Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...

Caso Dilma, ré ou vítima?...Analisem comigo...
(Teorilang)

Com falta de argumentos para se defender a presidente diz que é inocente.
Vamos fazer aqui algumas suposições, apenas para tentarmos entender um pouco a veracidade desta sua defesa com tanta veemência, ao ataque à sua “honra”.
Supondo-se que todos os juristas graduados, professores, catedráticos, doutores no assunto e conhecidos até fora do país por sua competência, estivessem dizendo mentiras, o que já seria inteiramente improvável, e que as tais “pedaladas fiscais” não fossem crimes de sua responsabilidade. Indo mais longe, vamos continuar supondo. Se ela não tivesse conhecimento das falcatruas da Petrobrás, a maior estatal do país que "ela dirige”, se ela não tivesse conhecimento nenhum da compra superfaturada da usina de Pasadena, nos EUA. Também, supondo-se que ela não tivesse nenhum conhecimento de todas as operações que deram origem ao nome de “Lava jato”, onde seus grandes amigos estão envolvidos. Suponhamos também que ela nada sabia das dezenas de obras superfaturadas por empreiteiras para beneficiar até sua própria campanha para ser eleita, entre outras acusações mais. Supondo-se também que ela achava que não estava mentindo em seus discursos para ser eleita. Que agora realmente ela acredita que ela é vítima e não ré quando usa em sua defesa a palavra “golpe”, sendo que golpe é o que a grande maioria do país acredita, e com todos os fundamentos possíveis, que foi o que ela deu no país.
Normalmente, quando tantas suposições ao mesmo tempo se fazem, por qualquer motivo polêmico, raramente as respostas poderiam ser totalmente negativas, dando, desta maneira, total razão ao motivo delas existirem.
Porém se tantas indagações surgiram dirigidas a uma só fonte ou pessoa, em questão a presidente, e magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente tal resposta tenha sido TOTALMENTE favorável a ela, que ela realmente nunca soube de nada, como já dizia seu antecessor, nunca participou de nada daquilo de que fora "suspeita" e que sua inocência realmente esta sendo ultrajada, então, PELO AMOR DE DEUS, esta funcionaria maior do Brasil é de uma incompetência monstruosa, e pessoas assim tornam-se um perigo àqueles que dela depende, tanto é que ela ao exercer um cargo tão vultuoso, levada à esta incompetência absurda, esta quebrando nosso país.
Será que tem alguém, a favor ou contra ela que duvida do fato de estarmos vivendo tantas crises e tanta recessão causada pelo próprio governo? Vai ter alguém para dizer que quem quebrou o Brasil não foi ela, mas sim seus assessores, como os ministros, os responsáveis por todas as pastas existentes. Ai só responderei com outra pergunta.
_ Quem foi que escolheu, de maneira conveniente pelas barganhas feitas, tais representantes para seu governo?
Esta ai mais um motivo que, seguindo o raciocínio acima, nos levará à simples percepção de sua má intenção ou à sua inimaginável inocência, o que a levará novamente ao patamar de incompetente mor.
Trocando todas estas divagações por fatos mais conhecidos e corriqueiros, eu pergunto para quem esta lendo esta mensagem de desabafo.
_Quando algum funcionário, mesmo reconhecidamente honesto, de uma grande empresa, começa a agir de maneira, pouco inteligente, e desta forma os lucros da empresa começa a cair cada vez mais, qual é a resposta do patrão à beira da falência para este funcionário?
_Com certeza sua demissão, ou até coisa pior.
E no caso da presidente do país, que esta quebrando, o que fazer com ela?
Então mesmo que, repetindo, “magicamente, milagrosamente, espetacularmente, absurdamente ela seja inocente, porque mantê-la para ela acabar de vez com o resto que sobra do Brasil?
Uma ultima ressalva para não ser mal interpretado: Realmente acho que sua saída seja imprescindível, mas pelos severos motivos acima e nunca por acreditar em seu sucessor que, não deixa de ser “farinha do mesmo saco”
E deixo bem claro aqui minha posição: Sou totalmente favorável a uma nova eleição, mas com candidatos “fixa limpa” e competentes, de preferência de fora desta política viciada e imunda...
E deixo aqui, bem claro, para terminar:
_Ou ela realmente é umas da piores rés que nosso país já teve, ou absurdamente incompetente.
Isto dito, tanto para uma situação como para a outra, a única saída realmente é a concretização de seu impeachment, e de preferência a exoneração de toda aquela
cúpula bandida de Brasília...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

TEXTOS DIVERSOS PARA REFLEXÃO: DE CASAMENTO ATÉ CRÍTICAS

CASAMENTO
 (Ivan Teorilang)

Casamento, o principal ingrediente para esta união que deveria ser para sempre, e desta forma, a maior decisão para que duas vidas se transformassem numa, indiscutivelmente, é o amor. Uma decisão que deveria ser para toda a vida, muitas vezes acaba por se abreviar para poucos dias, o erro começa na decisão precipitada. Hoje em dia acontecem casamentos absurdos, casamento de casal que até a véspera, um não sabia nada da vida regressa da outra, do meio que o outro foi criado, se parecido com o seu ou não, da família, da religião, não sabem se o parceiro gostaria ou não de ser pai ou mãe. Casam-se primeiro para se conhecerem verdadeiramente, depois. O ato da paixão é muitas vezes confundido com amor. São tantos fatores ignorados e importantes que se, previamente analisados, certamente a decisão poderia ser outra. Passam-se os primeiros dias e as diferenças começam a aparecer, e com ela a inevitável desavença, pois a aceitação vai por água a baixo devido à falta de compreensão e de preparo de ambos os lados. Logo vem o primeiro filho, e se ainda estão juntos, este fator pode ser a gota d água, pois se já estava difícil o antes, imagine agora, e a catástrofe se configura. Existindo o amor, mesmo havendo alguma incompatibilidade, com ele vem a aceitação, a interação, a cumplicidade, a entrega total e incondicional. Desta forma se completa a fórmula infalível, para um relacionamento prazeroso duradouro e feliz, pois um vai completar o outro, ao invés de se esperar que apenas o outro o complete. Um casamento feliz é um casamento de conquistas e reconquistas diárias. Para um bom relacionamento, alem de amor, devemos estar sempre em condições de aceitação, compreensão e uma boa dose de humor. Apesar de muito criticado, o casamento é o destino de todos, pois quem ainda não é casado, já foi, está prestes a casar ou está buscando desesperadamente um pretendente. Isto faz parte de nossa essência, pois alem de querermos ver perpetuada nossa descendência, dificilmente conseguiríamos viver só.

“Há seis requisitos necessários para um casamento ser feliz: o primeiro chama-se Fé, e os outros cinco, Confiança”.
 ( Elbert Hubbard )

“Um casamento feliz é um casamento de conquistas e reconquistas diárias”
 (Ivan Teorilang)

“O casamento faz parte de nossa essência, pois alem de querermos ver perpetuada nossa espécie e descendência, dificilmente conseguiríamos viver só”.
(Ivan Teorilang)

 CASTIGO
 (Ivan Teorilang)

 O castigo é a conseqüência lógica, daquilo que fizeste de errado conscientemente, o interessante são as lamentações que vem depois. Só aconteceu o que já era previsto, você é masoquista ou se acha o mais espertos dos mortais. O castigo, normalmente, é instantâneo, pois no momento do crime, o estresse já começa a te agoniar. Passado pouco tempo, ou você vai logo para a cadeia, e com isto todos os seus sonhos se transformando em pesadelos, ou, ao não ser descoberto de imediato, estarás exposto aos sobressaltos e as desconfianças de tudo e de todos, pelo medo das conseqüências, ao ser descoberto. E isto tudo, muitas vezes acompanhado de um terrível remorso a te consumir, o qual, nunca te absolverá. De uma coisa você pode estar certo, não existe crime sem castigo. Ele pode até tardar, você pode até esquecê-lo momentaneamente, mas quanto mais tempo levar, maior será seu castigo. Em muitos casos, ele virá com peso redobrado, pela ira e sede de vingança acumulados, daqueles que outrora foram suas vítimas. Nossos erros estão dispostos a acontecerem, haja visto nossa condição humana, mas errar e persistir neste erro, é o mesmo que estarmos assinando nossa própria sentença, e com isto, inexoravelmente, nosso próprio castigo. Nossa natureza, na realidade, não é constituída de prêmios ou castigos, o que existe é o fator, causa e efeito, uma coisa é, invariavelmente, causa da outra, pois neste caso o sofrimento não é um castigo e sim um resultado. Existem pais que se vingam de seus castigos, descontando nos próprios filhos. Por outro lado, levando-se em conta a qualidade de educação recebida, muitos filhos poderão ser um castigo ou uma recompensa, para seus pais. Um filho, quando bem educado, raramente terá motivo para ser castigado amanhã, na posição de pai. Raciocine bem antes de castigar alguém, pois você, quando tomado pela ira, pode não ter a intenção de corrigir, mas sim de vingar-se. Aquele mentiroso habitual tem seu castigo dilatado, pois alem de perder a credibilidade, ele próprio custará a acreditar nos outros. O egoísta se acha na comodidade de viver despreocupado, pois não tem a quem mais dar satisfação, a não ser para si só, porém seu castigo maior é a solidão em vida, e a falta de pessoas a lamentar sua morte. Existiria maior castigo para um indivíduo do que, ser colocado à margem da companhia de todos, nunca ser lembrado a participar de eventos algum, nunca ser cumprimentado ou reparado onde quer que fosse, e sua presença deixasse de ser percebida? Com certeza este mesmo indivíduo preferiria que um açoite se abatesse sobre suas costas por um dia inteiro, para voltar a ser importante à alguém no dia seguinte.

"Quase ninguém está tão isento de pecados que não mereça um castigo."
(Victor Hugo)

“O inconseqüente se acha na comodidade de viver despreocupado, pois não tem a quem mais dar satisfação, a não ser para si próprio, porem seu castigo maior é a solidão em vida, e a falta de pessoas a lamentar sua morte”.
(Ivan Teorilang)

“O castigo é a conseqüência lógica, daquilo que fizemos de errado conscientemente, o interessante são as lamentações que vem depois, pois só aconteceu o que já era previsto, somos masoquista ou nos achamos sempre mais espertos que os demais”?
 (Ivan Teorilang )

CÉU
 (Ivan Teorilang)

Desde criança, eu ouço falar maravilhas do céu, nas aulas de catecismo pelas freiras e pelos padres nas missas. Às vezes, na sábia inocência, chegava a desejar ir pra lá, nem me preocupava o fator de ter que morrer primeiro. Deixo bem claro aqui, ao me referia à céu, inferno ou reino celeste, a intenção que estas palavras sejam entendidas apenas de maneira subjetivas, pois ninguém voltou destes lugares para nos contar suas peculariedades. Nosso conceito de céu, ou paraíso, ao longo de nosso contato com a igreja, nos deixam maravilhados, pois, como quando criança, o fator morte, passa a ser visto por um prisma diferente daquele que normalmente se enxerga. A morte deixa de ter aquela conotação terrível, e passa a ser aceita até como uma compensação Divina, por tudo aquilo que fizemos de bom aqui na Terra. Este é um fator muito importante, pois, como tudo tem seu lado inverso, se acreditamos no céu, também temos que acreditar no inferno, e é somente aí onde deveriam morar nossas preocupações. Morrer é inevitável, mas ir para o céu, é apenas possível. Se o criminoso sofre pelos remorsos de seus atos, ele ainda terá chance de ir para o céu, agora se alem de persistir em seus crimes, contar vantagens sobre eles se vangloriando, deixando claro sua total falta de desprezo pela vida de outro ser humano, este, mergulhará de cabeça nas profundezas do inferno. É das lágrimas do pecador, que Deus enche os mares do paraíso, que é para onde ele irá, pois se existem lágrimas é porque existe arrependimento. Existem dois caminhos que poderão te levam ao céu, um é aquele composto por virtudes como, amor, bondade e fraternidade, e na ausência de disto, só lhe restará o segundo caminho, a penitencia. Para evitarmos passar pela penitencia, e ainda ganharmos o paraíso celeste, temos que estar cônscios que nossa retidão neste mundo. E isto já nos trará grandes satisfações nesta mesma vida, pois todos irão nos acolher com admiração, carinho e amor. Não existe oração mais perfeita que o agradecimento, por tudo que de bom Ele nos proporcionou, pois orar não é só pedir, e implorar. O amor ao próximo é o melhor combustível que sua alma poderia ter para alcançar, e merecer com louvor, o reino do céu. A alma humana poderia ser comparada com a água, ao vir e voltar tantas vezes para as nuvens, a diferença só consiste no voltar, pois ela poderá estar tão pesada, que só conseguirá escoar-se para as profundezas dos infernos. Cada bom sentimento cultivado, já pode ser considerado um degrau a mais em nossa jornada a caminho do céu.

"Uma pequena fé levará tua alma ao céu; uma grande fé trará o céu para sua alma."
 (Charles Spurgeon)

 “A alma poderia ser comparada com as águas, ao vir e voltar tantas vezes em forma de nuvens para os céus, a diferença só consiste no voltar, pois ela poderá estar tão pesada, que só conseguiria escoar-se para as profundezas do inferno”.
 (Ivan Teorilang)

 “Morrer é inevitável, mas ir para o céu, é apenas possível”.
(Ivan Teorilang)

“Cada bom sentimento cultivado, já pode ser considerado um degrau a mais em nossa jornada a caminho do infinito”.
(Ivan Teorilang)

 CIÊNCIA
 (Ivan Teorilang)

A ciência é um conjunto de conhecimentos á procura incessante da melhor ou única teoria para explicar e administrar os efeitos sobre elementos inerentes à qualquer área. O exercício da ciência tem como finalidade, chegar o mais próximo possível da verdade absoluta, ela não pode prever o futuro (ainda), mas sim aproximar-se o melhor que puder da probabilidade de prever algum acontecimento, ou adquirir condições para sanar os efeitos nocivos sobre os males que castigam a humanidade, e outros aspectos onde ela se fizer nescessária em nosso benefício. A vida pode nos trazer sabedoria, quando estamos receptivos a ela, porem conhecimentos, somente a práticaa da ciência poderá nos dar. Quando se junta estas duas coisas, sabedoria e conhecimento, o resultado sempre será positivo, pois a imaginação, fruto da sabedoria, se completa com o conhecimento adquirido pela ciência. Para se chegar à verdade, antes tem que se subir pelos degraus dos erros, é o que acontece com a ciência, em sua constante busca, até a exatidão dos resultados. A importância da ciência em nossas vidas é tamanha que, sem ela, ainda estaríamos na pré-história. Ela é o remédio mais eficaz contra o veneno das superstições, e crendices infundadas. Porem a inteligência só consegue se fazer valer, quando se possui, de forma associada, ciência e religião.

 "Querer colocar em oposição à ciência natural e a religião... só pode ser coisa de gente ignorante nos dois assuntos."
 (Paul Sabatier)

 “Para se chegar à verdade, antes tem que se subir pelos degraus dos erros, é o que acontece com a ciência, em sua constante busca, até a exatidão dos resultados”.
(Ivan Teorilang)

“A importância da ciência em nossas vida é tamanha que, sem ela, ainda estaríamos na pré-história”.
 (Ivan Teorilang)

CINEMA
 (Ivan Teorilang)

O cinema é indiscutivelmente, a maior invenção na área do entretenimento que se conhece até hoje. Para esta fábrica de sonhos, tudo é possível. Os filmes nos fazem viajar para lugares paradisíacos que nunca teríamos chance de conhecer, e lugares fictícios que nunca saberemos se existirão um dia. Faz nos viver emoções e aventuras que chegam a alterar nossa adrenalina, sem sairmos da poltrona. O cinema tem o magnífico dom de transformar o irreal no real, faz nos viver hoje, aquilo que só poderá acontecer décadas depois, ou não passar apenas de ficção, sem nunca acontecer. Podemos até reconhecer o cinema como uma máquina do tempo. Pela ficção viajamos ao futuro, e pelas gravações antigas ou encenações representando o passado, retrocedemos àquela mesma época. Ao assistirmos um bom filme, é como se fizéssemos parte dele, pois nos é acrescido todos os sentimentos dos personagens, sofremos e ficamos felizes junto com eles. Esta interação que nos leva ao êxtase faz valer cada centavo daquilo que pagamos para ver, sentir e viver. A magia do cinema é uma das invenções que mais evoluiu. Alem de salas especiais que já existem, nos interagindo com os movimentos das cenas, efeito tridimensional, e qualidade incomparável do som, eu não duvido nada se já não existem projetos, em fases finais, para emitir, inclusive o aroma dos ambientes mostrados nas telas. O fascínio dos cinemas faz recordar nossa infância, quando os primeiros desenhos animados não nos deixavam nem piscar. Quem, destes tempos dourados, não se recorda da primeira namorada, no escurinho do cinema. Não havia lugar mais sagrado para este fim. Aquele ambiente causava uma fascinação tão especial, que não me recordo de nenhum outro local parecido. Mesmo com as facilidades que existem hoje para os encontros mais reservados, jamais terão a essência daquele clima emocional reinantes nestes momentos felizes, principalmente dos primeiros encontros.

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho."
(Orson Welles)

 “O cinema é a magia concreta, que nos deixa perplexos ao viajarmos nas telas, para lugares paradisíacos do outro lado do mundo, às profundezas dos oceanos, ou fora de nosso planeta, onde nunca teríamos chance de conhecer, alem de lugares fictícios que nunca saberemos se existirá um dia”.
 (Ivan Teorilang)

 “O cinema nos faz viver emoções, e aventuras que chegam a alterar nossa adrenalina, sem sairmos da poltrona”.
(Ivan Teorilang)

 CIÚMES
 (Ivan Teorilang)

 Ciúmes, quando excessivo é um dos mais infelizes sentimentos inerente ao ser humano. Ele magoa, fere, destrói e mata, e se tem estas características, como se pode relacionar isto ao amor? Este sentimento mesquinho não existe só entre casais, ele está presente em todas as áreas, é o sentimento da falta daquele bem que o outro possue. Se o carro de seu vizinho é melhor que o seu, isto te incomoda. Se teu amigo tem um cargo mais importante que o seu, não vai se satisfazer enquanto não conseguir ter um maior que o dele. Você deixa de viver sua vida, para se preocupar com a vida de outros, a tal ponto que, se a empresa onde trabalha for à falência e despedir todos os funcionários, você não se abalará tanto, como se o único a perder o emprego, fosse apenas você. Ciúme é sentimento de propriedade, é amar sim, mas a si mesmo, mais que todas as coisas na vida. A inveja está sempre presente no ciúme, inclusive estes dois sentimentos são irmãos gêmeos. O sofrimento maior causado pelo ciúme, é a impotência da própria vaidade. O amor que uni um casal começa a se esvair a partir do momento que se avolumam sentimentos de inseguraça como, a dúvida de deixar e a angustia de ser deixado. O exagero do ciúme passa a ser uma das doenças do espírito, onde se desconfia de tudo e de todos, e remédio nenhum pode curar. Este sentimento é o divisor central, entre o amor e o ódio. Quando uma mulher é a responsável pelo ciúme ponderado de seu parceiro, ela aceita bem, achando sentir-se amada, porém se seu amor por ele já não é o mesmo de antes, este ciúme vai lhe desagradar tanto que chegará a despertar sua ira. Aquele acometido pela embriagues do ciúme, parece enxergar tudo através de uma lente de aumento, pois vive exagerando o sentido de cada gesto, palavra, e olhar de sua parceira ou parceiro, e quando isto acontece, suas suspeitam se avolumam, a ponto de lhe parecer verdade. Sofre-se demais ao estar sempre espionando, duvidando, se informando até do passado daquela pessoa, época em que nem a conhecia. E quando recebe uma carícia ou um beijo, fica sempre na dúvida da veracidade daquele ato. Mesmo sendo portador de ciúmes, isto não irá lhe tirar a possibilidade de uma vida prazerosa, basta seguir simples preceitos básicos como, desconfiar sem exagero e prudência e esconder com descrição aquela suspeita, que o tempo irá mostrar ser infundada. Um sentimento descontrolado e puro de ciúme não existe, pois ele é a combinação de outros sentimentos negativos como, avareza, orgulho, amor transformado em ódio, inveja e menosprezo. Os efeitos dos antibióticos e soros antiofídicos se parecem muito com, desconfianças e ciúmes, pois os dois quando bem dosados podem curar, mas em excesso podem envenenar. Muitas vezes, a esposa, não sabendo definir se aquele ciúme foi uma atitude de amor, ou um ataque à sua honestidade, se irritará e o drama estará configurado. Um bom exemplo de machismo é observado na comparação dos ciúmes entre o homem e a mulher, pois aquele sofrido pelo marido é quase sempre, sem razão o que irritará a mulher, aquele sofrido pela esposa, e geralmente com razão, irritara menos o homem.

"As mulheres não bonitas estão sempre ciumentas dos seus maridos; as bonitas nunca! Não têm tempo. Estão sempre ocupadas com o ciúme em relação aos maridos das outras mulheres."
(Oscar Wilde)

“O ciúme exagerado, é um infelizes sentimento, inerente ao ser humano. Ele magoa, fere, destrói e mata, e se pode gerar tal conseqüências, como se associar à isto, o amor?”.
 (Ivan Teorilang)

“Ciúme é sentimento de propriedade, é amar sim, mas a si mesmo, mais que tudo”.
(Ivan Teorilang)

CIVILIZAÇÃO
 (Ivan Teorilang)

 A civilização é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico. O vocábulo deriva do latim civita que designava cidade e civile (civil) o seu habitante. (Wikipedia) Quanto maior for o desenvolvimento de civilidade, maior será a importância daquela nação, perante as outras. Porem, esta importância se resumirá na exploração dos mais, ditos, civilizados, sobre os menos favorecidos por estas condições. Não confundir civilização com civilizado. A evolução das civilizações naquilo que se refere á tecnologia, ciência e economia, não é condizente com a evolução do ser humano, alem de seus princípios básicos. A educação que recebemos de nossos pais ou nos bancos das escolas, chegam a ser hipócritas, haja visto o estado brutal que vivemos, desde os primórdios, desta tal civilização. Quando eu digo hipócrita, não estou me referindo aos educadores, estes até que teen a melhor das intenções, refiro-me à total inversão daqueles valores que nos foram ensinados. Basta estarmos por nossa conta, quando saímos de casa, que o processo de competição nos arrebatam, e antes mesmo de nos assustarmos o suficiente por este ato, já lá estamos nós, nos engalfinhando, por um melhor lugar ao sol, a todo custo. Infelizmente chegamos à conclusão que o materialismo, se firmando cada dia mais, esta ameaçando de morte o espiritualismo, que seria nossa redenção. Civilização, que deveria ser o fruto do progresso pela educação, perde totalmente o sentido quando deparamos com o progresso galopante da criminalidade. Como poderia evoluir uma civilização, que cultua a anarquia, o terrorismo, a exploração monetária, conseguida à bala pelas grandes potencias, ditas de primeiro mundo, e os crescentes grupos locais, na disputa do tráfico de drogas? A atual civilização alem de não dar fim às conhecidas e antigas barbáries, ainda as aperfeiçoam cada dia mais. Se civilização é aquilo que vivemos hoje, e damos o nome de bárbaros aos que viveram no passado, isto então nos leva á premissa, que no futuro, nós seremos considerados mais bábaros do que os nossos antepaçados. Em conseqüência, os habitantes do futuro serão os bárbaros de um futuro mais distante, isto é teremos sempre a condição de bárbaros, o que cai por terra as definições de civilizados, o que teria que ser um produto da civilização. A informatização e o alto grau de informações, que nos rodeiam hoje, fizeram diminuir o número de pessoas inocentes lesadas de alguma forma. O que, em contra partida, elevou-se vertiginosamente a quantidade de falsários, delinqüentes da computação, e armadilhas cada vez mais sofisticadas, para fins ilícitos. Infelizmente este processo vai ficando cada vez mais irreversível, pois, se queremos viver, teremos que nos adequar de alguma forma à estas condições, imposta pela atual civilização, ou estamos fadados à um fim de vida precoce. Morando aqui nesta grande metrópole, todo este nefasto processo, da atual civilização, nos deixam saudosos de nossos tempos de infância, que geralmente vão se perder lá pelo interior, em algumas daquelas pequenas e pacatas cidades, de onde nunca deveríamos ter saído.

"A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas."
(Sigmund Freud)

“A civilização, que deveria colher o fruto do progresso pela educação, perde totalmente o sentido quando deparamos com o progresso galopante da barbárie e a banalização constante do sexo”.
(Ivan Teorilang)

 “Como poderia evoluir uma civilização, que cultua a TV nos atuais moldes e a anarquia, o terrorismo, as explorações monetárias, conseguidas à bala pelas grandes potencias, ditas de primeiro mundo, e os crescentes, grupos locais, na disputa do tráfico de drogas?”
(Ivan Teorilang)

COMÉDIA
 (Ivan Teorilang)

Comédia, não é só o uso de humor nas artes cênicas, ela é em resumo, tudo o que faz rir. Já imaginou um mundo sem comédia? Drama já chega nossas adversidades. Comédia, é uma dádiva dos deuses à raça humana, é ela que faz mais leve, todo aquele fardo que insiste em nos acompanhar pela vida afora. Se nos acabrunharmos demais sem dar vazão às nossas tensões, estaremos sempre á beira de um ataque de nervos, o que nos levará ao infarto. Indiscutivelmente, o melhor remédio para nossas neuroses acumuladas, é estarmos sempre receptíveis ao humor, quer seja do colega ao lado, ou junto com a família. Se, antes de adentrarmos nosso lar, nossas neuroses não ficarem do lado de fora, alem de contaminarmos nossos entes queridos, com os aborrecimentos daquele dia, ainda seremos os responsáveis diretos pelos incidentes desagradáveis que poderemos causar. Deveríamos adquirir o saudável hábito, de assistirmos às boas comédias, em casa na nossa TV, nos cinemas e teatros, ou até revivermos nossa infância, levando nossos filhos ao circo. Vivermos a comédia, não é só um estilo de vida, é sabedoria para ver um mundo, por um prisma mais prazeroso. Comédia é uma atitude levada a sério, para tirar a seriedade, nos sábios momentos dedicados à descontração, desacelerando assim o ritmo esagerado do coração. Se gasta muito pouco para se realizar uma comédia, pois se basta usar uma linguagem engraçada e talentosa de apenas uma pessoa, acompanhada com suas mímicas e caretas. Um investimento tão pequeno, para um grande resultado.

 "A vida é feita de três quartos de comédia e um de tragédia. Por isso, um cômico está em maior contato com a realidade."
(Alberto Sordi)

“Comédia, é uma dádiva dos deuses à raça humana, é ela que faz mais leve, todo aquele fardo que insiste em nos acompanhar pela vida afora.”
 (Ivan Teorilang)

“Comédia é uma atitude levada a sério, para tirar a seriedade, nos sábios momentos dedicados à descontração, desacelerando assim o estresse”.
 (Ivan Teorilang)

COMPAIXÃO
(Ivan Teorilang)

Para este mundo, cada vez mais frio, calculista e individualista, o ato da compaixão está cada vez menos evidente, e isto, alem de nos embrutecer, nos tornam infelizes e até nos deixam mais suscetíveis às doenças, pois já foi comprovado pela medicina, que infelicidade, causa enfermidades. Com a existência da compaixão em nossos corações, alem da nobreza deste sentimento, ainda teremos mais anos de vida. Compaixão é o ato de estar sempre à disposição de seu semelhante, de maneira incondicional, sem qualquer crítica, com o único intuito de ajudar a aliviar de alguma forma, o fardo que este carrega com dificuldades. Sua bondade já se reconhece, com apenas este sentimento da compaixão, pois mostra a ti mesmo e aos outro, a pureza de sua alma. Se compadecer com o sofrimento alheio, sofrer junto com ele, e ajuda-lo a aliviar sua dor, e de forma parecida, se comover com o sofrimento, causado pelo homem aos animais, é a mais bela definição de humanidade que se poderia ser vivida. Ao adquirirmos o hábito da compaixão, nós aprendemos a banalizar nossos pequenos desejos, meros caprichos, para abrir nossos corações para o que mais importa, nossa condição humana de fraternidade e igualdade. Compaixão se exerce, de forma incondicional, sem nos importarmos com a valorização e o reconhecimento dos outros, e em muitos casos, de maneira anônima. Não confundir compaixão com pena. Sentir pena é sentir-se superior àquele sofredor, rebaixando-o de maneira discriminatória, e ficar por isto mesmo, sem prestar-lhe o devido socorro. E muitas vezes, mesmo ao ajudá-lo, só o fará de maneira demagógica na presença de outros, com o único intuito de se engrandecer à custa do sofrimento alheio. Normalmente sentimos pena, quando deparamos alguém em situação de desespero, que poderá até nos comovem às lágrimas, comprometendo todo nosso dia. Porem, se ficarmos apenas na "pena" sem nada fazer a favor daquele infeliz, como poderemos chamar isto de compaixão? Compaixão é exatamente o oposto disto, acrescido de outros motivos como, incondicionalidade, doação e amor ao próximo como a si mesmo. Compaixão, amor e bondade é a fórmula mágica que constrói a essência da fraternidade expandindo nosso espírito e dando-nos paz interior.

 "Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza."
 (Albert Einstein)

“Se compadecer com o sofrimento alheio, sofrer junto com ele, e ajuda-lo a aliviar sua dor, e de forma parecida, se comover com o sofrimento, causado pelo homem aos animais, é a mais bela definição de humanidade que se poderia ser vivida.”
(Ivan Teorilang)

“Compaixão se exerce, de forma incondicional, sem nos importarmos com a valorização e o reconhecimento deste ato, e em muitos casos, de maneira anônima”.
(Ivan Teorilang)

COMPREENÇÃO
(Ivan Teorilang)

 Compreensão é tudo o que necessitamos, para tornar feliz, nossa convivência pacífica, neste mundo de adversidades cada dia mais controverso. Estamos tão envoltos com os incidentes diários, que tudo que se opõe à nossa vontade, faz com que o sentimento de compreensão fique renegado a segundo plano. Antes de raciocinarmos de maneira clara, já estamos pré-julgando, respondendo até com aspereza e nos colocando sempre com “um pé atrás”. Quando chegarmos ao estágio da compreensão, teremos a certeza que, jamais haveria motivos para se julgar alguém. Para adquirirmos a sabedoria da compreensão, não é de um dia para outro, pois nossos vínculos viciosos, já estão intrínsecos na rudeza adquirida por nossa alma. Teremos que começar, transformando nossos hábitos. Primeiro usando aquela velha sabedoria de contar até dez, antes daquela nossa costumeira explosão, se não for o suficiente, conte até vinte, ou ainda, cale-se, pois palavra dita não tem retorno. Agindo desta forma, terás menos motivo para se arrepender mais tarde. Tua consciência não o incomodará, por se precipitar, e cometer alguma injustiça por atos, normalmente fúteis e totalmente evitáveis. Se não soubéssemos a resposta, mas compreendêssemos as perguntas, já seria uma sabedoria em ação. Os primeiros sintomas desta mudança observaremos, quando começarmos a compreender alguma coisa que já desconhecíamos anteriormente, pode ser pouco, mas é muito melhor compreender pouco do que compreender mal. E concluirá quando, nem um olhar for necessário, para entender aquilo que se lhe apresentar. Verás que compreender será muito mais prazeroso que, apenas sorrir, odiar, e lamentar-se. Existe um caminho mais longo, para se chegar à compreensão, é o caminho da experiência adquirida ao longo de nossas vidas. Isto acontece normalmente àqueles mais teimosos, em sua velhice, depois de muito apanhar pelas alternativas erradas. Estes só irão enxergar e compreender as coisas mais acertadas analisando sua própria existência. Precisamos nos libertar do pré-concebido, de ser o dono da verdade a qualquer custo, e se achar o mais sábio dos mortais. Sua compreensão à outras alternativas, outros pontos de vista, outras sugestões e idéias, já é um claro começo de sabedoria adquirida. Nossa compreensão porem, é limitada, mas totalmente suficiente, para tornar nossa convivência um paraíso na terra. A limitação referida foi descoberta, de maneira comum entre os maiores sábios que a humanidade já conheceu, pois chegaram à conclusão de que, quanto mais aprofundamos nossos conhecimentos, mas motivos temos para acreditar que nada sabemos. O ato da compreensão enriquece nosso espírito, escancarando as portas enferrujadas do coração, para libertar nossa felicidade reprimida. Como, seres humanos que somos, a maior nobreza será priorizar a compreensão do que ser compreendido.

 "Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação."
(Mario Quintana)

 “Compreender, uma virtude. Ser compreendido, uma benção”.
(Ivan Teorilang)

“O ato da compreensão enriquece nosso espírito, escancarando as portas enferrujadas do coração, para libertar nossa felicidade reprimida”.
 (Ivan Teorilang)

“Estamos tão envoltos com os incidentes diários, que tudo que se opõe à nossa vontade, faz com que o sentimento da compreensão fique renegado a segundo plano, e com ela nossa felicidade”.
(Ivan Teorilang)

 CONFIANÇA
 (Ivan Teorilang)

 Confiar em alguém, nestes dias inconstantes de extremas falsidades e jogos de interesses, é o mesmo que mergulharmos no escuro de um abismo, achando que logo abaixo iremos encontras as águas cristalinas, de uma exuberante piscina a nos acolher. Nossa confiança pelos outros tem se esvaído freqüêntemente, devido á tantos golpes que recebemos pela vida afora, e a impunidade constante, até entre aqueles que deveriam nos proteger. Isto tudo, faz com que nos restem somente duas saídas; Ou nos adaptamos, e com isto passamos a agir da mesma forma. Ou nos refugiarmos para dentro de nossas casas, e mesmo assim com todos os sistemas de segurança que nosso dinheiro puder comprar. Quer dizer, teremos que nos aprisionar para deixar aqueles responsáveis por este procedimento extremo, soltos. Por outro lado, uma auto-desconfiança, acabará por nos alienar totalmente, ou nos deixarem fadados à sorte incerta, do destino. Mediante este fato, teremos que mudarmos radicalmente nossas atitudes, pois nossa vida não pode ficar estagnada, e já que não podemos dela desviar, teremos que leva-la em frente da melhor forma possível. Reanimando nosso otimismo, adquiriremos a confiança que irá nos trazer paz e serenidade. Teremos que equilibrar o erro da desconfiança com o de confiar demais. Diante este terrível quadro pintado pela dura realidade, ou assumimos uma terceira e definitiva opção, ou realmente estaremos perdidos entre a covardia e ao conformismo. Para colocarmos em prática esta nova e definitiva opção, teremos que optar por um confronto sem armas, mas de posse de um cérebro ativo e experiente, moldado pela situação, para defendermos nossos interesses, pois se perdermos toda nossa confiança, não teremos mais o que perder. Devemos ser simpáticos com todos, mas amigos de poucos, somente daqueles que já nos certificamos de sua autenticidade e fidelidade. Comecemos por não generalizar, isto é, mesmo que a prudência nos impeça de confiarmos naquele que já conhecemos, por sua falta de escrúpulos, seria injusto deixarmos de confiar em outros que poderiam, muito bem merecer nossa atenção. Mesmo sabendo-se que os opostos se atraem, quando nos referimos àquela união entre casais, ou entre amigos, os iguais também geram esta atração, quando se diz respeito á honestidades, e retidão de caráter. Aquela confiança que temos por nós próprios, irá atrair a confiança de outros que buscam um relacionamento de negócio, ou outro interesse comercial qualquer. Deixando de confiar nos outros, ficará mais difícil ganhar deles esta confiança. Esta atração faz enxergar até a alma do outro através da firmeza do próprio olhar, pois como ponderou, o grande escritor, Mario Quintana, "Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação." Esta falta de confiança nos faz infelizes, pois nos traz o sentimento de solidão. Pobre daquele que não conseguiu adquirir esperança em sua juventude, a amar e confiar, pelo menos comedidamente, na vida. Este irá ficar isento do otimismo, que lhe traria a fé para levá-lo às realizações. Normalmente aquele que mais desconfia, ou já apanhou muito na vida, pela escolha menos acertadas em seus procedimentos, ou esta avaliando a falta de honestidade dos outros pela sua própria. Para que um casamento seja coroado de pleno êxito ele tem que reunir, dez por cento de fé e noventa de confiança.

 "O relacionamento entre pessoas é mantido menos pela confiança recíproca do que pela recíproca suspeita."
(Napoleão Bonaparte)

 “Confiar plenamente em alguém, nestes dias inconstantes de extremas falsidades e jogos de interesses, é o mesmo que mergulharmos no escuro de um abismo, achando que logo abaixo iremos encontrar uma rede protetora a nos acolher”.
 (Ivan Teorilang)

 “Normalmente, aquele que exagera em suas desconfianças, ou já foi vítima de inúmeras circunstâncias, ou esta avaliando a falta de honestidade dos outros pela sua própria.”
 (Ivan Teorilang)


CONHECIMENTO PRÓPRIO
 (Ivan Teorilang)

Para nos conhecermos verdadeiramente já em nossa maturidade, devemos nos desprender de todos os vínculos saturados de pensamentos frívolos, mesquinhos, egoístas e preconceituosos, adquiridos ao longo dos anos, e concentrarmo-nos apenas em nossa essência inicial, isto é voltarmos à nossa inocência de criança. È a partir daí que passamos a vislumbrar aquilo que estava adormecido em nossa lembrança. Dormência esta causada por overdoses de tudo aquilo que de ruim adquirimos na vida, como os pensamentos negativos acima citados. Devemos nos auto-analisar para ver até onde realmente nos conhecemos. O que pode parecer tão simples de responder, nos deixará perplexo, ao descobrirmos que temos poucas ou nenhuma elucidação clara, ao nosso próprio respeito. Diante desta constatação, é chegado o momento de não perdermos tal oportunidade para, ao repensarmos nossa vida, acrescentar, corrigir, e aperfeiçoar tudo aquilo indispensável, para nos tornarmos pessoas melhores. O simples fato de estarmos tomando esta atitude, já é procedimento de sabedoria resgatada. Erramos demais quando ambicionamos ter cada vez mais para, equivocadamente, chegarmos à felicidade. Isto deveria funcionar de maneira inversa, precisaríamos, antes de tudo, termos certeza daquilo que realmente somos, sabermos o que queremos, e a partir daí, fazermos o que deve ser feito para conseguirmos nosso objetivo. Teríamos um estágio muito superior de consciência, se deixássemos de insistir em sermos o que não somos, ou nos limitarmos apenas há um pouco mais daquilo que poderíamos ser. Temos que empreender somente o que pesquisamos antes, e chegamos à conclusão que podemos concretizar. Nunca devemos nos aventurar sem pesquisa, para tentarmos realizar aquilo que pouco pensamos a respeito. Antes de qualquer coisa, devemos nos conscientizar também que, na maioria das vezes, quando nos lamentamos por expectativas erradas sobre alguém, na verdade esta situação foi criada pela nossa própria mente. Equivocadamente, nós nos sentimos magoados ou muitas vezes até ignorados, por expectativas próprias sem uma correspondência real. Teremos que isentar os outros de uma culpa ou um parecer errado apenas nosso. Perdemos tanto tempo analisando os defeitos dos outros que esquecemo-nos dos nossos. Vivemos tempos em que o divisor de águas entre duas mentalidades distintas, deixou de existir. Os valores se deterioram a tal ponto que, mesmo achando um absurdo, por exemplo, a corrupção, coisa explícita de falta de caráter, ás vezes nos surpreendemos ao invejar tais protagonistas. Este sentimento nasce ao ver a impunidade imperar onde existem interesses de vantagens, até para quem deveria isto policiar. Isto analisado de maneira correta nos leva a entender que, ao conhecermos alguém de boa índole, devemos nele se espelhar. Porem quando nos deparamos com outros mal intencionados, devemos nos questionar, para sabermos o tamanho desta diferença que supostamente, acreditávamos existir entre nós. Muitos se acham superiores e acima de todas as normas e leis pré-estabelecidas, jamais vão querer modificar esta prática, correndo o risco dela perder a conveniência. Estes não mudarão nunca, de tanto praticarem, encontram-se na fase que os levam a acreditar na retidão de seus atos.

“Se todos nós fizéssemos as coisas de que somos capazes, ficaríamos espantados conosco mesmos”. (Thomas Edison)

“Muitos se acham superiores e acima de todas as normas e leis pré-estabelecidas, jamais vão querer modificar esta prática, correndo o risco dela perder a conveniência. E a impunidade associada a este ato vicioso, os leva a acreditar até na retidão de seus propósitos”.
(Ivan Teorilang)

“Devemos nos auto-analisar para ver até onde realmente nos conhecemos. O que pode parecer tão simples de se responder poderá também nos deixará perplexo, ao descobrirmos que temos pouca ou nenhuma elucidação clara, á nosso próprio respeito”.
 (Ivan Teorilang)

 CONSCIÊNCIA
 (Ivan Teorilang)

Consciência é o que todo ser humano deveria ter de melhor. Deveria, mas infelizmente nem todos a teen. Consciência não pode ser confundida apenas em saber o que é certo ou errado, mas sim, em optar em viver o certo, mesmo quando isto de alguma forma, lhe trouxer algum prejuízo material ou algum transtorno emocional naquele momento. Uma coisa é errar por ignorância e outra é errar conscientemente. Tendo sido sincero com seu semelhante, e consequentemente, consigo mesmo, logo serás admirado por eles, assim evitarás o remorso que teria, se não tivesse agido desta forma. Esteja consciente que, ao relevar aqueles pequenos delitos, estarás abrindo a porta para os grandes. Muitas vezes por simples comodismo ou por conveniência pura, nos pegamos mentindo, nos fazendo de desentendidos. Isto acontece com muita freqüência, ao ignorarmos o fato de que uma mentira quase sempre é injusta e a verdade, por mais que nos prejudique nunca irá nos ferir a moral, e sim torna-la mais sólida. Honesto consciente e íntegro é aquele que ao perceber seu erro, se desculpa e muda de atitude, pois se não o fizer, com certeza outros erros se originarão deste ao tentar remediar o irremediável. É aquele que ao perceber alguma injustiça sofrida por algum amigo, vai em sua defesa como se fosse consigo. Também é aquele que, percebendo algum erro a seu favor em algum negocio faz com que este erro seja corrigido para não deixar que o outro leve prejuízo. È difícil entender como uma pessoa, ao persistir em só tirar proveito da situação, mesmo sabendo que aquilo esta prejudicando moral ou financeiramente alguém, consegue ter uma vida feliz, dormindo todas as noites sem nenhum sentimento de culpa a lhe incomodar. Ao duvidarmos de alguém, antes de acusar teremos que investigar e analisar bem a situação, para não corrermos o risco de estarmos sendo injustos. Temos que ter cuidado com nosso orgulho, pois este sempre nos leva ao erro e à injustiça. Com a humildade presente, alem de errarmos menos ainda nos acompanhará a felicidade de uma consciência plena.

“A minha consciência tem para mim mais peso do que a opinião do mundo inteiro.”
(Cícero)

“Consciência é o que todo ser humano deveria ter de melhor, pois é a partir daí que seu caráter inspirará a formação de outras virtudes”.
 (Ivan Teorilang)

 “Honesto consciente e sábio é aquele que, ao perceber seu erro, se desculpa e muda de atitude, pois se não o fizer de imediato, com certeza outros erros se originarão deste, ao tentar remediar o irremediável”.
 (Ivan Teorilang)

CONSELHO
 (Ivan Teorilang)

 Você já deve ter lido ou ouvido aquela frase; “Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”, e pode estar certo que esta simples frase, foi construída sabiamente, por alguém que cansou de apanhar, ao aceitar e só depender de opiniões alheias. Não generalize, bons conselhos existem, só depende de você saber a quem pedir, e ter o discernimento necessário para analisar sua opinião com a de outrem, pois de princípio a tua será sempre mais confiável. Quando realmente necessitar de um conselho, só o faça, de posse de algumas opiniões suas já previamente levadas em conta. E ao procurar a pessoa certa para esta resposta, leve em consideração, em primeiro lugar, a de mais idade. Estes estarão impedidos, pela experiência de tantos anos, a dar maus conselhos. Dê preferência à seu avô, se este estiver de posse de sua total lucidez, pois ele já adquiriu a sabedoria de, a si próprio saber corrigir-se. Depois ao seu pai, se este tiver conhecimento do assunto em questão, ou a um especialista no assunto. A partir daí, é melhor decidir por si só, pois qualquer outra alternativa será apenas um tiro no escuro. Conselhos demais, só tendem a atrapalhar ao invés de ajudar a quem deles necessitem. Não faças com que as incertezas lhes proporcionem medo de tentar realizar aquilo que pode ser feito, pois o medo seria seu pior conselheiro. Se quiser um bom conselho, e de graça, coisa rara de se encontrar, saiba que é melhor tentar, mesmo errando, do que nada fazer, e levar consigo a tormenta da dúvida pelo resto de seus dias. Digo ser este um bom conselho, pois o vivenciei, pela falta de experiência na época. Porem, não se comprometa à toa dando conselhos a alguém, principalmente os não solicitados, pois, os ignóbeis não darão valor algum a eles, e os mais sábios, nunca precisarão deles. Alem de que, os conselhos chegam a ser recebidos como ofensas para aqueles conssumidos pelo orgulho, mesmo sendo eles os que mais precisariam deste conselho. Existem aqueles pais que agem de maneira ditatorial, fazendo com que uma enchurrada de conselhos, muitas vezes desnecessários, desçam goela abaixo de seus filhos. Mal sabem estes pais que assim procedendo, alem de causar efeitos contrários, pela revolta causada, ainda estará impedindo seus filhos, de viverem suas próprias incertezas da adolescência, ao fazê-los adquirir lições, que só terão que aprenderem, ao longo de sua vida. Evite pedir conselhos numa rodada de bebidas, se o fizer, que fique apenas nos conselhos, e não na prática da ação por aquele conselho dado, em ocasião totalmente adversa. Ao adquirir o hábito da leitura, o conhecimento adquirido, poderá te levar aos conselhos que procuravas e que ninguém ousaria lhe dar.

“Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião."
(William Shakespeare)

“Não generalize, bons conselhos existem, só depende de você saber a quem pedir, e ter o discernimento necessário para analisar sua opinião com a de outrem, pois de princípio a tua será sempre mais confiável”. (Ivan Teorilang)

“Quando realmente necessitar de um conselho, só o faça, de posse de algumas opiniões suas já previamente levadas em conta”.
(Ivan Teorilang)


CONVIVER
(Ivan Teorilang)

Conviver nos dias de hoje passou a ser tão complexo que deveríamos ter, a partir dos cursos primários, como matéria mais importante, aulas de convivência, pois dela depende a qualidade de relacionamentos que vamos ter pelo resto de nossos dias. Deveríamos ter consciência de que estamos todos vivendo os mesmos dilemas, os mesmos conflitos as mesmas angustias e necessidades, das mais básicas às mais complexas. Isto tudo apenas nos definem como seres humanos, e se temos todos a mesma essência, porque queremos insistentemente ser diferentes? O que mais temos necessidades é de nos respeitarmos e nos unirmos, com a finalidade de fazermos satisfatórios e prazerosos, um fardo que poderia deixar de ser tão pesado. Nós nos preparamos, estudamos e aprendemos de tudo, menos do principal, conviver pacificamente com nossos irmãos neste mesmo planeta em comum. Nossos ressentimentos, nossos absurdos sentimentos de racismo, nossas constantes descriminações com o menos favorecidos, só tem nos levado a um retrocesso ao longo dos séculos, quando este processo deveria ser totalmente inverso. O mais interessante é que seria tão fácil mudarmos estas atitudes para fazermos deste, um mundo melhor. Ao seguirmos simples regras como, gentilezas, solidariedade, aceitação, reconhecimentos, agradecimentos e perdão, já estaríamos no caminho certo. Quando fazemos algum ato solidário jamais deveríamos esperar algo em troca ou ficarmos lembrando isso aos outros, por outro lado, se recebermos este ato de solidariedade jamais deveríamos nos esquecer disso. Temos o terrível defeito de só enxergarmos o pior de cada pessoa e fecharmos os olhos para o que elas podem ter de melhor, o homem que é sempre exigente demais com os outros, se torna frívolo, pois lhe falta a sabedoria de ser exigente consigo próprio. Deveríamos responder com o bem todo o mal que recebermos, pois este é o caminho mais curto para nos tornarmos cada vez melhores com os outros e conosco mesmo, pois todo o bem que passamos para os outros ele nos é devolvido em dobro. Não existe nada de especial em sermos mais importantes do que os outros, o que existe de especial é sermos sempre melhores que antes. Aceitamos com orgulho a franqueza daqueles que nos elogiam, mas quando tocam em nossos defeitos esta franqueza se transforma em insulto. Para que um conflito seja contornado da melhor maneira possível, só existe uma saída, evitarmos os motivos que nos levaram a este conflito. Estamos sempre nos indispondo com os outros, mesmo antes de conhecê-los. Se construíssemos oportunidades de entendê-los, com certeza iríamos acabar por achá-los melhores, simpáticos e até passar a chamá-los de amigos. Por outro lado, qualquer ressentimento que viermos a sentir, irá ter o mesmo efeito de um veneno que mata aos poucos. Se soubéssemos o que o poder de um sorriso pode fazer de bem á nós mesmo, em nossos relacionamentos com os outros, estaríamos sempre de bem com a vida.

 “As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes.”
(Joseph F. Newton).

 “Em nossa convivência não existe nada de especial em sermos melhores que os outros, o que realmente importa , é nos empenharmos em sermos sempre melhores que ontem”.
 (Ivan Teorilang)

 CORAGEM
 (Ivan Teorilang)

Coragem é a maior ou menor predisposição de confronto com o medo a dor, o perigo, a incerteza. Ela pode ser física ou moral. Normalmente o que nos distingui entre covardes e corajosos é nossa reação frente a algum perigo eminente. A coragem esta presente quando nos deparamos com uma ocasião de adversidade e a suportamos, e muitas vezes nem por heroísmo, mas sim pelo espírito latente de sobrevivência. O número de vezes que transpomos nossa dificuldade sem delas nos desviarmos pode determinar claramente até onde vai nossa coragem, pois ela nada mais é que o domínio consciente de nossa auto confiança. O simples fato de aceitarmos e assumirmos as responsabilidades que nos apresentam, já se configura como coragem. Sabemos também que um dos caminhos mais curtos para chegarmos à felicidade, seria com o domínio da liberdade, mas se nos falta coragem para superarmos certos obstáculos, isto deixa de ser possível. Você nunca ira saber-se vitorioso frente a algum empreendimento se não tiver coragem para tentar, pois o impossível de se acontecer é apenas o que não se tentou. Se tentar e não conseguir, jamais poderá culpar sua covardia, pois aquele que tem medo da derrota sem nada tentar a seu próprio favor, já esta derrotado, por antecipação. Não devemos confundir medo com covardia, ninguém poderá exigir de ninguém um comportamento heróico. Medo todos nós temos, o que nem todos têm é a resistência e o domínio da situação. Consequentemente o que deveríamos temer seria nossa falta de ação frente a situações onde ela deveria ser mais exigida. Coragem porem é muito diferente de exibicionismo quando frente a uma situação que pode ser totalmente contornada, mas, por uma questão de vaidade estamos lá para demonstrarmos, gratuitamente nosso lado esnobe desnecessariamente. Coragem é uma virtude que se desperta nos momentos inesperados quando frente a alguma situação onde ela deverá se fazer presente. Neste caso uma falta de ação seria covardia. Se temos coragem ou não, apenas saberemos quando frente aquela oportunidade que todos nós teremos algum dia, e o resultado deste enfrentamento, irá determinar como deveremos ser conhecido no futuro.

“Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais; mas quem perde a coragem, perde tudo.”
 (Miguel de Cervantes)

“Coragem é o número de vezes que transpomos nossas dificuldades sem delas nos desviarmos”.
 (Ivan Teorilang)

“Coragem é uma virtude que se desperta nos momentos inesperados quando frente a alguma situação onde ela deverá se fazer presente. Neste caso uma falta de ação seria covardia”.
(Ivan Teorilang)

 CORRUPÇÃO
 (Ivan Teorilang)

A corrupção tem como um de seus sinônimos, a podridão, aliás, como deveria realmente ser popularizado, pois é o termo que mais perto chega, daquilo que estamos sempre vendo nos noticiários. Poderíamos chamá-la também, de câncer da sociedade, e estaríamos sendo mais justos, com estes asseclas que já há muito vem dilapidando os cofres públicos de um país tão necessitado de ações totalmente inversas a esta. A corrupção quase sempre vem de cima, que é de onde as maiores cifras tem sua moradia, mas infelizmente um povo com tantos exemplos negativos, daqueles que deveria fazer jus ao voto recebido, acabam se contaminando com esta prática maléfica. A seriedade desta prática assusta ainda mais, quando chegamos à conclusão que o povo tem ficado tão envolvido, que na sagrada hora do voto, eles já nem levam mais em consideração o fato daquele político já ter um passado que o condene, contanto que encontrem um meio de se beneficiar de alguma forma com esta ladroagem correndo a céu aberto, aceitando, por exemplo, sem o menor constrangimento, as já famosas propinas em troca deste voto. Um político, ou um funcionário do alto escalão do governo, e ainda, um ministro, podem até querer começar uma vida pública, voltada aos interesses exclusivos da nação, pois seu salário já lhe bastaria. Porem quando lá chegam, ou entram no esquema dos demais, ou de alguma forma, terão suas permanências comprometidas por armadilhas, e pressões insustentáveis, onde até mesmo sua própria vida passa a correr riscos. A demagogia corre solta neste meio, percebemos isto quando um político é execrado pelos outros, estes, aproveitam a situação para se fazerem parecer de uma honestidade acima de qualquer prova, já que o foco esta voltado em cima de outro. Não que o outro seja mais desonesto que os demais, é que certamente este não estava dividindo igualmente a fatia de suas maracutaias. E é aí que, infelizmente, tudo vira uma grande pizzaria, embora o pizzaiolo mestre, sempre "mal informado", nunca sabe ou soube de nada. Não é difícil de perceber o caráter daquele que, já tenta entrar na política, com a má intenção estampada na cara. Basta fazer um levantamento daquilo que foi gasto nas campanhas, e fazer uma comparação com o que vão ganhar de salário durante a gestão. O resultado deixará bem claro que gastam muito mais para se elegerem do que iriam ganhar, se dependesse só do salário, o que comprova facilmente sua real intenção.

"A corrupção na administração pública agora é organizada, quase partidarizada. Uma barbaridade inaceitável."
(Mário Covas)

“A corrupção tem como um de seus sinônimos, a podridão, aliás, como deveria realmente ser popularizado, pois é o termo que mais perto chega, daquilo que estamos sempre vendo nos noticiários”.
(Ivan Teorilang)

“Se, comprovadamente, aquele político, gasta muito mais nas campanhas, do que ganharia se dependesse só dos salários, o que podemos esperar dele?”
(Ivan Teorilang)

 COVARDIA
 (Ivan Teorilang)

Pode se analisar o vício da covardia, tendo como base diversos aspectos, e não somente aquele pejorativo e da falta de coragem, medo e fraqueza. Covardia, ao longo da história da humanidade, pode-se dizer também, que foi, e em muitos casos ainda é, condição necessária na preservação da espécie. Não comparar covardia, com deixar de colocar a vida gratuitamente à mercê da sorte, arriscando-se desnecessariamente. A covardia dita como corrupção da prudência, é a mais maléfica, pois quer ela justificar seu medo, usando como escudo a prudência. Ela chega a ser cruel, pois o covarde é alguém com quem não se pode contar, haja visto que nem a si próprio se defende. Covardia também, se encaixa perfeitamente naquele que, ao saber da fraqueza alheia, vira um leão para tira proveito disto. Mas quando diante o destemido, se torna um manso e inofensivo cordeiro. O medo é a origem da grande maioria dos covardes, porem nem em todas as situações podemos acusar de covarde e medroso aquele que tem a própria vida em risco. O julgo de um povo sem poder bélico e armas para se defender é a maior das covardias, pois a escravidão destes, nada mais é que, a prática da ignorância e do terror. Nesta realidade, o opressor é covarde duplamente, pois esta dominando quem já estava dominado por natureza, e quando se arma até os dentes para isto, mostra o medo de fazê-lo apenas com as mãos. Existem fanfarrões, que se acham destemidos, mas só se engrandece na presença de um grupo de amigos, quando só, se emudece e se recolhe à sua insignificância. Um procedimento covarde, tambem é percebido, quando estes, em face à tragédia alheia, alem de não tomarem partido para amenizar a dor daquele infeliz, ainda faz chacotas à respeito. Se tiveres condições e conhecer o procedimento para realizar algo a favor de alguem, e nada fizer, alem de desumano é também um covarde por omissão. Quando nada tens a dizer, frente a certas injustiças que nos acometem diariamente, também é um ato covarde de passividade mórbida. O ser humano deveria suprimir a palavra covardia, de sua linguagem ou troca-la pela poderosa palavra, vitória. Onde impera a covardia, quem dá as ordens são os lacaios.

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não”.
 (Mahatma Gandhi)

"O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste."
(Norman Vincent Peale)

“Covardia, é uma peculiaridade que se encaixa perfeitamente naquele que, ao saber da fraqueza alheia, vira um leão para tirar proveito disto, mas quando diante do forte e destemido, se torna um manso e inofensivo cordeiro”.
 (Ivan Teorilang)

“Existem fanfarrões, que se acham destemidos, mas só se engrandece na presença de um grupo de amigos, quando só, se emudece e se recolhe à sua insignificância”.
 (Ivan Teorilang)

“Onde impera a covardia, quem comanda é o medo”.
 (Ivan Teorilang)

 CRIANÇA
 (Ivan Teorilang)

Mesmo podendo dar uma infância feliz aos nossos filhos, é nosso dever, estarmos sempre presentes, aos problemas de outras crianças que não tiveram o mesmo privilégio das nossas. Este procedimento alem de generoso, seria um complemento em prol, a felicidade futura de nossos próprios filhos, pois de que adiantaria, seu filho pronto para a vida, quando em seu convívio, outros tantos não tiveram a mesma sorte? Ele iria ter que disputar um lugar que a ele seria de direito, com outros que vão querer este lugar à qualquer custo. Existem no mundo crianças sem nenhuma perspectiva de vida, sem nem terem idéia da existência de escolas, doentes sem futuro algum, que vivem chorando pelo mais terrível dos motivos, a fome, pois nem sabem estes, de onde virá a próxima refeição e, se virá. A criança é um dos maiores presentes que a vida nos proporciona, é a consagração da continuidade do ser humano, um ser de encantamentos, nossa perpetuação, também é a concretização de um amor que se torna maior do que aquele que tivemos ao nos unirmos para concebê-los. Na leveza de sentimentos de uma criança, reconhecemos a sabedoria do deslumbramento por pouco, quando nós adultos, muitas vezes, deixamos de nos maravilhar por tudo. Mesmo em nossa fase madura, nem sempre conseguimos ter todas as respostas às infindáveis perguntas feitas por nossas crianças, nesta fase, onde a curiosidade esta sedenta de saber. Os grandes estadistas do mundo inteiro, deveriam esquecer as lutas por questão econômica e políticas, e dar mais importância ao que realmente interessa, á continuidade da vida em nosso, tão mal tratado planeta. E para isto, as duas coisas mais importantes neste mundo são: Nossas crianças, por serem elas o futuro e a perpetuação da raça humana, e o controle imediato da degradação ambiental, para darmos chance a estas crianças de cumprirem seu destino.

 "Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso."
 (Antoine de Saint-Exupéry)

"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
(Karl Mannheim)

“As duas coisas mais importantes neste mundo são: Nossas crianças, por serem elas o futuro e a perpetuação da raça humana, e o controle imediato da degradação ambiental, para darmos chance a estas crianças de cumprirem seu destino”.
(Ivan Teorilang)

 “Sentimentos como, amor composto de paixão, só conseguem serem superados, com o nascimento do primeiro filho, este sentimento se torna muito maior que o próprio ato, da concepção deste”.
(Ivan Teorilang)


CRIATIVIDADE
(Ivan Teorilang)

A criatividade, em seu aspecto mais amplo, é a responsável por tudo aquilo que nosso cérebro gerou e nossa ação concretizou, para evoluirmos desde as cavernas. Considera-se um ato criativo, quando estamos diante de algo, normalmente inusitado. Mesmo quando uma inspiração acontecer, envolvendo algo já pré-concebido, poderemos usar da criatividade para o aperfeiçoamento dela. A criatividade é gerada pela curiosidade e a capacidade de processamento do pensamento, o que irá desencadear um profundo estudo a respeito e em seguida, o aperfeiçoamento da invenção, para finalizar-se com a realização. Ser criativo, não é termos uma boa idéia, e ficar só nisto, sem pesquisar para saber, se realmente seria boa esta idéia, e ainda mais, deixar de colocá-la em prática. Nós estamos sempre, sendo bombardeados por algumas idéias, o que nem todos têm é a percepção delas. A criatividade começa com um simples pressentimento que se dissipa logo, se não estivermos preparados para discerni-lo. Ao percebermo-nos inspirado por idéias interessantes, temos que ativar imediatamente nossa criatividade, para começarmos o processo da concepção. Quando nossa criatividade entrar em cena, por uma boa causa, a primeira coisa a se fazer, é livrarmo-nos rapidamente do medo do fracasso, e valorizarmos nossa ousadia. Para acessarmos a criatividade, teremos que ignorar, grande parte dos processos conhecidos, passando por uma reciclagem daquilo que já existe, para finalizarmos descobrindo aquilo que irá existir. Você não precisa ser um sábio para desenvolver sua criatividade, basta começar pelo discernimento de combinar, as coisas certas, dando-lhes harmonia. Alguns estudiosos do assunto revelam que criatividade nada tem a ver com o QI, e que a priorização da motivação, é mais importante que a inteligência. Nada é mais louvável e prazeroso, que se chegar à sabedoria necessária para estar sempre ativo ao processo da criação de alguma coisa, que de certa forma, sempre trará mais benefício à humanidade. As mentes mais criativas, geralmente nascem da própria adversidade, e da necessidade de adaptação das pessoas menos favorecidas. O incentivo, já a partir da infância, com elogios, e a valorização por atos até banais, mas com a intenção de grandeza, leva estas crianças a um bom nível de aspirações, onde no futuro podendo contar com esta criatividade já aguçada, a chance de sucesso será muito maior.

"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir."
(Mary Lou Cook)

 “Para acessarmos a criatividade, teremos que ignorar, grande parte dos processos conhecidos, passando por uma reciclagem daquilo que já existe, para finalizarmos descobrindo aquilo que irá existir”.
(Ivan Teorilang)

“Você não precisa ser um sábio para desenvolver sua criatividade, basta começar pelo discernimento de combinar, as coisas certas, dando-lhes harmonia”.
(Ivan Teorilang)

 CRÍTICAS
 (Ivan Teorilang)

 Crítica é o que nos leva a encontrar muito defeitos nos outros, e uma grandiosidade de virtudes em nos mesmos. Deveríamos perder nosso precioso tempo em encontrar soluções, e não passarmos nossa vida, a nos lamentarmos em função de críticas recebidas, ou nos fazendo superiores ao criticar os outros. Se dermos demasiada atenção às críticas, nunca acharemos soluções apropriadas para resolver aquela situação, pois para cada solução que acharmos existirá sempre um crítico a nos questionar. Crítica, de certa forma, passa a ser uma palavra de duplo sentido, pois se a considerarmos sempre como um ato pejorativo, estaremos nos equivocando. Haja visto que, na falta dela, nos acomodaríamos com a primeira solução para aquele problema, sem tomarmos consciência que, na maioria das vezes, uma solução mais adequada poderia surgir se tivéssemos o crítico certo para nos abrir os olhos para alguma opção diferente. Quantas invenções, descobertas ou criações não estariam comprometidas se a crítica não nos ajudasse a reconsiderar nosso primeiro ponto de vista? Podemos não concordar com os que nos cercam, mas jamais devemos negar o direito deles se pronunciarem a respeito, pois se temos motivo para discordar o outro também tem seus motivos para afirmarem o contrário. Devido á nossa vaidade, muitas vezes preferimos ouvir elogios falsos e nos enganarmos acreditando neles, do que ouvirmos críticas das quais acreditamos, por conveniências, serem verdadeiras. Vale mais um bom exemplo do que uma crítica, mesmo que construtiva, ou dezenas de palavras ditas ao acaso. Nunca deveríamos levar tanto em consideração os críticos, pois não se conhece na história nem um tão importante que se tenha sido imortalizado apenas por ser crítico. Como seria o mundo somente com aqueles que só fazem críticas sem os que só realizam?

“Quando apontares com um dedo, lembra-te de que outros três dedos teus apontam para ti.”
Provérbio inglês)

 “Não deveríamos dar tanta importância às críticas, pois para cada solução nossa sempre haverá um crítico a nos questionar. Como seria o mundo se existissem apenas aquele que só fazem críticas sem os que só realizam”?
(Ivan Teorilang)

OBS. PARA MAIS TEXTOS CLIQUE EM "POSTAGENS MAIS ANTIGAS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário