muita gente, que se encontra no desconsolo, daquela famigerada depressão pelos revezes sofridos. Existem pessoas que, alem de não ajudar, ainda fazem comentário sarcásticos á respeito, outros ainda, que se irritam quando estão envoltos com a TV e são interrompidos pelos menos favorecido pedindo um prato de comida. Se hoje tratarmos as pessoas como elas merecem, estaremos ajudando-as a serem melhores amanhã, pois com este nosso simples e obrigatório gesto, estaremos devolvendo àquela pessoa a certeza de que o mundo ainda vale a pena.

"Ajuda teu semelhante a levantar a sua carga, porém, não a carregá-la."
(Pitágoras)

“Se hoje tratarmos as pessoas como elas merecem, e que certamente, seria desta maneira que gostaríamos de ser tratados, estaríamos ajudando-as a serem melhores amanhã, pois com este nosso simples e obrigatório gesto, estaremos devolvendo àquela pessoa a certeza de que o mundo ainda vale a pena”.
(Ivan Teorilang)

 “Existem aqueles que, com tão pouca ajuda recebida conseguem ir muito mais longe, do que aqueles que, muito receberam e nada deram. Podemos chamar isto de quê? Lei da compensação? Aquele que mais der mais recebe? Eu costumo chamar de lei da providencia divina”.
 (Ivan Teorilang)

ALMA
 ALMA
 (I. Teorilang)

 È a alma e não o coração, o arquivo de tudo o que és, ou poderá vir a ser, só depende de você saber pesquisar para encontrar o caminho que melhor se adapte àquilo que considerar de maior importância, mas cuidado ao fazer tal escolha, pois isto pode determinar o rumo de sua felicidade para este mundo e pela eternidade. Uma alma pura pode passar por lugares terríveis, que nada a afetará, pois possui um escudo natural, criado por um comportamento ilibado, de bondade, humildade e altruísmo a alimentá-la, e fortalecê-la. A sensibilidade de uma alma pura é radiante, e este efeito, mesmo invisível aos olhos, se faz sentir num coração transbordante de carisma e simpatia que a todos contagiam. Uma alma impura materialista e com remorsos, passa grande parte de sua existência, tão aterrorizada com o inevitável confronto com a morte, que não consegue tempo para o aprendizado da vida. O tempo que tens na trajetória de sua vida por este mundo, faz seu corpo sentir os efeitos dos anos passarem, mas sua alma se enriquece e se fortalece a cada adversidade, sabiamente superada. Nascemos como um cristal bruto cabe aos nossos pais, com boas orientações, iniciar nossa lapidação, mas vai depender de nosso próprio comportamento, pela vida afora, a continuidade desta obra, que quando bem executada, culminará com o enriquecimento do conteúdo de nossa alma. A ilusão do materialismo nos faz egoísta, e este sentimento é que mais envenena nossa alma, enquanto não nos desprendermos destes valores passageiros, ela não terá chance de se realizar plenamente. Onde reinam sentimentos impuros como o ódio, a consciência pesada, a vergonha, o orgulho, o egoísmo e a descriminação, irá fazer nascer uma barreira poderosa que ira afetar o bom desenvolvimento de nossa alma. Não faça de suas orações apenas um veículo para tudo pedir, sem se lembrar dos  agradecimentos por aquilo que já conquistaste. Não acredite que só estando ali repetindo de maneira mecânica orações decoradas, você estará falando com Deus. Oração é o ar que nossa alma respira, e se mal a fizer, estarás correndo o risco de sufocá-la, e isto poderá comprometer a saúde de seu espírito. Deveríamos dar muito mais valor á nossa alma, pois é ela que sustenta todo o peso de sentimentos muito leves como, lembranças, saudades, amor, gratidão, fraternidade, solidariedade, mas também sentimentos super pesados como, ódio, discórdia, descriminações, orgulho, egoísmo, preconceitos, avareza. Quando Deus disse “tu és pó e ao pó voltarás”, não se referiu a sua alma, esta é imortal. Existem certas atribuições conferidas à alma como, o amor que é o perfume dela, as lágrimas são o sangue da alma, a virtude é a afabilidade e a justiça dela, a competição é a paixão das almas nobres, como também são as paixões as portas dela, o gosto é a consciência literária da alma, por outro lado, o egoísmo é o veneno da alma, a bebedeira juntamente com as drogas, são o purgante dela, o remorso é a indigestão da alma, a inveja é o suplicio das almas vis, e por aí vai...

"Não é possível derramar mais água numa taça já cheia; assim também Deus não pode verter as suas graças numa alma cheia de distrações frivolidades."
 (Maximiliano Maria Kolbe)

“A sensibilidade de uma alma é pura e radiante, e este efeito, mesmo invisível aos olhos, se faz sentir num coração transbordante de carisma e simpatia que a todos contagiam”.
(Ivan Teorilang) 

AMBIÇÃO
 (Ivan Teorilang)

Ambição, um sentimento que atraiçoa, mas por outro lado, poderá leva-lo á vitória. Existem definições ambíguas ao se referir à ambição. Ao mesmo tempo em que se reconhece a ambição como o maior estímulo humano, pois é com ela que se edifica e se cria, mostrando-se com isto ser totalmente necessária, ela também pode ser maléfica na cabeça do opressor, quando colocada em prática. Aquele que inescrupulosamente, faz se valer de sua desenfreada ambição a qualquer custo, deixa de te-la como virtude, para torná-la uma arma contra os que o rodeiam, pois glória conseguida a qualquer preço, é tirania pura. Conscientes deveremos estar do valor da ambição, que estimula e inspira, fazendo ainda levar da inspiração à ação, pois ambição com inanição nunca combinaram. Este sentimento, também conhecido como, riqueza dos pobres, reside naturalmente no intimo de cada individuo, basta saber como administra-lo. A ambição separa a criança do homem, e é nesta fase que se forma o caráter que vai ditar seu futuro como vencedor ou perdedor. Você poderá vencer com ambição comedida, como também poderá fracassar ao passar dos limites, pela embriagues da ganância, onde mesmo se obtendo êxito, não passarás de um indivíduo amargo e solitário. Com a pobreza, este estado conhecido de carência, faz-se necessárias apenas o básico para se viver, aquilo conseguido além disto já passa a ser considerado como vitória. Já para a ambição indômita, nada será o suficiente para saciar tal volupia desenfreada pelo direito de posse a qualquer custo. Este desejo doentio de se ocupar demais com sua ganância insaciável elimina qualquer possibilidade de se viver a tão sonhada e procurada liberdade. Alem de fazer sofrer até os próprios familiares pela ganância, esta liberdade, também lhe será cerceada. Sábio é aquele que consegue administrar suas ambições de maneira sadia, pois para eles, os resultados colhidos, só poderão lhes trazer benefícios. Para estes ainda, a ambição concretizada, jamais será missão cumprida, pois novas ambições comedidas continuarão trazendo-lhes prazer e alegria de viver. Sem ambição não se vive plenamente, pois a inércia lhe tirará até a vontade de viver. Afaste-se daqueles pessimistas, que alem de já estarem mortos em vida, irá tentar levar-te com eles, os derrotados sempre agem desta forma, procure estar sempre com pessoas que sabem fazer da própria ambição um estilo de vida prazeroso e feliz. O combustível que eleva a alma é a ambição comedida, que habita inicialmente cada indivíduo, e é a partir daí que sua conduta poderá levá-lo a transpor a estrada do infinito, ou simplesmente te deixar à margem dela ao permitir esgotar tal energia, por falta dos componentes básicos que damos o nome de amor, e solidariedade.

"Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição."
(Mahatma Gandhi)

“O combustível que eleva a alma, é a ambição comedida que habita inicialmente cada indivíduo, fazendo-o transpor longos caminhos. Cabe a ele, com sua conduta, reabastecer-se ou ficar perdido, por falta dos elementos básicos, como o amor e a solidariedade.”
(Ivan Teorilang)

 “Você poderá vencer com ambição comedida, como também poderá fracassar ao passar dos limites, pela embriagues da ganância”.
 (Ivan Teorilang)

AMIZADE
 (Ivan Teorilang)

 São poucas as pessoas que conhecem a força e a importância desta palavra. Muitos acham que sabem o significado dela. Outras apenas desconfiam. Amigo é aquele que mesmo á distância, os sentimos próximos, que mesmo nas horas amargas eles estão lá para adoçá-las. São aqueles que quando nas horas felizes precisamos convidá-los para compartilhá-las, e nas horas tristes mesmo sem convites eles lá estão. São aqueles que passam a ser amigo de seus amigos e até inimigos de teus inimigos, por simples solidariedade. Podemos nos avaliar não pelo nosso saldo no banco, mas sim pelo número de verdadeiros amigos que temos. Muitas vezes nossos laços de amizades são mais sólidos do que os familiares. Podemos contar nossos amigos, de fato, com os dedos de apenas uma mão. È verdade que é preferível mil vezes ter apenas um amigo verdadeiro que muitos falsos, hipócritas e interesseiros, mas é verdade também que, cientes da alegria e a felicidade que um amigo verdadeiro pode nos proporcionar, e nós a ele, este número acaba sendo demasiadamente pequeno, pois se um nós trás tanta satisfação, imagine dezenas, centenas, seria uma grande utopia? Infelizmente para os dias tão materialistas como os de hoje, estamos mais perto da utopia do que da realidade, estamos mais propensos a perdemos os poucos amigos que temos do que conservá-los, haja visto as inúmeras adversidades que vivem sempre nos rondando. Nestes dias tão incertos, conservar os velhos amigos, com certeza, é tão importante como fazer novos. Infelizmente percebemos com alguma facilidade aquele que acreditávamos ser amigo, numa ou outra ocasião, ao invés de ficar feliz com nosso sucesso, deixar que a própria inveja, de alguma forma, até a nos prejudique. Quanto aos inimigos, uma sábia decisão seria relevar e reatar a amizade, pelo menos para nos livrarmos de possíveis conflitos, e ainda contar com a melhor maneira de se desfazer deste inimigo, pois qual é a melhor maneira de acabarmos com nossos inimigos a não ser fazermos deles nossos amigos? Cuidado com os falsos amigos, pois em situação de confronto, quando frente a um inimigo, este amigo, alem de não tomar partido em nossa defesa, simplesmente se calam adquirindo com isto a mesma posição daquele inimigo, pois amigo é quem te ampara, e não aquele que apenas mostra simpatia, por conveniências. Um inimigo pode-se perdoar com facilidades, pois não esperamos deles nenhuma simpatia, agora já para um amigo fica mais difícil aceitarmos qualquer gesto de contrariedade ou animosidade. Numa amizade verdadeira, quando um amigo se encontra frente a alguma dificuldade, nem se deve perguntar a ele se você pode ajudá-lo, faça logo o que puder, pois se ele realmente é seu amigo ele não aceitará, por inibição ou por não querer transferir a você seus problemas. Erramos ao sentirmos necessidades de ter amigos, sem termos a intenção de ser, isto no mínimo seria um ato de desonestidade.

“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.”
(Bacon)

“Podemos nos avaliar, não pelo nosso saldo bancário, mas sim pelo número de amigos verdadeiros que temos”.
(Ivan Teorilang)

“Sábio é aquele que aumentou o número de amigos, fazendo as pazes com seus inimigos, haja visto que, nos dias de hoje, se já é difícil mantermos os velhos amigos, o que dizer dos novos?”.
(Ivan Teorilang)

“Amigo que é amigo mesmo, é para toda a vida, com exceção de você... que é para toda a eternidade”.  
  (Ivan Teorilang)

AMOR
 (Ivan Teorilang)

Quando se tem amor, tens uma alavanca que move o mundo, quando não se tem, não conseguimos nem forças para mover o primeiro passo. Amar é sinônimo de doar. Amor, essência da vida, palavra tão importante e ao mesmo tempo tão mal compreendida, e é por ser mal compreendida, que a humanidade vive cada dia mais perto do próprio colapso. Estamos cada dia mais materialista, equivocadamente nos consideramos humanos melhor que o outro, as guerras, os conflitos mundiais, as barbáries acontecendo cada dia de forma mais intensas, e mais próximas de nós, nos encaminham inexoravelmente para este desfecho. O que fazer para tentarmos modificar esta fatalidade eminente? Devemos começar urgentemente, e do nosso lado. Não devemos jamais confundir o amor com posse. O sentimento de posse é que faz nascer, o sofrimento entre uma relação. Se nada esperarmos em troca, é aí que se vivencia o amor em sua plenitude. Nunca confundir amor, com paixão repentina e passageira. Sempre devolver com bem o mal, mesmo em face de algum sacrifício, pois o resultado disto com certeza será prazeroso. Devemos também, muitas vezes, olharmos para outra direção, pois olhando apenas um para o outro, você não enxergará ao seu redor, o que o fará mesquinho e desatento com seu próprio irmão. Precisamos amar ainda mais, quando menos for merecido, pois é aí que mais será necessário e autentico este amor. O amor é sereno, e ele sempre irá nos alcançar, a pressa ao irmos ao seu encontro poderá nos tirar do caminho certo, pois poderemos estar correndo na direção errada. Por mais importante que seja este sentimento, podes crer, ele só acontecerá uma vez de forma plena, se você acha que ele já aconteceu e lamentas por ter acabado é por que ele ainda nem começou, pois, como já discerniu bem aquele pensador, “Amor não se conjuga no passado, ou se ama para sempre ou nunca se amou”. Não tenhas pressa, o amor não tem tempo para acontecer, mas quando acontecer, será infinito e sendo infinito muito mais intenso será. Não existe sistema para se mediar a intensidade do amor, portanto estarás livre para exagerar a vontade. Quem não acha que o amor é um exagero, é por que não ama o suficiente, porem será preciso sempre alimenta-lo para que seja recíproco. Este sentimento se parece muito com as mais bem cuidadas das plantas, quanto melhor se cultiva, mais se floresce. Aquele que comete loucuras de amor, jamais merecerá um manicômio, pois estará gozando de saúde e da mais plena consciência. No abismo de cada alma sempre vai existir um segredo valioso para ser desvendado, quando o amor verdadeiramente acontecer. Contrariando W. Shakespeare, quando ele diz que “Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor”, penso que se aquela conquista for feita sem luta, sem nenhuma contrariedade, este amor não será tão valioso assim. Não te esqueças porem, que como você pode sofrer por amor, isto também pode acontecer com os outros, você é o responsável direto por quem você seduz, não o faças se não tiver certeza de assumi-lo, e se mesmo assim acabar por acontecer, assuma uma postura para curar de alguma forma aquela ferida que você mesmo abriu. Você pode não se achar importante para ninguém, porem, se descobrir que é muito especial, para alguém, preste muito atenção nela, pois poderá estar ali aquela,ou aquele que passaria com você o resto de teus dias, porem se, a seu ver, ela não te desperta tanto interesse assim, nem comesse este relacionamento, pois os ferimentos serão inevitáveis. Conhecemos muita gente em nossa passagem por esta vida, porem normalmente, apenas uma passa a viver dentro de nós e será o suficiente para toda a eternidade. Saibas porem que reconhecer o amor não é tão fácil como pode parecer, ele pode nos confundir, pois apenas atração física, mesmo que serena ou com paixão avassaladora jamais foram sinônimos de amor. Ele também é exigente, muitas vezes implacável, e até possessivo. Porem, com certeza, quando este sentimento é verdadeiro, o lado bom sempre irá sobrepujar com louvor, o lado desagradável e rude, mesmo porque ninguém é igual ninguém. A alma pode ser gêmea, mas o espírito é único.

 “Amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas dar-se ao outro para completá-lo. ”
 (Lao-Tsé)

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."
 (Madre Teresa de Calcutá)

”O amor não tem tempo para acontecer, só acontece uma vez, e não acaba, se você acha que ele já aconteceu e lamentas por tê-lo perdido é por que ele nem começou”.
 (Ivan Teorilang)

“Sempre devolver com o bem o mal, mesmo que em face de algum sacrifício, pois o resultado disto, com certeza, será prazeroso”.
(Ivan Teorilang)

“Aquele que comete loucuras de amor, jamais merecerá um manicômio, pois estará gozando de saúde e da mais plena consciência”.
 (Ivan Teorilang)

 “Se queres viver um grande amor, aceites também a angústia, pois um não vive sem o outro."
(Ivan Teorilang)

“Se o fantasma da insegurança tomar-te a alma, não te iludas com um prolongado êxtase de um grande amor, pois este nunca estará só, terá como companhia inseparável, o fel da discórdia a te atormentar”.
(Ivan Teorilang)

ANO NOVO
 (Ivan Teorilang)

Para que consideremos novo de verdade o próximo ano, não devemos nos restringir às tão esperadas festas, aos encontros saudosos com nossos familiares e amigos, as troca de presentes, aos fogos de artifícios e cantigas do gênero, abraços e desejos de novo ano maravilhoso cheio de muita paz e prosperidade, pois é isto que se repete a cada passagem de ano. Esta confraternização é maravilhosa, quem em sã consciência não se comove com tudo isto? Mas este desejo de tudo mudar, e para melhor, não pode acabar só no desejo. Temos que aproveitar este mágico momento, para concretizar todos os votos que recebemos e desejamos aos outros, e justificar toda aquela euforia da passagem de ano, para dar continuidade por todos os outros dias restantes. Infelizmente a grande maioria só se contenta com as festas. Basta a bebedeira acabar, e naquele segundo dia do ano, mesmo antes da ressaca passar que, ao atendermos a ligação do banco, nos pedindo para cobrir aquele cheque ou saldarmos aquele cartão, cujo saldo se foi juntamente com o velho ano, é que caímos com os dois pés na dura realidade. A lembrança da festa anterior começa a se desbotar como uma foto antiga, e se não tomarmos nenhuma atitude, o novo ano pode ser ainda pior que o velho. Todos aqueles votos de prosperidade que desejamos aos outros e estes a nós, caem por terra. Este duro recomeço é como um balde d água fria em nossas ainda quentes emoções, e inspirações. Como mudar esta realidade para que toda aquela maravilhosa festa de confraternização não fique apenas na memória e aqueles votos passem a ter valor? Antes de qualquer coisa, se queres realmente um ano novo e, preferivelmente melhor que o anterior, encare-o com seriedade, lembrando-se do velho ano, apenas para corrigir o novo. Você tem tudo para conseguir isto, pois se nos anos que se passaram os teus desejos não foram atendidos, isto não esta de todo perdido, pois ganhastes com isto, experiências, já sabes onde errou, não vais mais precisar perder tempo tentando aquilo novamente. Estas experiências são como sementes plantadas para serem colhidas no ano seguinte, cuidem bem delas, adube-as com mais ação, perseverança e ânimo, evite as ervas daninhas da preguiça, do conformismo e da descrença, que sua colheita será farta. Não te esqueças, o que realmente importa, não é aquela fartura que irá consumir no pequeno espaço que divide o natal do ano novo, mas sim aquilo que poderá te faltar entre o ano novo e o próximo natal. Um novo ano é a melhor oportunidade que temos para nos acertarmos, uma nova chance se descortina à nossa frente. Esta data especial é a maior referencia de um recomeço daquilo que pretendemos modificar, pois conscientemente estamos sempre deixando estas referidas mudanças, para o ano seguinte, e se neste ano, todos levarem isto a sério, o amanhã da humanidade estará garantido.

"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."
 (Carlos Drummond de Andrade)

 “Entendamos como sinônimo de ano novo, oportunidade nova, e se ela for levada a sério, mudaremos nossos votos de prosperidades no começo do próximo ano, para festejarmos esta prosperidade já concretizada”.
(Ivan Teorilang)

ARMAS
 (Ivan Teorilang)

 Quando no ano de dois mil e cinco, ao ser divulgado a vitória do “sim” ao referendo do comércio de armas, eu entendi, mesmo a contra gosto, o porquê, das reeleições de prefeitos, deputados e senadores, já com a vida política comprometida, por tantos golpes dados à nação. Para mim, os resultados destas votações, tiveram tudo em comum. Quero aqui deixar bem claro, minha falta de intenção, de querer ser reconhecido como, o dono da verdade, apenas estou fazendo valer o meu direito, garantido pela constituição, de liberdade de expressão, ao opinar a respeito, coisa inerente a um governo democrático. O fato mais importante, que me levou a ser contra este comércio, dentre todas as polêmicas causadas na época deste referendo, foi a constatação diante os órgão da mídia, de uma maneira geral, que uma frase óbvia era aceita entre os dois lados da questão, “quanto mais armas de fogo em uso, mais mortes por armas de fogo”. Diante tal premissa, qualquer polêmica deveria ser colocada á margem, pois a questão, para mim, já estava resolvida, só acrescento a isto a clara idéia de que, quem tem uma arma, não pensa em fazer dela outra coisa, senão tirar a vida de alguém, ou não é para isto que ela foi inventada? Acrescentando-se a isto o fato de que, uma arma na mão de um inocente, passa a acelerar sua morte, por falta de saber usá-la, diferente de um bandido já preparado. E, a pergunta fácil de responder: Que proteção teríamos portando uma arma em casa, diante os acontecimentos constantes e absurdos, de invasões às próprias delegacias, para serem roubadas? Se os bandidos souberem que na sua casa tem uma arma, com certeza, a existência dela será visto como mais um valor cobiçado, e não um empecilho para se evitar um assalto. E o perigo do acesso ás crianças a esta arma? E quando seus próprios nervos chegarem ao limite, e tiver a posse desta arma? Quantas observações mais deveriam ser feitas diante tantos fatos inegáveis ao “não” ao comércio de armas? O resultado deste referendo só servio como propaganda para este tipo de comercio. Nossas almas vencem pela retidão de uma vida, pelo amor e generosidades, nunca pelo porte e a eficácia de uma arma de fogo. Estas armas poderão até nos dar uma falsa sensação de segurança, mas daí, á se salvar vidas em função delas, chega a ser um grotesco contra-senso. Uma nação conquistada à força das armas dependerá sempre delas para se manter, existem muitos outros recursos para serem explorados, antes de se chegar às armas.

Um comentário de ultima hora (2010): Agora, dois anos após escrever este texto, que findava no parágrafo acima, apesar dos inúmeros casos repetidos que vieram a embasar meu parecer sobre este assunto, mais uma vez as estruturas que formaram o discernimento necessário para o desenvolvimento do meu raciocínio acima, foram abaladas com um aviso das autoridades responsáveis, chamando os interessados a legalizarem seus portes de armas em tempo recorde e com um grande desconto nos valores cobrados para tal procedimento. Diante tal fato eu, sentindo-me totalmente desamparado em minhas convicções, deixo aqui, derrotado, este “campo de batalha” onde, frente a tal combate desigual, nada mais restou-me que pudesse ser acrescentado a favor desta causa perdida que travei até aqui, pois a cada argumento meu, vejo brotar, como revide, uma ofensiva de tamanha grandeza que faz cair por terra qualquer tênue ação inglória minha.

Aproveito meu texto acima mais uma vez, por ocasião deste absurdo ocorrido nesta escola do Rio de Janeiro, para chamar novamente à realidade, as autoridades responsáveis pelo controle da comercialização de armas no país. Será que isto não poderia ter sido evitado com um política diferente no controle deste aumento abusivo de porte de armas pós o equivocado referendo de 2005? Será que um governo sério e preparado não teria mais sabedoria que uma população simplista, em sua maioria, para tomar uma atitude diferende de um referendo? A crescente criminalidade, não já não diz por sí o tamanho grotesco deste êrro?
Além de tudo isto, infelizmente, ainda temos que conviver com a propaganda maciça do crime pelas TVs, ao repetir incansalvelmente as cenas destes crimes dentro de todos os lares, inspirando cada vez mais aqueles psicopatas à busca de inspirações para seus crimes.
Será que tudo aquilo acima comentado, e que eu acho óbvio, não passa de uma utopia de minha parte?

 “Os resultados das armas são sempre incertos e temíveis."
(Cícero)

“Ao fazer de sua arma sua segurança, você poderá estar se aliando ao seu próprio algoz”.
 (Ivan Teorilang)

"Nossas almas vencem pela retidão de uma vida, pelo amor e generosidades, nunca pelo porte de uma arma. Estas armas poderão até nos dar uma falsa sensação de segurança, mas daí, á se salvar vidas em função delas, chega a ser um grotesco contra-senso”.
(Ivan Teorilang)

“A TV em seu molde atual, é a responsável direta, pela propagação do crime e dos maus costumes, haja visto a massificação nas informações mais famigeradas, incentivando assim aqueles já propensos a esta prática hedionda.”
 (Ivan Teorilang)
 ARREPENDIMENTO
(Ivan Teorilang)

 Arrependimentos, quem não os tem? Vivemos rodeados por vários motivos, que poderão nos levar à arrependermo-nos, por motivos leves ou carregados de culpas. Se o ato de errar acontece quando tentamos alguma coisa benéfica, é um mal que poderia não ser. Portanto o arrependimento nestas condições chega a ter certa aparência de virtude, pois é melhor errarmos tentando do que nada fazermos. Ao nos arrependermos, estamos nos redimindo, reconhecendo nossos erros, os quais nos darão experiência para não voltarmos a repetir aquele engano. Ao vivenciarmos os desígnios de nossa condição humana, estamos sempre tendo motivos para se fazer presente o arrependimento por atos falhos, atos até mais ousados, os quais nos levarão simplesmente á percepção de nossa fragilidade. Não devemos nos martirizar tanto diante os arrependimentos mundanos, pois apesar de nosso sofrimento, existe muita grandeza neste ato, só não se arrependem aqueles que não erraram ou aqueles vis elementos que fazem de sua existência o próprio erro, ao causarem a outrem tantas infelicidades friamente sem nenhum remorso aparente. Para estes, eu prefiro acreditar, que só tomados por alguma insanidade, conseguem chegar á extremos atos de perversidades, onde parecem sentir prazer com a desgraça alheia. Um dos maiores castigos que pode se abater sobre nós, é aquele arrependimento que não nos dá chance de redenção, este sentimento irá tira-nos a paz, deixando qualquer outra desventura em segundo plano. Se tiver algum remorso te remoendo, não deixe que isto te envenene por muito tempo. Redima-se, mostre teu arrependimento àquele que foi sua vitima, direta ou indiretamente, consciente ou não, pois se demorar mais para tomar tal atitude, poderá ser muito tarde. Alem da virtude presente, aquele que se arrepende por seu erro, fazendo disto um ato público, passa a ser quase inocente, pois só lhe restará a oração para isto se consolidar. A melhor maneira de nos livrarmos de nossos arrependimentos é não criarmos motivos para que eles aconteçam. Se isto já aconteceu, e fez-se uma vítima que não você, desculpe-se, mesmo que tenha um não como resposta, pois ai tua consciência se aliviará. Arrepender-se do passado por algo que só a ti afetou, é sofrer duas vezes. Remoer algo, que já achavas superado e foi tão difícil de esquecer, te levará à loucura, pois o passado não volta mais, agora é o momento de construirmos o futuro. Nossos bons atos de hoje, irão ditar nossa felicidade de amanhã. O arrependimento no futuro será conseqüência daquilo que plantarmos hoje.

 "Haverá mais alegria no céu por um único pecador que se arrependa do que por noventa e nove justos que não mudem."
(Livro de São Lucas)

 "Ao vivenciarmos os desígnios de nossa condição humana, estamos sempre tendo motivos para se fazer presente o arrependimento por atos falhos, atos até mais ousados, os quais nos levarão simplesmente á percepção de nossa fragilidade.”
(Ivan Teorilang)

“Se o ato de errar acontecer ao tentarmos alguma coisa benéfica, é um mal que poderia não ser. O arrependimento nestas condições chega a ter certa aparência de virtude, pois é melhor errarmos tentando do que nada fazermos”.
(Ivan Teorilang)

ARROGANCIA
 (Ivan Teorilang)

A arrogância talvez seja o mais intolerável dos sentimentos baixos, é daí que nascem a mesquinhez, as descriminações sociais e raciais, a avareza, a tirania, e o ódio. Este sentimento é tão negativo, que está incluso entre os sete pecados capitais. A arrogância pode ser remediada, e até sanada de vez, com a prática da humildade e amor ao próximo. Aquele acometido por tal sentimento, jamais dará ouvidos aos conselhos ou idéias de alguém, e por conseqüência, saberá sempre menos. Nunca irá querer saber mais, por achar que isto o irá colocar menos sábio, do que aquele, com quem poderia aprender. O arrogante detém total ignorância a respeito da vida, acha-se acima do bem e do mal, não desconfia que o fim dele, depois de muito conviver com a solidão, alem de ser um alivio para muitos, poderá até ser desejado por outros. Ao morrer o arrogante, terá a mesma importância daquele miserável que por ele foi ignorado e discriminado, pois os dois serão devorados pelos mesmos vermes. Os arrogantes se fazem parecer muito mais forte do que são na realidade, seus procedimentos são dirigidos para enganarem a si próprios e aos outros. Basta uma pequena controvérsia ás suas idéias, pra que se sintam perdidos. É incrível ver, como aquele indivíduo, que se acha crescer com qualquer pequeno êxito, pode chegar ao auge da arrogância, por tão pouco. Esta arrogância, tão precocemente adquirida, faz com que aquele pequeno êxito, já se torne fadado ao fracasso, juntamente com sua auto-valorização, pois sua antipatia, não será aceita por ninguém. Este ato leva a medir a extensão de sua ignorância, pois ele pertence ao seleto grupo dos imbecis de um reino, sem majestade e nem coroa.

"Nunca seja arrogante com os humildes. Nunca seja humilde com os arrogantes."
(Jefferson Davis)

 "É na prática da arrogancia que se mede a extenção da ignorância, pois este sentimento pertence ao grupo dos imbecis de um reino sem majestade"
(Ivan Teorilang)

ARTE
 (Ivan Teorilang)

A arte é algo tão espantoso que permite àquele, cuja sensibilidade ainda não se corrompeu, de ver o fundo da alma do artista. Porem o ápice de uma grande obra, não está fundamentado apenas naquilo que o artista quis expressar, mas sim quando ela desperta percepções diferentes a cada espectador, como diferente foi formado a alma de cada um, ao longo do tempo. Uma obra de arte não pode ser criada em sua plenitude, quando o primeiro interesse é o lucro que ela poderia lhe conferir. Desta forma a essência que a engrandeceria não poderia estar presente, não despertaria aquele mistério peculiar que poderia nos maravilhar. Uma obra de arte não se restringe apenas à uma pintura ou escultura, ela também esta presente em um trabalho bem feito, seja lá qual for a área. Para o verdadeiro artista, ao ver sua obra separar-se dele, mesmo que por um valor substancial, sente-se um pouco órfão, pois com aquela obra se vai todo o empenho de uma alma no momento da criação, mas ao perceber que ela foi destinada a aquele que demonstrou emoção ao apreciá-la, sente cumprir-se mais uma etapa de sua missão. Para a arte não existe coincidência, e nenhum fator conhecido, que possa levar dois artistas a criarem a mesma obra com os mesmos detalhes, cada uma dela é única, como única é nossa digital. Ela se torna legítima por ser criada, naquele exato momento, por aquele único artista, diante inspiração emanada naquele momento, do fundo de sua alma. A beleza da arte esta presente em tudo que o ser humano faz, pois não tem quem construa algo de maneira desordenada e que não tenha nenhuma harmonia em suas formas, cores ou espaço. Como alguém já disse antes, “artista pode não ser um tipo diferente de pessoa, mas toda pessoa é um tipo diferente de artista”. Para o apreciador sensível, nem o orgasmo se compara ao momento contemplativo de uma grande obra de arte, pois o prazer proporcionado ao espírito, se torna único em toda a sua existência interagindo-o com o universo. Uma obra de arte é engrandecida quando passa a ser de compreensão e domínio de todos, pois se defrontares com ela sem despertar em ti nenhuma emoção, ou não poder apreciá-la pelo simples motivo de acesso restrito, não poderás ter consciência nem de sua existência. Uma obra de arte, nunca deve ter como finalidade, enfeitar ou combinar com os móveis e cores do ambiente onde se é exposta, esta ignorância daria a clara conotação de desrespeito e grosseria ao artista, por mais que se tivesse pago por ela. A obra de arte no momento de sua concepção é a expressão mais clara do temperamento de seu criador, não avalies porem o caráter dele pela perfeição de sua obra, pois se isto fosse levado ao pé da letra, poderia comprometer totalmente o valor de sua criação. Mas popularizando e ao mesmo tempo discernindo sobre arte, chegamos á conclusão que a maior contribuição delas todas juntas, será a concepção de uma arte maior, a de viver.

 "A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros os compreendam."
 (Auguste Rodin)

“Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas tiro o excesso de mármore.”
(Michelangelo)

 “Para o apreciador sensível, o êxtase do momento contemplativo de uma grande obra de arte, proporciona ao espírito, um tônico paliativo para todos os outros males, interagindo-o com o universo deixando-o mais próximo ao Criador”.
(Ivan Teorilang)

“Popularizando e ao mesmo tempo discernindo sobre arte, chegamos á conclusão que a maior contribuição delas todas juntas, seja a concepção de uma arte maior, a de saber viver”.
 (Ivan Teorilang)

ATITUDE
 (Ivan Teorilang)

Antes de nossas lamentações, quanto à má sorte da vida que levamos, podemos nos policiar fazendo uma auto-análise em nossas atitudes. Se levarmos isto em conta com seriedade, muitas vezes acabamos por encontrar, saídas nunca antes imaginadas. Nossos costumeiros procedimentos não permitem, que nossas atenções se voltem para aquele simples detalhe, que poderia fazer a diferença. Quando sua vida se torna enfadonha, sua fonte de subsistência parece estar se esgotando, já é passada a hora de se mudar de atitude. O que mais nos sufoca praticamente, não é a falta de uma solução, mas sim o que deveríamos fazer frente á esta situação. Quando perceberes aquele seu amigo, antes discreto em relação á qualquer tipo de empreendimento, crescendo e obtendo sucesso em seus negócios, você pode estar certo que, num dia qualquer num passado próximo, tomou alguma atitude ousada que mudou sua vida. Se achas impossível mudar radicalmente seu futuro, tente alguma coisa nova. Isto só poderá ser concretizado, numa mudança também radicalmente, de atitudes. Se mesmo assim não conseguir o resultado desejado, pode estar certo que já evoluiu bastante daquilo que era antes. Agora já mais experiente, você esta convicto que pode chegar lá. Se já esta melhor que antes, apenas o tempo te separa do sucesso final. Atitudes corretas só podem te levar ao procedimento correto, para conseguir seu intento. Você precisa, antes de qualquer coisa, entender o seu passado, para conseguir se programar para o futuro. Precisas exorcizar tudo o que foi negativo, e contar apenas com coisas positivas. Esta atitude certamente, te levará ao sucesso desejado. A sua prudência ao tentar algo novo, é louvável, porem, prudência demais, jamais o levará a lugar algum. Ela só irá te deixar naquela falsa sensação de segurança, mas com a famigerada inércia inflamada. Toda atitude que te leve a um recomeço, já é digna de êxito, o que não pode é teimar em continuar como esta, se isto não o esta realizando. Por outro lado, quando conseguir chegar à riqueza, isto ainda não pode ser considerado como amparo pelo resto da vida, pois poderá perdê-la com muito mais facilidades do teve para consegui-la. A abundancia só será reconhecida como tal, quando tiver a atitude certa em administrar aquela riqueza, com visão projetada a longo prazo.

"A maior descoberta de minha geração é que os seres humanos podem modificar suas vidas apenas mudando suas atitudes mentais."
(William James)

 “Uma mudança de atitudes é a atitude mais correta para se alcançar qualquer êxito nunca obtido antes, mesmo porque se não a fizer no momento certo, estará fadado á derrota eminente.”
(Ivan Teorilang)

“Muitas vezes mais seguro que procurarmos novas atitudes seria aperfeiçoarmos as velhas conhecidas, pois assim poderemos contar com as experiencias das anteriores.”
(Ivan Teorilang)

“Precisas tomar a atitude de, exorcizar tudo o que lhe fora negado no passado, e contar apenas com coisas novas e positivas. Acrescente à isto, ação com determinação, e os resultados virão”.
 (Ivan Teorilang)

“Para realizarmos qualquer projeto, devemos começar sempre ontem, pois o hoje já se foi e o amanhã ainda nem chegou. Lança-se a idéia ontem, realiza-se hoje e desfruta-se amanhã”.
 (Ivan Teorilang)

 “O amanhã existe apenas para se festejar os resultados de um empreendimento, e nunca para se começar um”.
(Ivan Teorilang)

AUDÁCIA
 (Ivan Teorilang)

Audácia, palavra contundente, muitas vezes mal interpretada, e por isto digna de ser estudada e entendida, pois em grande parte de nossa vida, dependemos dela para nossa sobrevivência. Ou contamos com a audácia, e somos bem sucedidos, ou com o fator ilusório da sorte. Se excluirmos a audácia, e o ilusório não se concretizar, a mediocridade nos levará certamente á conformação com a derrota. O risco de quem se conforma com pouca coisa, é maior do que aquele que nada tem para arriscar. Não podemos nos conformar com o comodismo, pois nossa natureza pede ação, nós somos responsáveis também, por aquilo que deixamos de tentar. Porque nos limitarmos a ser meros coadjuvantes, se podemos ousar ser a estrela principal? Porque criamos motivos, para nos lamentarmos no futuro, por alguma coisa que deixamos de ousar? O medo de tentar é maior que um resultado negativo, pois se tentarmos e não conseguirmos, pelo menos não nos martirizaremos com uma lembrança que se fez incerta, por falta daquela preciosa ousadia, naquele preciso momento. Como podes temer o futuro, se você mesmo é quem poderá criá-lo? Quem esta sempre achando, que alguma coisa é impossível de ser feita, com certeza é por total falta de vontade de fazê-la. Ao evitarmos os riscos, não estamos mais seguros do que deixarmos de evitá-los, pois a vida é assim, ou que tipo de vida teríamos sem nada ousar? Se pensarmos e tomarmos alguma decisão, teremos até o direito de errar, mas se não decidirmos nada, com certeza já estamos derrotados por antecipação. Um bombeiro certamente estará mais seguro em seu quartel, durante um incendio do outro lado da cidade, mas eles não foram criados para isto. Se existir o fator desempenho e vontade, com certeza sempre haverá mais de um caminho a ser percorrido. Você só vai saber se é capaz de ter êxito naquele empreendimento se tentar, e se realmente acreditar naquilo. Colocar neste projeto, muito mais transpiração do que inspiração pode ser a fórmula para uma vitória eminente. Os maiores feitos da ciência se originaram de cabeças ousadas que deram asas à imaginação. Você também, não precisa pensar em teu futuro, pode usar de seu livre arbítrio e se desprover de toda audácia, pode optar por, esquecer tudo que venha a te servir de incômodo ou cansaço pode deitar-se numa rede sobre uma frondosa árvore, ou ir pescar, beber, passear e ainda ironizar aqueles que estão batalhando dia a dia. Não se esqueça porem que tudo isto também pode ser feito por aqueles que lutaram para conseguir um lugar ao sol, e só depois disto, se deram ao direito de usufruir destas regalias. Quanto a você, num futuro bem próximo estará lá, ou mendigando por um prato de comida, ou sendo humilhado no final de sua vida, pela servidão àqueles que ironizava antigamente, enquanto eles estão se beneficiando daquilo que construíram. Esta arriscando muito mais, quem nunca se arriscou, pois a pasmaceira resultante, só poderá levá-lo ao túmulo, onde terá como epitáfio a frase, “Aqui jaz aquele que, mesmo não tendo vivido, resistiu bravamente em existir”.

 “Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará a fazer o impossível.”
 (São Francisco de Assis)

“Ou contamos com a audácia, mesmo que comedida, para sermos bem sucedidos, ou o fator ilusório da sorte. Se excluirmos a audácia, e o ilusório não se concretizar, a mediocridade nos levará certamente à confrontação com a derrota”.
(Ivan Teorilang)

"Esta perdendo muito mais, quem nunca ousou, pois a pasmaceira resultante, poderá até levá-lo ao túmulo, onde terá como epitáfio a frase. “Aqui jaz aquele que, mesmo não tendo vivido, persistiu em existir pelo resto de seus enfadonhos dias”.
(Ivan Teorilang)

OBS. PARA CONTINUAR EM, TEXTOS, VÁ ATÉ  "POSTAGENS ANTERIOR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário